Nhoque da fortuna: tradição italiana de comer nhoque no dia 29 traz sorte

O nhoque da fortuna, também chamado de nhoque da sorte é uma tradição italiana muito popular no Brasil e diz que o prato

O nhoque e outras massas são pratos típicos da culinária italiana e que se tornaram muito apreciados no Brasil. Devido a grande quantidade de imigrantes italianos no país, muitas famílias possuem alguma ligação com essa cultura. E foi assim que se popularizou também a simpatia do nhoque da fortuna, que traz sorte ao ser consumido no dia 29 de todo mês. Então, conheça a história da simpatia, saiba como preparar a receita e como fazer para ter prosperidade.

Qual é a história do nhoque da fortuna?

A simpatia muito famosa no Brasil diz que é preciso comer nhoque no dia 29 do mês para atrair a boa sorte. Mas a origem vem de um santo italiano chamado São Pantaleão, que vagava faminto por um vilarejo. Conta-se que o santo bateu na porta de uma família, que mesmo desconfiada, o acolheu para o jantar. O prato do dia era nhoque, mas a família era pobre e tinha uma pequena quantidade. A refeição rendeu apenas 7 unidades de nhoque para cada pessoa presente, mas foi o suficiente para alimentar São Pataleão. Ao terminar a refeição, para a surpresa da humilde família, o santo havia deixado uma grande quantidade de moedas de ouro embaixo de cada prato.

A incrível história rodou o mundo e se popularizou no Brasil graças a presença da cultura italiana no Brasil que veio junto com os imigrantes. Hoje, seja a família italiana ou não, a tradição é muito celebrada ao comer nhoque todo dia 29 e colocar moedas ou notas embaixo dos pratos.

Qual o significado do nhoque?

O nhoque é uma tradicional massa italiana, feito com sêmola ou farinha de trigo comum, batata e em algumas receitas, ovos. O molho tradicional é de tomate e o prato é servido com um pouco de queijo em cima. Na tradição do nhoque da fortuna a massa está relacionada à boa sorte, generosidade, união e prosperidade financeira. Para isso, se costuma preparar o prato de forma tradicional e comer na mesa com a família reunida.

Receita do nhoque da fortuna

nhoque da fortuna 1
Foto: Canva Pro

Há muitas formas de fazer nhoque, sendo que as famílias de origem italiana normalmente possuem uma receita de família. Aqui, apresentamos uma receita bem tradicional e simples, que pode ser servida com o molho de sua preferência.

Ingredientes

  • 1kg de batatas;
  • 2 xícaras e 1/2 de farinha de trigo;
  • Farinha de trigo para polvilhar;
  • Sal a gosto.

Modo de preparo

  1. Cozinhe as batatas em água salgada até que fiquem macias;
  2. Depois, esprema ou amasse bem as batatas ainda quentes;
  3. Então, vá adicionando a farinha de trigo aos poucos e misturando até que fiquem homogêneo;
  4. Em uma superfície limpa e enfarinhada, divida a massa em rolos de 2,5 cm de espessura;
  5. Em seguida, corte os nhoques em pedaços de 2cm e vá enfarinhando para que não grudem uns nos outros;
  6. Depois, ferva água em uma panela grande e acrescente sal. Em seguida, coloque os nhoques e cozinhe até eles subirem;
  7. Escorra e sirva com molho vermelho.

Tradicionalmente o nhoque da fortuna é servido com molho vermelho simples, mas versões atuais da simpatia permitem que seja feito um molho a bolonhesa, branco e qual for de sua preferência.

Como fazer simpatia do nhoque da fortuna?

Na tradição, São Pantaleão e cada membro da família comeu apenas 7 unidades da massa. Então, é preciso começar a refeição comendo 7 unidades de nhoque, em um dia 29 de qualquer mês. Embaixo de cada prato dos presentes, coloque algumas moedas ou notas de dinheiro. Durante todo o ritual, mantenha o estado de abertura, mentalize a boa sorte e a prosperidade. Além disso, que seja também um momento de união e generosidade entre os presentes na mesa. Na tradição, a refeição acontece no jantar, mas atualmente também é feita no almoço. Fica a seu critério.

Como comer nhoque da fortuna?

nhoque da fortuna
Foto: Canva Pro

O nhoque da fortuna deve ser uma refeição entre familiares e pessoas queridas. É preciso que seja um momento de união, partilha e generosidade. Convide mais pessoas para participar, pois é dividindo que se aumenta a prosperidade e a boa sorte. Na tradição, é preciso comer 7 unidades da massa. Mas calma, não é preciso comer apenas as 7 unidades durante toda a refeição. Mas comece com 7 unidades no prato, coma todas elas e só depois repita.

Oração de São Pantaleão

Antes da refeição, você também pode rezar a oração de São Pantaleão. Confira:

“Senhor,
fazei que não se apague
em nossos corações
a lembrança da
Vossa bondade infinita.

Concedei-nos sentir
o poder de intercessão,
que outorgastes
ao Vosso Santo Mártir,
São Pantaleão,
a fim de que ele
nos socorra,
em dó das circunstâncias
de nossa existência,
quando recorremos
aos seus méritos
para obtermos a Vossa Graça.

São Pantaleão,
refúgio certo de todos
que Vos invocam,
rogai por nós.

São Pantaleão,
refúgio certo de todos
que Vos invocam,
rogai por nós.

São Pantaleão,
refúgio certo de todos
que Vos invocam,
rogai por nós.

Assim seja.

Amém.”

O ritual pode ser feito em fevereiro?

Fevereiro é um mês mais curto, que normalmente só tem 28 dias e então, o ritual não é feito neste mês. Contudo, em anos bissextos, fevereiro passa a ter 29 dias e a simpatia do nhoque pode ser feita normalmente. Por ser uma data mais rara, que acontece apenas a quatro anos, muitas pessoas acreditam que neste dia o ritual tende a ser ainda mais efetivo. Mas segundo a tradição, basta comer o nhoque da fortuna no dia 29 de qualquer mês para a simpatia funcionar.

+ Simpatias com canela

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.