Sonhar com maquiagem: 6 interpretações para o sonho

Sonhar com maquiagem pode ser algo frequente para quem ama make, mas o significado também pode estar relacionado ao desejo de ocultar algo

Os sonhos podem ser reflexos do que vivemos durante o dia, mas também podem ser imagens que se manifestam em nosso inconsciente. Assim, sonhar com maquiagem pode ter um grande leque de significados e interpretações. Mais do que apenas ler um significado pronto, é preciso refletir sobre a sua vida e o que anda ocupando seus pensamentos. Vale também pensar na relação que você tem com a maquiagem no seu cotidiano. Por isso, se você sonhou com make, confira os possíveis significados.

Significado geral de sonhar com maquiagem

Antes de começar a explicar os possíveis significados do sonho, é preciso entender o que a maquiagem simboliza. São produtos que servem para amenizar marcas de expressão, olheiras, iluminar a pele ou mesmo, se divertir e criar um personagem, no caso das maquiagens artísticas. Mas seja qual for o objetivo, a maquiagem sempre é capaz de transformar quem está usando em uma nova versão ou mesmo em alguém completamente diferente. Assim, já podemos entender aqui que o sonho pode indicar transformação, desejo de esconder algo ou apenas de se sentir melhor sobre sua aparência.

Sonhar que está se maquiando

mulher se maquiando
Foto: Pexels

Assim como sonhar com maquiagem no geral tem diversos significados, sonhar que está se maquiando também. É preciso observar como é esse processo no sonho e como você se sente diante dele. A maquiagem é algo simples e cotidiano, que você costuma fazer no seu dia a dia? Ou é uma maquiagem super elaborada que você faz nos mínimos detalhes? Ou então, você se torna alguém completamente diferente após fazer? Vale a pena refletir e considerar estes aspectos.

Se a maquiagem está super elaborada e no sonho você tenta esconder completamente linhas de expressão, olheiras e outros detalhes, pode indicar o desejo de ocultar algo. Pode ser algo de sua personalidade que você não aceita bem no momento, como algo relacionado mesmo a aparência ou alguma outra característica. Você tem aceitado plenamente os seus defeitos como parte que integra a sua personalidade? Ou tenta parecer uma pessoa perfeita aos olhos alheios? Você aceita o seu processo natural de envelhecimento ou faz tudo que é possível para mascarar isso? Observe o que o seu inconsciente te diz neste momento.

Se você faz uma maquiagem mais artística e se transforma em alguém como uma personagem, pode indicar que transformações vem aí. Pode ser uma mudança de emprego, um novo amor ou novas oportunidades de crescimento no geral. Por outro lado, o significado pode ser também o desejo de fugir da vida que se tem, de ser tornar outra pessoa que o seu inconsciente mostra como uma maquiagem.

O que significa sonhar que está passando base no rosto?

Podemos considerar o significado de estar se maquiando acima, mas quando pensamos na base temos dois significados extras. O primeiro é o de que há algo em sua personalidade que você se recusa a admitir. Como você costuma reagir quando alguém aponta um defeito seu? Ou o contrário: como você reage diante de um elogio? Tem dificuldade em aceitar suas qualidades ou as abraça com plenitude? Este sonho indica que provavelmente há algo que você tem tentado esconder de si ou perante os outros.

Por outro lado, pode indicar que você está se preparando para algo, já que a base é a primeira etapa da maquiagem. Você tem construído bases sólidas ao planejar seus objetivos? Se não, talvez seja um chamado para começar.

Sonhar que outra pessoa está te maquiando

Sonhar que alguém te maquia pode indicar que você sofre muita influência dessa pessoa. Quem é a pessoa que te maquia no sonho? Você costuma pautar suas decisões na opinião dela? Esse sonho é um convite a não deixar se validar apenas pela opinião alheia e saber se colocar quando for necessário. Independente da sua relação com essa pessoa e por respeito que você tenha pela presença dela em sua vida, é preciso ouvir os seus desejos em primeiro lugar.

Sonhar com excesso de maquiagem

Se você sonha com uma maquiagem carregada, pode ser um sinal de que se deixa moldar em excesso pela opinião alheia. Tanto que deixa sua essência desaparecer para se adaptar. Outro possível significado é o medo do ridículo e este significado vale para quando a maquiagem está tão carregada que se torna caricata. Quais são os seus piores medos? Anote-os em um papel e depois queime para se livrar deles.

Sonhar com produtos de beleza

produtos de maquiagem
Foto: Pexels

Se o sonho não mostra a maquiagem sendo preparada, mas sim os produtos de beleza, pode ser um sinal de extrema vaidade ou consumismo. Se há muitos produtos no sonho, pode indicar acumulação e a necessidade de se desfazer um pouco do comportamento consumista. Lembre-se que o seu valor não é medido apenas pelo que você tem ou pela sua aparência, mas também pela sua essência.

Sonhar que retira maquiagem

Sonhar com maquiagem sendo retirada possui um significado bastante libertador e dois principais significados. O primeiro deles está ligado ao rompimento de padrões e à não aceitação das imposições sociais. Retirar a maquiagem em sonhos é dizer não às opressões para se vestir de si mesma. Outro possível significado é se desfazer de crenças limitantes, da validação alheia e abrir espaço para quem realmente você é. Também envolve processos de transformação, pois ao retirar a maquiagem você está se transformando em si mesma.

Sonhar com maquiagem é bastante complexo e possui diversos significados, não é mesmo? Por isso, é importante anotar a maior quantidade de detalhes possível, além de refletir sobre o que acontece em sua vida neste momento. Confira também o que significa sonhar com dinheiro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.