Conheça o significado de Namastê na prática

A palavra Namastê vem do sânscrito e é uma saudação de reverência e profundo respeito

Quem pratica yoga, meditação ou já teve algum contato com a filosofia budista certamente já ouviu a palavra Namastê. Mesmo quem não tem muito contato com esse conhecimento provavelmente conhece a palavra, afinal, ela é muito conhecida aqui no ocidente. Mas você sabe o que ela significa de fato? Entenda o significado de Namastê e saiba como utilizar a palavra.

Qual é o significado da palavra Namastê?

significado de Namastê
Foto: divulgação/Dicio

No início e ao finalizar a prática de yoga é comum que o instrutor e a turma repitam a palavra Namastê. O termo vem do sânscrito e significa “eu me curvo a você”. “Nama” significa curvar-se, “as” significa eu e “te” significa você. Assim, o significado de Namastê é o de uma saudação de reverência e profundo respeito. Segundo a tradição dizer essa palavra é como dizer que respeita profundamente todos os seres do mundo. Curvar-se a alguém, neste sentido, é um profundo sinal de respeito.

Contudo, há também um significado mais amplo de Namastê, que significa: o Deus que habita no meu coração, saúda o Deus que habita no seu coração.

Quando falar Namastê?

significado de Namastê
Foto: Pexels

A palavra Nasmastê é tradicionalmente falada no início e também ao finalizar a prática de yoga. É algo que o instrutor diz aos seus alunos, pois os reverencia. Também é algo que seus alunos dizem de volta, pois também reverenciam o instrutor. Fora do ocidente, no Tibete, Índia e em outras regiões a saudação também é utilizada como cumprimento. Não apenas para cumprimentar hindus, mas para saudar qualquer pessoa.

A saudação Namastê também é realizada para saudar deuses. Neste caso também se faz uma reverência com o corpo. Com as mãos em frente ao tórax em prece, a palavra é dita curvando levemente o corpo para frente. Outro gesto comum é o de colocar as mãos completamente acima da cabeça, um gesto de profunda reverência aos deuses e santidades.

O que responder quando a pessoa fala Namastê?

Existe apenas uma resposta para quando alguém te diz Namastê: responder também com Namastê. Se uma pessoa te reverenciou com essa palavra de significado tão profundo, retribua, diga que a reverencia também.

Diferença entre o significado de Namastê e Namaskar

Há diversas explicações de que o significado de Namastê e de Namaskar é o mesmo, mas o sânscrito é um idioma tão complexo que essa resposta deixa de fazer sentido. Considerando os aspectos da palavra Namaskar podemos entender que “Namah” significa “eu saudo”. Já “kr” significa “faço”, enquanto “ghain” é um sufixo comum presente na palavra em sânscrito.

Enquanto Namastê significa “eu me curvo a você”, Namaskar pode ser entendido como “Eu saúdo com minha mente e com o amor que reside no meu coração a Divina Consciência que habita dentro de você”. A palavra Namaskar normalmente é acompanhada da elevação das mãos em prece ao meio da testa, abaixando a cabeça em direção ao coração. As informações são do site Nowmaste.

Qual é o símbolo da palavra Namastê?

Ao dizer Namastê é comum estar com as mãos em prece, para simbolizar o significado de Namastê. Mas além deste símbolo que é um gesto feito com as mãos, também temos outro símbolo. Neste caso, não se trata de um símbolo que significa Namastê, mas sim do mantra OM. No entanto, é muito comum que seja utilizado para se referir também ao significado de Namastê.

significado de namaste2
Foto: Freepik

O mantra OM é considerado o mais próximo da frequência divina, é o som primordial do universo. O símbolo é representado por três curvas (curvas 1, 2 e 3), um semicírculo (curva 4) e um ponto. A curva maior 1 simboliza o estado de vigília, quando a consciência é voltada para o estado interior. Já a curva 2 representa o estado de sono profundo ou estado de inconsciência. Enquanto a curva 3, do meio, simboliza o estado de comtemplação, voltado para as visões. Por fim, o ponto 4 indica o estado de consciência.

Quando falamos em yoga, tradições vindas do sânscrito, entre outras, é um assunto bastante complexo, mas que vale se informar e aprofundar mais. Tem interesse em se aprofundar? Então saiba o que é Sankalpa.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.