Oração de São José Dormindo 2023: como rezar a novena do Papa Francisco

Aprenda a fazer a oração de São José Dormindo, um poderoso instrumento de fépara alcançar proteção, paz, prosperidade e bênçãos divinas

A oração de São José Dormindo é muito popular entre vários cristãos ao redor do mundo, especialmente porque, de acordo com a fé católica, ele foi o santo escolhido por Deus para ser o patrono universal da igreja.

Essa reza ganhou ainda mais notoriedade após o conclave que elegeu o Papa Francisco como líder da Igreja Católica, visto que o sumo pontífice é devoto de São José. Essa devoção, no entanto, a doutrina católica, também estando presente entre fiéis das igrejas ortodoxa, anglicana, entre outras.

O dia 19 de março é conhecido como o dia de São José, data em que cristãos comemoram o marido de Maria e “pai terreno” de Jesus Cristo. Em Portugal, o Dia dos Pais é celebrado nessa mesma data.

A seguir, veja o significado da santidade de São José e aprenda as orações e a novena para o santo.

São José é o santo protetor do que?

São José é o santo padroeiro dos trabalhadores, das famílias, dos carpinteiros, dos órfãos e da própria Igreja Católica, sendo declarado patrono e protetor da igreja pelo papa Pio IX em 1870.

No Brasil, o santo é padroeiro dos estados do Ceará e do Amapá. Em algumas regiões brasileiras, existem fiéis que rezam para ele em tempos de seca e atribuem a chegada das chuvas à intercessão de São José.

Oração de São José Dormindo pelas causas impossíveis

Atualmente, o fiel mais conhecido de São José Dormindo é o Papa Francisco, que mantém uma imagem do santo nessa posição em seu escritório. Essa devoção vem desde quando o atual papa tinha 17 anos e ingressou na Igreja de São José, em Buenos Aires, na Argentina.

A oração a seguir é atribuída como a reza que o papa faz há décadas, mesmo antes de se tornar bispo da igreja.

“Ó glorioso São José, a quem foi dado o poder de tornar possível as coisas humanamente impossíveis, vinde em nosso auxílio nas dificuldades em que nos achamos. Tomai sob vossa proteção a causa importante que vos confiamos, para que tenha uma solução favorável.

Ó Pai muito amado, em vós depositamos toda a nossa confiança. Que ninguém possa jamais dizer que vos invocamos em vão. Já que tudo podeis junto a Jesus e Maria, mostrai-nos que vossa bondade é igual ao vosso poder.

São José, a quem Deus confiou o cuidado da mais santa família que jamais houve, sede, nós vos pedimos, o pai e protetor da nossa, e impetrai-nos a graça de vivermos e morrermos no amor de Jesus e Maria.

São José, rogai por nós que recorremos a vós.”

O pontífice crê que São José é um pai modelo de fé, força e silêncio – e que, mesmo quando está dormindo, cuida da Igreja. Com frequência, o papa coloca notas com pedidos de graça e orações sob a imagem de São José adormecido, pois acredita que Deus também se comunica durante os momentos de descanso.

Leia também: Oração para encontrar seu amor em 2023: aprenda 9 preces poderosas

Oração de São José Dormindo para alcançar uma graça | Novena para São José Dormindo

A oração de São José Dormindo para alcançar uma graça é a mesma que pode ser utilizada em uma novena para o santo, sendo repetida religiosamente ao longo de 9 dias.

“Comecemos, em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.

Ó, São José, cuja proteção é tão grande, tão forte, tão imediata diante do trono de Deus. Eu coloco em vocês a minha seguinte intenção: [citar aqui a sua graça que você quer alcançar].

Ó, São José, assista-me por sua poderosa intercessão. Obtenha para mim, em nome de seu Filho divino, Jesus Cristo, nosso Senhor, as bênçãos espirituais das quais eu preciso para que, depois de me engajar com vosso poder celestial, eu possa oferecer minha ação de graças e minha homenagem ao mais amoroso dos pais.

Ó, São José, nunca me canso de contemplá-lo, tampouco Jesus adormecido em seus braços; não me atrevo a aproximar-me enquanto Ele repousa perto de seu coração. Peça a Ele, em meu nome, e beijai sua cabeça por mim, pedindo para que ele me devolva o beijo no momento em que nos encontrarmos no pós-vida.

Agradeço, São José, patrono da igreja. Amém.”

São José Dormindo significado

A imagem de São José dormindo é uma representação do momento no qual, segundo a Bíblia, ele recebeu a revelação sobre a vinda de Jesus. Até aquele momento, ele ainda não compreendia os planos de Deus para Maria, ou sequer que ele seria considerado o “pai terreno” de Cristo e, consequentemente, de toda a humanidade.

Por isso, São José Dormindo representa o diálogo entre São José e Deus durante o sono. Outro significado atribuído a essa imagem é a disposição em ouvir a voz divina e seguir sua vontade, ainda que isso queira dizer passar por sacrifícios e dificuldades. A posição de sono de José, fragilizada em oposição às demais imagens de santos, pode significar, ainda, a plena confiança que ele tinha na proteção de Deus.

Frequentemente, a figura de Jesus recém-nascido também acompanha a imagem de São José. Essa representação é muito popular na iconografia católica, sendo especialmente associada ao Papa Francisco, devoto conhecido de São José Dormindo.

Em várias passagens do Novo Testamento bíblico, José é descrito como um homem justo e temente a Deus, que aceitou sua missão de proteção e paternidade com humildade e obediência.

sao jose dormindo
Pintura de São José recebendo uma revelação durante o sono; estima-se que o quadro foi pintado entre 1773 e 1774 (Imagem: Anton Raphael Mengs, Public domain, via Wikimedia Commons)

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.