Para que serve o chá de louro? 7 benefícios e como preparar
Muito além do tempero, a folha de louro pode ser consumida em chá para ajudar a dormir, aliviar dores e muito mais.
A folha de louro é amplamente utilizada como tempero no Brasil, especialmente no feijão. Mas você sabia que é possível consumir o chá de louro? Dessa forma é possível tratar cólicas menstruais e outras dores, além de ser um poderoso calmante natural que alivia a ansiedade. Por isso, confira os benefícios do chá de louro e saiba como preparar.
Pra que serve? 7 benefícios do chá de louro
A folha de louro possui diversas propriedades benéficas para a saúde. Fazer o chá com louro ajuda a potencializar os efeitos terapêuticos da planta. Por isso, confira os benefícios a seguir.
1. Alivia problemas gastrointestinais: o chá de louro é muito benéfico para os processos digestivos. Por isso, alivia a sensação de inchaço causada pela má digestão. Além disso, auxilia a expelir os gases intestinais. O chá pode ser consumido quando houver a sensação de inchaço e constipação;
2. Trata pedras nos rins: estudos mostram que a folha de louro auxilia a reduzir a urease no organismo. Por isso, o consumo do chá pode auxiliar no tratamento de pedras nos rins;
3. Reduz inflamações e feridas: a folha de louro tem ação anti inflamatória e pode ser utilizada no tratamento de feridas. Ao ingerir o chá é possível acelerar o processo de cicatrização;
4. Alivia o estresse e a ansiedade: por isso melhora a qualidade do sono e pode ser consumido no período da noite;
5. Tratamento de resfriados: por ser rica em vitamina C, a planta pode auxiliar no tratamento de gripes e resfriados, além da prevenção. Além disso tem ação expectorante, sendo indicado para dores de garganta;
6. É analgésico: pode ser tomado para aliviar cólicas menstruais e dores de cabeça;
7. Ação antioxidante: por conta da composição da folha de louro o chá pode ser tomado para prevenir o envelhecimento precoce, além de aumentar a imunidade e prevenir diversas doenças.
Os benefícios do chá de louro se devem ao fato de que a planta é rica em diversas substâncias benéficas. A folha de louro é rica em potássio, magnésio e vitaminas C, B6 e B9. Por isso, é excelente digestiva, diurética, antioxidante, expectorante e anti inflamatória.
Como fazer o chá de louro
Para aproveitar melhor os benefícios da folha de louro, aprenda a preparar o chá. Além da receita simples, selecionamos opções com outras plantas para potencializar os efeitos terapêuticos, confira.
Chá de louro simples
Para começar, vamos conferir como fazer a receita apenas com as folhas de louro. Somente com esse chá já é possível conquistar os benefícios citados.
Ingredientes
3 folhas de louro
250ml de água fervente
Modo de preparo
1. Ferva a água e desligue o fogo;
2. Coloque as folhas de louro, abafe e deixe em infusão durante 5 minutos;
3. Consuma em seguida.
Chá de louro com canela
O chá de louro com canela potencializa os efeitos diuréticos, além de aumentar o metabolismo. Além disso os dois ingredientes possuem propriedades digestivas e atuam na melhora gastrointestinal.
Ingredientes
3 folhas de louro
1 pau de canela
250ml de água fervente
Modo de preparo
1. Leve a água com a canela para ferver. Deixe ferver durante 5 minutos;
2. Desligue o fogo, adicione as folhas de louro e deixe em infusão durante 5 minutos;
3. Consuma em seguida.
Chá de louro com gengibre
Assim como a canela, o chá de louco com gengibre também será potente como diurético. Possui propriedades termogênicas que irão acelerar o metabolismo. Além disso, o gengibre é um ótimo aliado contra os sintomas de resfriados, gripes e dor de garganta. Por fim, o gengibre também irá auxiliar nas dores musculares causadas por inflamações.
Ingredientes
3 folhas de louro
1 pedaço pequeno de gengibre
250ml de água fervente
Modo de preparo
1. Leve a água com o gengibre para ferver. Deixe ferver durante 5 minutos;
2. Desligue o fogo, adicione as folhas de louro e deixe em infusão durante 5 minutos;
3. Consuma em seguida.
Chá de louro com camomila
Para potencializar o efeito do louro contra a ansiedade, é possível fazer o chá com camomila. É ideal para consumir antes de dormir e ter uma noite tranquila de sono. Experimente para acordar revigorada no dia seguinte.
Ingredientes
3 folhas de louro
2 colheres de camomila
250ml de água fervente
Modo de preparo
1. Ferva a água e desligue o fogo;
2. Coloque as folhas de louro e a camomila, abafe e deixe em infusão durante 5 minutos;
3. Consuma em seguida.
Chá de louro com casca de cebola
A casca de cebola também apresenta propriedades benéficas no tratamento de dores de garganta, indigestão e fortalecimento do sistema imunológico. O chá com esses dois ingredientes pode ser muito benéfico, veja a seguir como fazer.
Ingredientes
3 folhas de louro
Cascas de 1 cebola
250ml de água fervente
Modo de preparo
1. Ferva a água e desligue o fogo;
2. Adicione as folhas de louro e as cascas de cebola, abafe e deixe em infusão durante 5 minutos;
3. Consuma em seguida.
Efeitos colaterais e contraindicações
Os efeitos colaterais do chá de louro aparecem quando é consumido em excesso. Em grandes quantidades pode causar sonolência, por conta de seu efeito calmante. Outros possíveis efeitos do consumo elevado são: cólicas abdominais, diarréia e dores de cabeça. O consumo diário do louro é contraindicado para crianças, gestantes e lactantes. Nesses casos o chá de louro só pode ser consumido com orientação médica.
O consumo do chá de louro não deve passar de 3 xícaras ao dia. Ao notar qualquer sintoma é preciso suspender o consumo.
As plantas podem ser grandes aliadas para a nossa saúde, não é mesmo? Continue se informando e conheça os benefícios do chá de camomila.