Salmos 46: Uma passagem de refúgio
O Salmos 46 é uma das principais passagens da Bíblia para quem precisa de um pouco de apoio em momentos difíceis. Dessa forma, essa é uma parte capaz de ajudar quem deseja encontrar um refúgio ou um apoio para continuar a ter fé e esperar por dias melhores.
Por que você deve ler o Salmos 46?
O Salmos 46 é um trecho especial para os momentos onde as pessoas se sentem traídas ou desamparadas e desejam um pouco de consolo. Assim, neste capítulo dá para se conseguir um pouco mais de conforto para lidar com as coisas do dia a dia.
Essa é uma oração para desânimo poderosa para quem necessita de apoio imediato para se sentir bem com a vida. Por isso, é uma leitura muito bonita e que oferece um suporte emocional gigante para quem tem fé na Bíblia mas, passa por um momento de dificuldade.
O que diz o Salmos 46?
No início o Salmos 46 começa com a frase “Deus é nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia”. Então, nesse início o autor entrega todos os seus medos para Deus e busca nele o seu conforto para sair do estado ruim em que se encontra.
Ele segue com as seguintes palavras: “Portanto, não temeremos, ainda que a Terra se mude e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares”. Assim, mostra que mesmo com receio, o eu lírico tem fé que a sua divindade será suficiente para lhe oferecer tudo que precisa.
Como Deus age
No decorrer das letras ele mostra que mesmo quando há turbulência, Deus é capaz de alegrar e acalmar todos os espaços. Dessa forma, o Salmos 46 diz que mesmo nos piores momentos, há um ser maior capaz de melhorar todos os aspectos, porque:
- é capaz de derreter a Terra;
- cessar as guerras;
- queima os carros no fogo.
Essas considerações feitas nos versos mostram que tudo está em suas mãos e ele pode controlar todas as coisas. Portanto, mostra aos seus fiéis que eles devem confiar de todo seu coração que ele será capaz de melhorar tudo no futuro.
Por que Deus é um refúgio?
O Salmos 46 mostra de modo claro que mesmo que haja problemas e dificuldades na vida, o ideal é confiar em Deus e aguardar por seus planos. Assim, ele é o único capaz de controlar o mundo e a vida das pessoas, por isso é preciso confiar, mesmo quando as coisas estão ruins.
Esse trecho mostra que o ser divino é completo e capaz de proteger a todos o tempo todo. Dessa forma, faz uma analogia com as suas principais características dadas o divino, que são as que estão logo abaixo:
- ter controle sobre todas as coisas;
- estar em todos os lugares ao mesmo tempo;
- ser soberano;
- conhecer cada detalhe futuro.
O trecho afirma que “o Senhor é meu refúgio e minha fortaleza”, ou seja, é o ponto de maior segurança para quem precisa de um apoio. Por isso, é uma presença protetora, que nunca falha e que é capaz de livrar a todos do mal.
Quando ler o Salmos 46?
O Salmos 46 é um trecho que oferece segurança emocional e é importante ler ele quando precisar ampliar a sua fé. Então, é indicado para momentos onde você não se sentir acolhido, ou ter dificuldades em ver uma solução para seus problemas.
É preciso entender que não cabe ao humano conhecer os planos de Deus, mas sim, vivenciá-los. Portanto, quando ele lhe fizer passar por algo ruim, é porque há alguma lição nesse processo e você precisa acreditar nisso para passar por tudo sem desistir.
Quando quiser se sentir mais próximo de Deus
Muitas vezes com a correria da rotina é normal esquecer de separar um tempo para melhorar sua parte espiritual. Dessa forma, quando sentir que esse é o seu caso, é uma boa hora para se ler o Salmos 46 e o Salmos 121 e confiar no Senhor.
Quem escreveu o Salmos 46?
O salmos 46 era um cântico entoado pelos coraítas e era chamado de Santa Confiança, que depois inspirou o Hino de Lutero. Assim, é uma parte da bíblia muito importante já que existem a milhares de anos e sempre carrega uma mensagem tão bonita.
Há quem acredite que o Salmo 46 surgiu como uma forma de enaltecer a vitória de Davi ao derrotar os inimigos do antigo Israel. No entanto, não há um consenso para definir qual opinião pode estar certa sobre esse assunto.
Influências de religiões
Até hoje esse trecho do livro é usado como referência para oração judaica. Mas, o cristianismo também usa esse trecho em várias situações, já que é uma palavra bonita que é capaz de tocar a todos.
Hoje o Salmos 46 está no velho testamento da bíblia e todas as religiões cristãs o consideram. Dessa forma, ele é um dos conjuntos de versos mais interessantes para quem busca por um refúgio nas palavras do Senhor.