Descubra quais são os 17 principais estilos de tatuagem

As tatuagens são formas de expressão desde a antiguidade e nunca foram tão valorizadas e detalhadas como são hoje. Descubra os principais estilos e técnicas

As tatuagens são formas de expressão muito antigas, sendo que diversos povos ao longo da história marcaram seus corpos com desenhos. Os estilos de tatuagem que conhecemos hoje são adaptações modernas dos antigos desenhos e cada vez surgem mais técnicas. Afinal, as tatuagens nunca foram tão valorizadas como são hoje e há uma infinita variedade de técnicas e estilo para quem deseja fazer uma tattoo.

Pensando nisso, trouxemos uma lista com os principais estilos de tatuagem e contamos um pouco sobre cada um deles. Veja quais são mais antigos, sua história e também os mais modernos.

1. Old school

estilos de tatuagem
@brunoyoshiotattoo

O nome em inglês significa “velha escola” e se trata de um estilo de tatuagem mais tradicional. Surgiu nos EUA em 1890, mas se popularizou em 1920. O estilo é caracterizado por linhas grossas e poucas cores, como preto, vermelho, amarelo e verde. Junto com a tattoo oriental, é um dos estilos de tatuagem mais antigos ainda feitos nos dias atuais. Possui muitos tatuadores especializados no estilo e fãs ao redor do mundo todo.

2. New school

estilos de tatuagem 2
@mr.can.tattooer

Bastante influenciado pelo estilo old school, mas com algumas diferenças. Ainda há o uso de linhas grossas e bem demarcadas, contudo, as cores na tattoo new school são mais vibrantes e variadas. Outro elemento que caracteriza esse estilo de tatuagem é a representação exagerada do tema tatuado. O estilo surgiu nos EUA em 1970 e é popular em todo o mundo. É comum ver tatuagens de personagens de animações e cultura geek neste estilo.

3. Minimalista

estilos de tatuagem 3
@klaeg_tattoo

Diferente dos estilos de tatuagem anteriores, a tattoo minimalista tem linhas finas e poucos detalhes. Geralmente é feita apenas em preto, mas pode conter uma ou mais cores, mas sempre com características bem minimalistas. Ela pode ser pequena ou grande, desde que seja bem delicada, aspecto que é atribuído pelas linhas finas e com imagens bem precisas. É ideal para frases, palavras ou desenhos delicados como flores e ramos.

4. Blackwork

estilos de tatuagem
@pinchatintastattoog

Blackwork tattoo é um estilo de tatuagem que utiliza apenas tinta preta, além de linhas bem marcadas e grossas. Além disso, é um tipo de tattoo com imagens bem sólidas, em que partes da figura cobrem a pele toda. Antigamente era feita para cobrir outras tatuagens, mas hoje é um dos estilos de tatuagem mais consolidados no Brasil e no mundo. Pode englobar diferentes estilos, como o old school, desde que seja feito apenas com tinta preta e imagens sólidas.

5. Oriental

estilos de tatuagem 5
@simone.pollini

Mesmo no ocidente, a tatuagem conhecida como oriental é um sucesso absoluto. A sua história, contudo, carrega um significado espiritual e cultural, sendo realizada há mais de três mil anos. A sua popularização aconteceu a partir da Segunda Guerra Mundial, momento em que os EUA ocuparam o Japão e passaram a conhecer o método. Desde então, o estilo oriental passou a ser conhecido no ocidente. As técnicas são bastante similares ao estilo old school, com linhas marcadas e poucas cores. O que difere é que símbolos orientais como carpas, dragões, gueixas, entre outros, aparecem nas ilustrações.

6. Pontilhismo

estilos de tatuagem
@lopan.tattoer

Estilo de tatuagem popularizado na década de 90 na Europa, possui inspirações no movimento impressionista, surgido na França no século XIX. A técnica é muito diferente de outros estilos de tatuagem, já que os detalhes de profundidade e preenchimento do desenho são feitos com pequenos pontos. Um trabalho delicado e complexo, que envolve um estudo complexo de luz e sombra. Geralmente é feita apenas em preto.

7. Geométrica

estilos de tatuagem 7
@safe.tattoo.ch

As tatuagens geométricas utilizam formas e proporções matemáticas para compôr as figuras. Então, são ilustrações compostas por linhas retas, além de retângulos, triângulos, círculos, entre outras formas. Pode conter outras técnicas em conjunto, como os estilos de tatuagem minimalista e pontilhismo. Geralmente é feita apenas na cor preta, mas pode conter alguns pontos de cor em algumas ilustrações.

8. Aquarela

estilos de tatuagem 8
@baltapaprocki

Com inspiração na arte, a aquarela é um estilo de preenchimento de tatuagem. Pode ser feito com muitas cores, sempre vibrantes e no estilo de respingos irregulares sobre a pele. Pode ou não conter contorno e apresenta trechos com fusões de cores para criar o efeito aquarela.

9. Single line

estilos de tatuagem 9
@aligned.ink

Single line significa “única linha” e é um estilo cada vez mais popular. A técnica requer bastante precisão, já que o efeito é como se a tatuagem fosse feita com apenas uma linha. As linhas podem ser finas ou mais espessas, tudo depende do resultado desejado. É um dos estilos de tatuagem que trazem um efeito mais conceitual e artístico.

10. Monocromática

estilos de tatuagem 10
@bentobotarelli

Uma tatuagem monocromática é aquela que possui apenas uma cor. Uma tatuagem preta pode ser considerada monocromática, mas geralmente a nomenclatura diz respeito às tattoos feitas apenas em branco, vermelho, azul, entre outras cores. Sendo que as tatuagens inteiras brancas ou vermelhas têm feito cada vez mais sucesso.

11. Sem contorno

estilos de tatuagem
@soltattoo

Um dos estilos de tatuagem mais artísticos, as ilustrações se parecem com verdadeiras pinturas. Neste estilo, o tradicional contorno preto é deixado de lado e apenas as cores são utilizadas. O resultado é delicado e bastante realista. É ideal para retratar folhas, flores, animais e outras representações da natureza.

12. Realista

estilos de tatuagem 12
@ivygabrielli

É um estilo de tatuagem em que o resultado é como se fosse uma fotografia. Feita a partir de um estudo minucioso de luz e sombra, é possível retratar figuras de forma bem realista. Como o próprio nome já diz, é um tipo de ilustração que se parece muito com a realidade, o aspecto não é o de ilustração. Ideal para retratar rostos, animais e outros elementos de forma realista. Pode ou não ter cores além do preto.

13. Glitch

estilos de tatuagem
@daintykellie

A tatuagem glitch é bastante contemporânea e se trata de reproduzir imagens duplicadas ou com “falhas”, remetendo aos vídeos e fotos vintage. O foco são ilustrações distorcidas, com sombreamento e distorção. São imagens de alto contraste, oníricas e bastante diferentes do convencional. Retratar falhas na pele faz a tatuagem glitch ser única e autêntica, repleta de referências da arte digital.

14. Maori

estilos de tatuagem 14
@gallo_studio_tattoo

Maori é um povo nativo da Nova Zelândia que utiliza as tatuagens como forma de expressar a sua cultura. Seus símbolos tatuados na pele são repletos de significados e informam a qual clã uma pessoa pertence, por exemplo. No ocidente, as tatuagens deste estilo possuem inspiração nos desenhos e isso traz muitas discussões sobre a apropriação cultural. Por isso, antes de fazer uma tattoo neste estilo, que tal se informar mais sobre o assunto?

15. Ignorant tattoo

estilos de tatuagem
@creamytaco13

À primeira vista, as ignorant tattoos parecem mal feitas, mas se trata de um estilo que tem ganhado bastante visibilidade. São desenhos simples, sem uso de muitas cores ou trabalho de luz e sombra. Podem ser imagens de charges, desenhos engraçados e escritas com letras nada alinhadas. Aqui, tudo que é alinhado e convencional é deixado de lado, mas ainda há muita técnica e estudo por trás. O objetivo desse tipo de tattoo é ser divertido e super diferente, não significa de jeito nenhum que os profissionais não sabem o que estão fazendo.

16. Handpoke

estilos de tatuagem 16
@gentlestabs

Se trata de uma tatuagem feita de forma artesanal, sem o uso de máquinas de tatuagem. A tattoo é feita apenas com agulhas e tintas, a partir de pequenos pontos feitos na pele. O trabalho é minucioso, mais demorado e agride muito pouco a pele. É ideal para quem sente muita dor ou tem dificuldade na cicatrização. Contudo, o método é limitado a artes mais simples, devido ao processo ser mais demorado.

17. Freehand

estilos de tatuagem
@elizabethftattoos

Por fim, temos um dos estilos de tatuagem mais criativos, o freehand. Se trata de uma tatuagem que é feita sem decalque, ou seja, o desenho todo ou parte dele é feita diretamente na pele, à mão. A técnica é muito utilizada para detalhes diferentes e mais fluidos ou em desenhos completos mais simples.

+ Tatuagem feminina no braço

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.