Como cuidar de cabelos em transição? Veja as dicas simples e eficientes

Cabelos em transição requerem alguns cuidados especiais. Isso porque, é preciso tratar os fios novos, para manter a hidratação, e ainda mesclar com a parte que possui química. Porém, com algumas dicas simples, dá para passar por esse processo com sucesso.

O que é transição capilar?

Esse é o processo pelo qual quem tem cabelos crespos ou cacheados deixa de usar produtos químicos para alisar. Com isso, à medida que os novos fios crescem e o comprimento é cortado, dá para voltar ao formato original.

Mais do que uma mera questão estética, a transição capilar também impacta na autoestima. Afinal, por muitos anos pessoas se submetiam a alisamentos para se adequar a um padrão de beleza. Mas, hoje em dia, os cabelos naturais são muito mais valorizados.

Etapas do processo

O primeiro passo para retornar aos fios naturais é interromper qualquer tipo de alisamento químico. Na sequência, é preciso aguardar que os novos fios cresçam até o comprimento que se deseja.

Cortar a parte lisa faz parte desse processo e pode ocorrer conforme a preferência de cada pessoa. Para quem gosta de cabelos curtos, é possível acelerar a transição ao cortar todo o trecho com química de uma vez. Ou pode ir aos poucos e manter o comprimento.

duas mulheres negras de cabelos cacheados, de roupão e pousando para foto abraçadas
Legenda: Os cabelos em transição precisam de mais cuidados até eliminar toda a química da extensão. Imagem de Polina Tankilevitch no Pexels.

Quanto tempo leva a transição capilar?

O processo completo dura em média dois anos, mas esse tempo pode variar com cada pessoa. Afinal, os fios crescem em média um centímetro ao mês. Porém, com alguns tratamentos, dá para estimular a renovação.

Como acelerar a transição

Para quem não quer ficar com os cabelos em transição por muito tempo, uma opção é o big chop. Essa expressão é usada para definir um corte de boa parte dos fios, para deixar apenas os novos. Assim, há alguns formatos mais comuns nesse estilo:

  • A mais radical, que é raspar os cabelos;
  • O pixxie cut, também conhecido como joãozinho, bem curto;
  • Corte em camadas, que valoriza as camadas junto à raiz.

Por fim, há quem prefira manter os fios em um comprimento médio e esperar crescer os novos. Então, basta aparar as pontas até que esteja renovado por completo. Nesse período, dá para usar técnicas de texturização para disfarçar a diferença com os lisos.

Quais os principais desafios com os cabelos em transição?

Para quem quer voltar aos cabelos cacheados, é bom se preparar para alguns desafios. Aliás, alguns nem sequer são sobre os fios em si, mas sobre a própria autoestima ao longo do processo. Assim, confira os principais e como superá-los.

Falta de motivação

Por vezes, a pessoa que está com os cabelos em transição tem que ouvir comentários maldosos por conta da diferença de texturas. Porém, é preciso persistir e lembrar que essa é uma fase transitória, bem como, há opções como o big chop.

Raiz alta

Quando os fios crespos começam a crescer, têm um volume maior do que aqueles alisados. Por isso, a parte próxima à raiz fica mais alta e com as pontas esticadas. O efeito acaba por fazer com que as mulheres recorram à chapinha, o que não é indicado.

Para evitar essa situação, cortar aos poucos as pontas ou mesmo remover um pouco mais da extensão pode ajudar. Além disso, usar produtos para dar textura aos fios podem disfarçar essa diferença.

O que não fazer nos cabelos em transição?

Durante a transição dos fios alisados, alguns erros são comuns. Isso pode ocorrer por falta de conhecimento, bem como, por não ter paciência para aguardar o resultado. Nesse sentido, veja a seguir o que não se deve fazer nesse período:

  • Usar muito o secador e chapinha, porque o calor vai fragilizar os fios novos;
  • Deixar de hidratar os cabelos crespos;
  • Manter os fios sempre presos, afinal, tenciona a raiz.

Outro ponto para evitar é se comparar com outras pessoas. Ainda mais nas redes sociais, em que a maior parte dos perfis mostra apenas o resultado, mas não o processo. Por isso, é preciso ter paciência.

Frequência das lavagens

Por conta da parte cacheada, a frequência ideal para lavar os cabelos em transição é a cada dois ou três dias. Desse modo, dá para mantê-los limpos, sem que fiquem muito ressecados.

Quais os melhores produtos para usar nos cabelos em transição?

O mercado está repleto de opções para quem está em transição capilar. Por isso, é normal ficar confuso e comprar itens em excesso. Alguns produtos, no entanto, são básicos para uma rotina de cuidados, tais como:

  • Shampoo e condicionador específicos para cabelos crespos;
  • Creme de pentear;
  • Finalizador ou ativador de cachos.

Também vale a pena investir em máscaras de tratamento, para uma hidratação mais profunda dos cabelos em transição. Além disso, óleos vegetais podem auxiliar para dar acabamento e manter os fios macios.

mulher de cabelo cacheado sorrindo de leve com os olhos fechados
Legenda: Para cuidar dos cabelos em transição, vale investir em produtos para hidratação. Imagem de Andrea Piacquadio no Pexels.

Rotina de cuidados dos cabelos em transição

Os cabelos crespos ou cacheados requerem um cuidado maior, em especial quanto a hidratação. Portanto, confira alguns passos para manter uma rotina de cuidados dos fios e deixá-los ainda mais bonitos.

Mantenha a hidratação

Essa etapa é essencial, porque ajuda a manter a água na fibra capilar. Também prepara os cabelos em transição para outras fases de um cronograma de tratamento. Para isso, o ideal é o uso de uma máscara mais potente, com ativos como babosa, por exemplo.

Umectação

O formato curvo dos cabelos torna mais difícil que a oleosidade da raiz chegue a toda a extensão. Por isso, eles ficam com a aparência mais seca e sem brilho. Para evitar isso, uma opção é o uso de óleos, como o de coco e de argan.

A fim de obter um melhor resultado, basta aplicar em toda a extensão dos fios e deixar agir por até duas horas. Depois é só lavar como de costume com shampoo e condicionador.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.