Oração de São Valentim: encontre o amor e fortaleça sua relação

A força da fé: veja a oração de São Valentim para atrair a paixão verdadeiro, além de passagens da Bíblia sobre o amor humano e divino

São Valentim, também conhecido como Valentim de Roma ou Valentim de Terni, foi um bispo cristão que viveu durante o Império Romano, mais especificamente durante o século III (ou seja, entre os anos de 201 e 300, de acordo com o calendário atual). Ele é venerado tanto pela Igreja Católica quanto pelas Igrejas Orientais, sendo o responsável pela data do Dia dos Namorados em diversos países.

A seguir, confira a oração de São Valentim e descubra mais sobre a história desse santo.

Veja também a oração de São Miguel Arcanjo

Oração de São Valentim para o amor

Querido Deus, ajude-me a entender o que o amor realmente significa.

Preciso de um amor que seja grande o suficiente para incluir todos nós. Grande o suficiente para abarcar os namorados, os noivos e os casados; que sua paixão um pelo outro ainda seja brilhante e forte.

Que também seja grande o suficiente para cobrir de amor os solteiros, tanto para aqueles que brindam sua independência quanto para os que desejam alguém para compartilhar a vida romanticamente.

Que seja grande o suficiente para todas as pessoas que estão solitárias, viúvas ou de coração partido; que o amor os compreenda e os receba na dor e na tristeza, em vez de excluí-los.

O amor que eu preciso mais do que tudo é o Seu amor. Sem Teu amor, nenhum outro amor jamais será suficiente. E com ele, todo outro amor se torna mais rico, mais verdadeiro e mais gratificante.

Aprendemos de Ti todos os nossos melhores amores: o amor de amigos fiéis, de cônjuges, de pais, de irmãos e de filhos. O amor que se compromete. Amor que se sacrifica. Amor que dá sua vida. Você foi o autor de cada um desses amores, nos ensinou a reconhecê-los, a ansiar por eles e a oferecê-los. Nossos melhores esforços são apenas uma fração da totalidade do Seu amor.

Hoje, que tudo o que eu veja me lembre de Teu amor. Que hoje seja um dia para o amor: amor de verdade, amor gigante, um amor só Teu.

fantasia carnaval 2 1
Fortaleça o amor através da fé (Imagem: © Chermiti Mohamed via Canva.com)

Oração para fortalecer o relacionamento

São Valentim, que semeastes a bondade, o amor e a paz na Terra, sede meu guia espiritual.

Ensinai-me a aceitar os defeitos e as falhas do meu companheiro e ajudai-o a reconhecer as minhas virtudes e vocações.

Vós, que compreendeis os que se amam e desejam ver a união abençoada por Cristo, sede nosso advogado, nosso protetor e nosso abençoador.

Em nome de Jesus, amém!

Leia também: Salmos 30: entenda a importância dele para a sua vida

Oração de São Valentim para reconciliação

Ó, Jesus Cristo, salvador nosso, que veio ao mundo para o bem das almas dos homens, mas que fez tantos milagres para dar saúde ao corpo e amor às almas apaixonadas.

Tu que curou o menino que sofria de ataques e caía na água e no fogo; que libertou aquele que se escondia entre os túmulos do cemitério; que expulsou os maus espíritos dos possessos que espumavam…

Peço-vos, por intermédio de São Valentim, o santo dos namorados, a quem destes o poder de curar os que sofrem de amor, a reconciliação do meu casamento.

Amém!

fantasia carnaval 4
Oração pode fortalecer o amor e a cumplicidade entre casais (Imagem: © jjneff via Canva.com)

Qual o melhor Salmo para o amor?

Na Bíblia, o capítulo 13 de Coríntios traz uma passagem poderosa sobre o amor:

“Ainda que eu falasse as línguas dos homens ou até mesmo dos anjos, mas não fosse capaz de amar os outros, não seria mais do que um sino que badala ou um chocalho barulhento.

Se eu tivesse o dom de profetizar, e se soubesse os mistérios do futuro, e se conhecesse tudo acerca de tudo, mas não amasse os outros, de que me serviria? E até mesmo que tivesse fé, de forma a poder falar a uma montanha e fazê-la deslocar-se, isso não teria valor algum sem o amor.

Ainda que desse tudo aos pobres, e ainda que deixasse que me queimassem viva, mas não amasse os outros, eu não teria nenhum valor.

O amor é paciente e bondoso. Não é invejoso, nem orgulhoso; não é arrogante, nem grosseiro. O amor não exige que se faça o que ele quer. Não é irritadiço e dificilmente suspeita do mal que os outros lhe possam fazer. Nunca fica satisfeito com a injustiça, mas alegra-se com a verdade. O amor nunca desiste, nunca perde a fé, tem sempre esperança e persevera em todas as circunstâncias.

Todos os dons e capacidades especiais que vêm de Deus terminarão um dia, porém o amor há de sempre continuar. Um dia, tanto a profecia, como o falar línguas desconhecidas, como o conhecimento, todos esses dons desaparecerão. Nós agora sabemos muito pouco, mesmo com a ajuda desses dons especiais, e até a profecia mais inspirada é ainda muito imperfeita. Mas quando chegar o que é perfeito estes dons especiais desaparecerão.

Quando eu era criança falava, pensava e raciocinava como uma criança. Mas quando me tornei adulto deixei as coisas de criança. Da mesma maneira, nós agora compreendemos imperfeitamente as coisas como se estivéssemos a ver um reflexo num espelho de má qualidade. Mas um dia virá em que veremos de uma forma completa, face a face. Tudo quanto sei agora é parcial, mas depois verei tudo com clareza, como Deus conhece o interior do meu coração.

Há três coisas que hão de perdurar: a fé, a esperança e o amor. E destas, a principal é o amor.”

Quem foi São Valentim?

Valentim foi condenado à morte por desafiar as leis impostas pelo imperador romano Cláudio II, que havia proibido os casamentos durante as guerras, pois defendia que homens solteiros seriam melhores soldados. Mesmo encarcerado, Valentim recebeu cartas e flores de pessoas que acreditavam no amor e queriam agradecê-lo por unir casais.

Antes de sua morte, no dia 14 de fevereiro de 269 d.C., o bispo escreveu uma carta para a jovem cega filha de um dos seus guardas e, de acordo com a crença, a curou milagrosamente de sua cegueira.

Aproximadamente 200 anos após sua morte, em 496, o Papa Gelásio declarou Valentim como santo e escolheu a data de sua morte como o Dia dos Namorados. Até hoje, o “Valentine’s Day” (em português, “Dia de São Valentim”) é uma das datas mais significativas para celebrar o amor e a afeição entre as pessoas.

fantasia carnaval 1 1
Reconstrução facial forense de São Valentim (Imagem: Cícero Moraes, José Luís Lira, ABRHAGI, Santa Maria in Cosmedin, Marcos Paulo Salles Machado)
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.