Como usar glicerina no cabelo para uma hidratação profunda em casa

Quer um jeito barato e fácil de manter o cabelo hidratado em casa? A glicerina pode te ajudar! Conheça a maneira correta de utilizar o produto nos fios

0

Colorações, descolorações, secador, chapinha ou mesmo os raios solares são capazes de danificar os cabelos. Por isso, é preciso hidratar os fios com frequência. Se você procura receitinhas caseiras e baratas, saiba que a glicerina é uma das melhores opções. Então, descubra como usar glicerina no cabelo corretamente, além de dúvidas solucionadas sobre o produtinho amigo dos fios.

Para que serve a glicerina no cabelo? 7 benefícios para os fios

Foto: reprodução/ Giordanna Lanna

A glicerina tem a capacidade de reter umidade, por isso ela é tão interessante na hidratação dos cabelos. Ela é emoliente, lubrificante, umectante, além de formar uma camada protetora nos fios para proteger de danos futuros. Além de todos essas propriedades para os cabelos, ela também é muito recomendada para a pele do rosto e todo o corpo. A glicerina, inclusive, faz parte da formulação de diversos cosméticos.

7 benefícios da glicerina para os cabelos

  1. Retém a umidade nos fios, proporcionando hidratação duradoura;
  2. Fortalece os fios, deixando-os mais resistentes;
  3. Protege de danos futuros, como a exposição ao sol, secador e chapinha;
  4. Reduz o frizz;
  5. Deixa o cacheado definido por mais tempo;
  6. Atribui um aspecto de saúde e brilho natural aos cabelos;
  7. É uma opção de hidratação caseira e barata.

Os benefícios da glicerina para cabelos e pele são cientificamente comprovados. Portanto, é um ótimo produto para ter em casa e garantir a hidratação caseira. O valor da glicerina é bem acessível, cerca de R$5 e ela é encontrada em farmácias. A seguir, veja como usar glicerina no cabelo corretamente.

Como usar glicerina no cabelo corretamente

  1. Misture 1 colher de sobremesa de glicerina com 1 colher de sobremesa de um creme hidratante de sua preferência;
  2. Depois, amasse 1/4 de uma banana bem madura e misture bem;
  3. Então lave os cabelos, remova o excesso de água e aplique a receitinha caseira com glicerina nos fios;
  4. Deixe agir durante 30 minutos com uma touca;
  5. Por fim, enxágue e finalize como desejar.

No vídeo, a esteticista Patrícia Elias fala sobre as funções da glicerina para a pele e os cabelos, além de explicar a função de cada ingrediente na receita. Ela também fala como usar glicerina no cabelo corretamente. Dê play e confira mais detalhes.

Como usar glicerina no cabelo cacheado

  1. Em um recipiente, adicione 2 colheres de glicerina, 1 colher de D-pantenol, 1 colher de óleo de coco e 2 colheres de uma máscara de tratamento de sua preferência e misture bem;
  2. Com os cabelos limpos, aplique a hidratação massageando mecha por mecha;
  3. Deixe agir durante 30 minutos e depois enxágue;
  4. Por fim, basta finalizar os fios como desejar.

A youtuber explica em seu vídeo que não é interessante utilizar a glicerina quando a umidade relativa do ar estiver muito baixa. Isso porque, a glicerina atua trazendo a umidade do ar para os seus cabelos. E se o ar estiver muito seco, o efeito contrário vai acontecer. Então, verifique essa informação antes de fazer a receitinha.

Pode passar glicerina pura no cabelo?

Apesar da glicerina ter muitos benefícios para os cabelos, não é possível aplicar o produto puro nos fios. Isso porque, como ela retém água para si, se estiver pura, vai puxar a água dos cabelos e deixar os fios com um aspecto ressecado. No vídeo da esteticista Patrícia Elias ela explica com mais detalhes porque esse efeito acontece. Portanto, siga as orientações de diluição e jamais aplique a glicerina pura nos seus cabelos.

Quantas vezes posso usar glicerina no cabelo?

Nas proporções recomendadas, não há um limite de frequência para hidratar os cabelos com glicerina. Contudo, para manter os cabelos sempre bonitos e saudáveis, é recomendável variar no tratamento capilar. Um bom cronograma capilar envolve também tratamentos de nutrição e reconstrução, além da hidratação. A frequência varia dependendo das necessidades do seu cabelo.

Pode dormir com glicerina no cabelo?

Não é recomendável passar mais de 30 minutos com a glicerina nos fios. Em excesso, o produto pode causar o efeito contrário e desidratar os cabelos. Melhor não arriscar, não é mesmo? Na dúvida, siga sempre as orientações das receitas passadas por quem entende do assunto.

Glicerina alisa o cabelo?

como usar glicerina no cabelo
Foto: Pexels

Ao usar a glicerina pode ocorrer um efeito chamado “desmaia cabelo”, que é quando a hidratação alinha os fios e reduz o volume. Mas esse efeito não é capaz de alisar o cabelo, ele apenas diminui o frizz e traz mais maleabilidade. Então, se você é crespa ou cacheada, pode fazer a hidratação sem medo, pois a glicerina não tira a definição dos fios. E se você é lisa, a glicerina irá promover um aspecto de liso mais alinhado e sem frizz.

Glicerina desbota o cabelo?

Sim, o desbotamento pode acontecer, mas apenas em cabelos tingidos. Então, se você acabou de colorir os fios não é tão interessante fazer essa hidratação. Se o cabelo é loiro, ele pode ficar um pouco mais claro após o tratamento. Mas o desbotamento é bem sutil. Pode até ser interessante para quem tem tintura ou tonalizante nos fios e quer clarear levemente os cabelos.

Agora que você já sabe como usar glicerina no cabelo, veja também como fazer umectação capilar.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade. Tudo bem Mais detalhes