Argila preta: para que serve e receitinhas para o rosto e cabelos
A mais nobre entre as argilas é extraída de lama vulcânica e tem incríveis propriedades de detox e rejuvenescedoras
A argila preta é a mais nobre entre os tipos de argila, já que é extraída de lama vulcânica. É rica em silício, alumínio e titânio, compostos que juntos possuem propriedades rejuvenescedoras incríveis. É muito eficaz para todos os tipos de pele, sendo bastante indica para as peles maduras. É um produto que faz um verdadeiro detox na pele e apresenta diversos benefícios. Conheça mais sobre e aprenda a utilizar.
Para que serve a argila preta
Por conta de sua composição rica em alumínio, titânio e silício, a argila preta possui muitas funções. É a argila mais completa, já que pode ser utilizada por todos os tipos de pele e também para tratar condições diversas.
- Rejuvenescedora;
- Estimulante;
- Adstringente;
- Combate a flacidez;
- Ameniza rugas e linhas de expressão;
- Melhora a circulação sanguínea;
- Favorece a renovação celular;
- Equilibra a produção sebácea, diminuindo a oleosidade em excesso;
- Previne cravos e espinhas;
- Clareadora de manchas;
- Fecha poros;
- Ilumina a pele;
- Detox do couro cabeludo, ajudando com o crescimento saudável;
- Faz a limpeza da pele, removendo poluição, excesso de oleosidade e realizando um detox.
Apesar de ser ótima para prevenir cravos e espinhas, ela não é a melhor opção para quem já possui essa condição. Neste caso, a mais recomendada é a argila verde, que é ideal para as peles acneicas, já que é mais adstringente. A argila preta é mais recomendada para peles oleosas que não possuem acne. Mas é muito eficaz para clarear manchas deixadas por espinhas, entre outras.
Como usar a argila preta
A argila preta possui muitos benefícios, não é mesmo? Para aproveitar é preciso utilizar esse produtinho com sabedoria, da maneira correta. Por isso, aprenda como utilizar na máscara facial e também para fazer um detox no seu couro cabeludo.
Máscara facial
A forma mais comum de utilizar a argila preta é como máscara facial. Pode ser utilizada em qualquer tipo de pele, sendo que é mais eficaz para as peles oleosas, com manchas, mas sem acne. As peles maduras também podem se beneficiar com ela. Confira a receitinha.
- Misture 2 colheres de argila com 1 colher de água;
- Aplique em todo o rosto ou apenas nas regiões com mais oleosidade, como a zona T;
- Aguarde 20 minutos;
- Retire a máscara apenas com água, enxaguando bem;
- Seque o rosto com uma toalha macia, sem esfregar e hidrate a pele.
Após usar qualquer argila no rosto é muito importante hidratar. Já que o efeito adstringente é grande e pode vir a ressecar a pele.
Detox capilar
As propriedades adstringentes e antissépticas dessa nobre argila também podem beneficiar seu couro cabeludo. A máscara aplicada nos cabelos ajuda a equilibrar a produção sebácea, evitando a dermatite seborréica (caspa) e também diminuir a oleosidade. Assim, ela também é aliada do crescimento saudável dos fios. Então se você está fazendo o projeto Rapunzel pode colocar essa receitinha na sua rotina de cuidados capilares.
- Misture 3 colheres de argila preta com 2 colheres de soro fisiológico ou água;
- Com o cabelo seco, antes de lavar, aplique a mistura em todo o couro cabeludo com a ajuda de um pincel;
- Massageie bem para ajudar a espalhar;
- Deixe agir durante 20 minutos;
- Enxágue e lave como de costume.
Como tirar a argila preta
Dentre os tipos de argila, essa é a mais difícil de retirar, já que a pele pode ficar com pontos escurecidos causados pelos resíduos após o uso. Se acontecer com você e não conseguir tirar apenas com água corrente, existe uma maneira mais eficaz de retirar. Veja como.
- Esquente um pouco de água até estar morna e em temperatura agradável ao toque;
- Umedeça uma toalha macia e limpa na água;
- Retire suavemente os pontos com resíduos.
Essa dica vale para as máscaras faciais, já que a argila nos cabelos vai ser retirada durante o banho e também com a ajuda do shampoo. Certamente assim vai sair muito mais fácil!
Cuidados com a argila preta
O principal cuidado com essa argila é se certificar de sua origem. Esse produto é difícil de ser encontrado puro, já que é nobre e rara. Às vezes pode acontecer de vir misturada com outros compostos que podem fazer mal para a pele, então compre em um local de confiança e peça o laudo. A aparência dessa argila é bem preta quando aplicada na pele, se estiver opaca e cinza é porque provavelmente está misturada com outros compostos. Às vezes pode acontecer de vir com a argila branca, que não irá fazer mal para a pele, mas que não terá o efeito esperado.
Além disso, assim como as demais argilas, ela não deve ser utilizada mais que duas vezes por semana. As peles mais sensíveis podem ter reações com ela, como o ressecamento ou até mesmo algum tipo de alergia. Portanto, quando for usar pela primeira vez, passe um pouco no antebraço, deixe agir e espere algumas horas para ter certeza que não acontecerá uma reação.