Argila: Conheça 7 tipos e descubra os inúmeros benefícios

0

A argila é um ótimo aliado para quem busca uma pele mais bonita, hidratada e viçosa. É extraído da natureza, atualmente, em diversas cores e com ótimos benefícios à saúde. Entretanto, descubra a partir de agora, quais sãos os tipos de argila, para que serve cada uma e como utilizar.

Mas o que é argila?

É um mineral de tamanho inferior a uma rocha e é formada pela degradação das rochas por ‘ataques’ químicos e físicos. Essa degradação acontece de duas formas, o químico, através da água ou ácido carbônico; e o físico, pela erosão ou erupção. Esse mineral pode ser encontrado às margens de rios e existem em diversas cores, como por exemplo: branca, vermelha, verde e entre outros. Vale lembrar que, a argila também é conhecida como barro.

Argila branca usada como máscara facial (Foto: Freepik)

Quais sãos os tipos?

Apesar de ser encontrado em diversas cores, conheça as mais comuns que são utilizadas para fins estéticos:

  • Branca
  • Verde
  • Vermelha
  • Rosa
  • Cinza
  • Preta
  • Amarela ou dourada

Benefícios

Agora que você conheceu quais são as argilas mais populares, confira posteriormente os benefícios de cada uma.

Argila rosa usada no tratamento facil (Foto: Freepik)

Argila branca

Primeiramente, essa argila tem um poder cicatrizante e tem ação suavizante. Além disso, é indicada para pessoas que sofrem com pele sensível e desidratada, já que seu PH é bem parecido com o da pele natural e contém alumínio na composição.

Argila verde

Rica em cálcio, óxido de ferro, potássio, magnésio e zinco, é indicada para pessoas que têm pele oleosa e acneica, pois têm poder adstringente, secativo e bactericida. Além disso, ajuda na regulação da sebo da cútis, combatendo os cravos e absorvendo impurezas causadas pela poluição.

Argila vermelha

A vermelha é muito poderosa, por ser rica em ferro e cobre, ela proporciona uma limpeza profunda da pele, combatendo a oleosidade. Os benefícios não param por aí, a argila vermelha ativa a circulação do local aplicado, ajudando diminuir celulites. Assim como diminuí as celulites, também é um ótimo aliado para quem busca minimizar linhas de expressão.

Argila rosa

Diferente das citadas anteriormente, essa argila é feita a partir da mistura entre duas outras argilas que são encontradas na natureza. Da vermelha e branca. Ou seja, juntando os benefícios de ambos minerais (branco e a vermelho) em um produto só. É indicada para pessoas com pele sensível e delicadas.

Argila cinza

É rica em titânio, tendo assim um ótimo poder de limpeza, além disso, também atua como inflamatório, secando espinhas e cravos. Além disso, também pode ser usado no cabelo, pois ajuda a controlar a oleosidade dos fios e combate caspas.

Argila preta

Diferente das outras, que é encontrada nas margens superiores dos rios, essa argila é encontrada 5 metros abaixo do solo e por esse motivo, tem alta concentração de alumínio e silício. Conhecida também como lama vulcânica, é indicada para a desintoxicação da pele.

Argila amarela ou dourada

É indicada para quem busca o rejuvenescimento da pele e combater a flacidez, já que é rica em silício. Esse mineral tem o poder de regenerar os tecidos e auxilia na produção de colágeno.

Argila verde (Foto: Freepik)

Como utilizar?

Depois de descobrir quais sãos os tipos de argilas, saiba como utilizar cada uma. Há três formas para aproveitar os benefícios desses minerais, no rosto, no cabelo e no corpo.

No rosto

É a forma mais popular de se usar a argila. Pode ser usada como máscara facial e também como esfoliante. Encontra-se em produtos em pasta, e é só fazer a aplicação diretamente no rosto; ou em pó, que precisa ser misturado com água filtrada e a aplicação é feita da mesma forma.

Já para usar como esfoliante, aposte em esponjas e pincéis específicos para massagear o rosto. A aplicação da mesma forma que explicamos anteriormente. Todavia, vale destacar que, é importante fazer a aplicação do produtos no rosto com um pincel de cerdas sintéticas, limpo e higienizado.

Tempo de uso: Fique com a argila no rosto por 15 a 20 minutos. Contudo, se tiver alguma irritação na pele, retirar imediatamente.

Argila no rosto (Foto: Freepik)

No corpo

Se você deseja aplicar no corpo, para combater a flacidez, celulite e envelhecimento da pele, aplique o produto no local desejo e assim como no rosto, deixe agir. Para deixar o produto ainda mais potente, enfaixe o local com plástico filme por 10 minutos.

No cabelo

Com o cabelo úmido, aplique a argila escolhida no couro cabelo e deixe agir por no máximo 15 minutos. Você pode massagear a cabeça enquanto o produto age. Por fim, retire toda a argila com água morna ou fria, nunca quente. Vale lembrar que, não deve-se aplicar no comprimento dos fios.

Posso usar todos os dias?

A resposta é não! Se você tem uma pele oleosa, opte por usar os minerais em dias alternados. Contudo, se sua pele for mista ou seca, o ideal é fazer a aplicação apenas uma vez na semana.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade. Tudo bem Mais detalhes