Oração de Santa Cecília para proteção dos músicos

Dia 22 de novembro é o Dia do Músico e também o Dia de Santa Cecília.

Santa Cecília é a padroeira dos músicos, além de ter uma história repleta de milagres e uma fé admirável. A santa é celebrada no dia 22 de novembro, mesma data em que é comemorado o Dia do Músico. Conheça a oração de Santa Cecília, descubra porque ela é a padroeira dos músicos, além de conhecer mais sobre sua história de fé e devoção.

Que dia se comemora Santa Cecília?

Se comemora em 22 de novembro o Dia de Santa Cecília, a mesma data em que se comemora o Dia dos Músicos.

Por que Santa Cecília é padroeira dos músicos?

Santa Cecília teve uma vida breve e morreu torturada, ainda muito jovem. A santa é considerada a padroeira dos músicos, pois quando converteu seu noivo à fé cristã, cantou uma música em louvor a Deus. Também em seus momentos finais de vida, a santa cantou muitos louvores sobre a sua fé e as maravilhas de Deus em sua vida. Por cantar louvores, Santa Cecília é a padroeira dos músicos. Compositores eruditos importantes como Henry Purcell, Georg Friedrich Händel e Benjamin Britten escreveram composições em sua honra.

Veja mais detalhes sobre sua vida e história no final deste post.

Oração de Santa Cecília

“Ó Gloriosa Santa Cecília, apóstola de caridade, espelho de pureza e modelo de esposa cristã!

Por aquela fé esclarecida, com que afrontastes os enganosos deleites do mundo pagão, alcançai-nos o amoroso conhecimento das verdades cristãs para que conformemos a nossa vida com a santa lei de Deus e da sua Igreja.

Revesti-nos de inviolável confiança na misericórdia de Deus,  pelos merecimentos infinitos de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Dilatai o nosso coração, para que, abrasados do amor de Deus, não nos desviemos jamais da salvação eterna.

Gloriosa Padroeira nossa, que os vossos exemplos de fé e de virtude sejam para todos nós um brado de alerta, para que estejamos sempre atentos à vontade de Deus,  na prosperidade como nas provações, no caminho do céu da salvação eterna.

Assim seja.”

Oração de Santa Cecília para os músicos

oração de santa cecília
Foto: Wikipedia

“Ó Virgem e mártir, Santa Cecília, pela fé viva que vos animou, desde a infância, tornando-vos tão agradável a Deus e ao próximo, merecendo a coroa do martírio, convertendo pagãos ao cristianismo, alcançai-nos a graça de progredir cada vez mais na fé e professá-la através do testemunho das boas obras, especialmente servindo aos irmãos necessitados.

Gloriosa Santa Cecília, que os vossos exemplos de fé e virtude sejam para todos nós um brado de alerta, para que estejamos sempre atentos a vontade de Deus, na prosperidade como nas provações, no caminho do céu e da salvação eterna.

Santa Cecília, padroeira dos músicos e artistas, rogai por nós. Amém.”

Oração de Santa Cecília para os ouvidos

“Em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo.

Santa Cecília,
que em santa
glória estejais.

Santa Cecília,
que na Corte Celestial
esparjais os sons
de vossas
divinas músicas.

Santa Cecília,
contrita e cheia
de fé eu vos peço,
sejais minha
advogada, e que
intercedais junto
do Senhor, para
que neste instante
desapareça a terrível
dor de ouvido
que tanto
nos faz sofrer,
e que nos impede
de ouvir
as dulcíssimas
e celestiais notas
de vossas divinas
músicas.

Santa Cecília,
sois a bondade
personificada.

Santa Cecília,
rogai por mim.

Santa Cecília,
rogai por nós.

Amém.”

Ao finalizar, reze o Pai Nosso 3x e o Glória ao Pai 3x.

Oração de Santa Cecília para antes do ensaio

“Deus Todo-Poderoso,
que nos destes a vida,
os sons da natureza, o dom do ritmo,
do compasso e da afinação das notas musicais,
dai-nos a graça de conseguir
técnica aprimorada em nossos instrumentos,
a fim de que possamos exteriorizar
nossos sentimentos por meio dos sons.

Permita, Senhor, que os sons por nós emitidos
sejam capazes de acalmar nossos irmãos perturbados,
curar doentes e animar os deprimidos,
que sejam brilhantes como as estrelas e suaves como o veludo.
Permita, Senhor, que todo ser que ouvir o som dos nossos instrumentos
sinta-se bem e pressinta a vossa presença.

Santa Cecília, padroeira dos músicos, rogai por nós!

Amém!”

História e curiosidades de Santa Cecília

Santa Cecília viveu, provavelmente, no ano de 150 em Roma, na Itália. Foi uma moça prometida em casamento para um jovem chamado Valeriano. Contudo, desde muito nova, tinha uma fé muito grande e em suas orações havia prometido sua castidade para Deus. Em uma noite, Santa Cecília contou sobre sua fé e promessa para o noivo, que foi profundamente tocado pela fé. Naquela mesma noite Valeriano se converteu à fé cristã e posteriormente recebeu o batismo. Ao se converter, prometeu respeitar a escolha de Santa Cecília, tamanha a força das palavras de sua noiva.

oracao de santa cecilia 3
Santa Cecília, Valeriano, e Tiburtius por Botticini (Foto: Wikipedia)

 

Santa Cecília, ao perceber que Deus operava milagres através dela, cantou sua primeira canção para Deus. Conta-se que o canto dizia: “Senhor, guardai sem manchas o meu corpo e minha alma, para que não seja confundida”. Conta-se também que este canto tocou profundamente o coração de todos que o ouviram. Então, a santa passou a ser considerada a padroeira dos músicos e dos ouvidos, desde que foi canonizada.

O prefeito de Roma, Turcius Almachius, ao saber da conversão de Valeriano e seu irmão, quis o tesouro dos irmãos. Contudo, o tesouro já havia sido distribuído entre os pobres, o que causou a ira do prefeito, que exigiu que os irmãos e Cecília renunciassem a fé cristã. Cecília foi torturada durante 3 dias e sobreviveu de forma milagrosa à torturas que outras pessoas não tinham sobrevivido. Os soldados e pessoas que por ali passavam ficaram impressionados e durante estes 3 dias, ouviram suas palavras e muitos se converteram à fé cristã.

Nos seus momentos finais de vida, Cecília cantou sobre as maravilhas de Deus e pediu para que o Papa distribuísse seus bens entre os pobres. O túmulo de Santa Cecília ficou desaparecido por muitos séculos, mas foi encontrado no século IX, pelo Papa Pascoal l. Junto ao túmulo haviam suas relíquias e seu corpo estava intacto, na mesma posição em que foi enterrado, assim como os corpos de Valeriano e seu irmão Tibúrcio. Não há informações exatas de tempo, mas logo após a descoberta de seu túmulo, Santa Cecília foi canonizada.

+ Oração Maria passa na frente

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.