Argila branca clareia a pele e mantém o couro cabeludo saudável
A argila branca é a mais suave de todas e possui pH parecido com o da pele. Apresenta ação clareadora e é ideal para as peles sensíveis
A argila branca é uma substância em pó derivada de rochas. Assim como os outros tipos de argila e a dolomita, ela pode ser utilizada como tratamento natural para a pele e cabelo. Essa argila possui um pH bem próximo ao da pele, sendo assim a mais indicada para as peles sensíveis, é a mais suave de todas.
Benefícios e usos da argila branca
- Ação clareadora;
- Purifica o couro cabeludo, ajudando com a oleosidade excessiva;
- Ideal para peles sensíveis, pois é a mais suave de todas as argilas;
- pH próximo ao da pele;
- Ajuda a tratar as manchas do melasma;
- Ameniza cicatrizes;
- Efeito esfoliante leve;
- Absorve a oleosidade da pele sem ressecar;
- Efeito cicatrizante em acnes;
- Ação calmante e anti inflamatória.
Argila branca x argila verde: qual a melhor?
Não existe uma argila melhor que a outra, o que existem são peles que precisam de diferente cuidados. Os diferentes tipos de argila possuem características similares, porém usos diferentes. No caso das argilas brancas e verdes, as diferenças são bem marcantes. A argila verde é recomendada para peles oleosas, com acne e inflamações. A argila verde possui ação adstringente, tonificante e secativa, não é recomendada para peles secas. Já a argila branca é recomendada para peles sensíveis, com manchas e desidratadas. É a mais recomendada para peles secas e as mistas também podem se beneficiar com ela.
Como usar: 3 receitas para a pele e cabelos
Para aproveitar todos os benefícios da argila branca para pele e cabelos é preciso saber preparar e utilizar da forma correta. Conheça 3 receitas, saiba como e com que frequência fazer a seguir.
Máscara facial clareadora
A máscara facial com argila branca ajuda a clarear manchas de sol, de acne, cicatrizes e até o melasma. O preparo pode ser feito até 2x por semana. Além disso, essa máscara ajuda a retirar o excesso de oleosidade, sem ressecar a pele. Veja como fazer.
Ingredientes
1 colher de argila branca;
2 colheres de água.
Modo de preparo
1. Misture a argila com água até atingir o ponto de creme;
2. Aplique no rosto com ajuda de uma espátula;
3. Espere secar e retire com água, aproximadamente 20 minutos. Aplique 2x por semana.
As peles mais sensíveis podem substituir a água por chá de camomila concentrado, assim o efeito calmante da argila é potencializado.
Máscara corporal clareadora
Quem tem manchas no corpo também pode clarear com argila branca. É possível utilizar a máscara nas axilas, virilhas, coxas e outras regiões com manchas. Confira como fazer.
Ingredientes
2 colheres de argila branca;
3 colheres de água;
3 gotas de óleo essencial de laranja doce.
Modo de preparo
1. Misture todos os ingredientes em um recipiente não metálico;
2. Aplique nas regiões que deseja clarear com uma espátula;
3. Espere secar e retire com água. Aplique 2x por semana.
Tome cuidado com a exposição ao sol, pois o óleo essencial de laranja possui substâncias que reage com a luz solar e podem manchar. Não se exponha ao sol durante o processo e enxágue muito bem.
Máscara capilar contra a oleosidade
Os cabelos oleosos podem se beneficiar com a argila. Por ser a mais suave de todas, é ideal para retirar a oleosidade sem ressecar o couro cabeludo. Confira a receita passo a passo.
Ingredientes
2 colheres de argila branca;
3 colheres de água;
Modo de preparo
1. Misture a argila com água até atingir o ponto de creme;
2. Aplique no couro cabeludo com a ajuda de um pincel;
3. Espere 20 minutos, até secar e lave o cabelo normalmente.
Tratar o couro cabeludo evita a queda e mantém os fios mais brilhantes. Aposte nessa máscara para manter seu cabelo bonito e saudável. A receita pode ser feita 1x por semana.
A argila branca apresenta diversos benefícios para a manutenção da pele e cabelos. Continue cuidando diariamente da sua pele, saiba como fazer sua skincare.