Ecopad: para que serve, como usar e como fazer o seu
O ecopad é um ótimo substituto ecológico para o algodão e os lenços removedores de maquiagem.
Há algum tempo as práticas sustentáveis estão ganhando espaço na rotina dos brasileiros. No caso do ecopad, é um produto multiuso que veio para substituir o algodão na rotina de skincare e outros cuidados. São discos (ou quadrados) reutilizáveis, feitos de crochê ou tecido atoalhado. Conheça mais sobre essa alternativa e inclua no seu dia a dia.
O que é e para que serve o ecopad?
Os ecopads servem para muitos usos no cotidiano. Os modelos em crochê são feitos com linha 100% algodão, que não agridem a pele. Já os atoalhados funcionam como uma toalha macia, que também não agride o rosto. São ideais para substituir o uso do algodão em geral, sendo uma alternativa sustentável, já que são reutilizáveis e podem durar anos.
Usos e benefícios do ecopad
- Para aplicar produtos diversos no rosto: demaquilante, água termal, tônico facial, entre outros produtos da sua rotina podem ser aplicados com a ajuda do ecopad;
- Remover máscaras ou maquiagem: ótimo substituto para lencinhos demaquilantes descartáveis. Ideal para remover a máscara de argila, além de outros tipos de máscara e garantir a limpeza e saúde da pele;
- Limpeza e esfoliação facial: ideal para aplicar sabonete e gel de limpeza facial, além de esfoliantes que podem ser aplicados com a ajuda deste item;
- Remover esmalte: sim, é possível substituir o algodão para remover o esmalte. Separe um ou dois ecopads apenas para essa função, umedeça com removedor de esmalte e retire. Pode ser reutilizado muitas vezes;
- É reutilizável: os ecopads podem durar anos quando bem utilizados. Lembre-se de higienizar após cada uso e deixar secar em um local bem ventilado antes de guardar;
- Não agride a pele: são produzidos com algodão ou tecido atoalhado, o que garante um toque suave que não agride a pele;
- Econômico: pense no quanto é possível economizar ao substituir o algodão e lencinhos descartáveis pelos ecopads. Há modelos a partir de R$2 e você não precisa de mais de um se for utilizar apenas para o rosto;
- Sustentável: por ser reutilizável você diminui a quantidade de lixo no planeta. Além disso, diminui os impactos da produção de algodão. Quando acabar sua vida útil, os modelos 100% em algodão podem ser descartados no lixo comum ou então em uma composteira.
Como usar os discos de crochê
Os ecopads podem ser utilizados como você desejar, mas o principal uso é para remover maquiagem e aplicar produtos diversos no rosto. Para isso, aplique o produto no ecopad, passe suavemente na pele e depois higienize o ecopad. A forma de uso é a mesma que o algodão convencional, a única diferença é que você precisará lavar depois e deixar secar. Veja passo a passo como usar.
Remoção de maquiagem
- Aplique o demaquilante no ecopad. Se desejar, umedeça antes para ficar mais fácil;
- Aplique em todo o rosto até remover a maquiagem por completo;
- Aplique sabonete neutro no ecopad, aperte para higienizar e enxágue;
- Quando estiver bem limpinho é só colocar para secar e depois guardar.
Para que seu ecopad dure por bastante tempo é muito importante que você higienize corretamente. Lave sempre com sabão neutro, retire todas as impurezas e deixe secar bem. Depois é só guardar e repetir o processo quando usar de novo.
Para remover esmalte
Uma fora menos comum de utilizar o ecopad é para remover esmalte. Pense em quanto algodão você usa cada vez que faz as unhas. Substituir pelo ecopad traz mais sustentabilidade, além de economia para o seu bolso. Saiba como usar.
- Umedeça o ecopad com removedor de esmalte;
- Friccione nas unhas até remover todo o esmalte;
- Aplique mais removedor e repita o processe se necessário;
- Por fim, basta deixar secar e guardar para reutilizar.
Se for utilizar com essa finalidade separe um ecopad apenas para esse uso. Ele irá durar um pouco menos do que os que são utilizados apenas na face, mas ainda sim apresenta benefícios ecológicos e é mais econômico que utilizar algodão. Descarte quando sentir que o ecopad não está mais removendo o esmalte.
Como fazer o seu
Já é possível encontrar ecopads para comprar em diferentes lojas online, além de contar com a opção de fortalecer as artesãs da sua cidade. Mas se você já sabe fazer crochê ou usar a máquina de costura, outra opção é fazer os seus. Depois, você pode presentear as amigas ou então vender para conseguir uma renda extra. Veja alguns tutoriais.
Em disco
O ecopad em disco é o mais tradicional. É muito rápido de ser feito e você irá precisar de barbante 100% algodão n6, além da agulha para crochê 4mm. Utilize também uma fita métrica para medir o comprimento do fio e o resultado final do ecopad. Comece fazendo um círculo mágico e vá trabalhando a primeira carreira com correntinhas. Repita até finalizar e faça também um gancho para pendurar o ecopad.
Ecopad atoalhado
Você precisará de máquina de costura e conhecimento prévio de uso para fazer esse ecopad. Os materiais para a produção são tecido de tricoline e toalha de microfibra. Se certifique de que a toalha é macia, a de microfibra é a melhor. Comece cortando os círculos, você pode utilizar algum objeto redondo para fazer a medida. Depois é só costurar.
Quadrado em crochê
Que tal fazer um ecopad diferente em formato quadrado? Esse modelo é feito em crochê tunisiano, uma técnica que mescla o crochê tradicional e o tricô. Se você já sabe alguma dessas técnicas, irá conseguir aprender o crochê tunisiano com o vídeo. Você irá precisar de uma agulha de crochê tradicional, fio de algodão n6, agulha de tapeçaria e tesoura. O ponto utilizado é o ponto palito, que é feito a partir do ponto básico do crochê.