Escalda-pés: para que serve, benefícios e como fazer
A prática pode aliviar dores, trazer relaxamento e tranquilidade e é muito fácil de fazer em casa
O escalda-pés é uma prática milenar, não é à toa que nossas avós já o indicavam após um dia cansativo. Faz parte da medicina tradicional chinesa, a qual aponta que a prática é ideal para equilibrar as energias yin-yang. Por isso, continue lendo, conheça os benefícios e saiba como fazer.
Para que serve o escalda-pés?
De acordo com a medicina tradicional chinesa, o equilíbrio físico, mental e sutil é atingido pelo equilíbrio das energias yin e yang. A extremidade inferior do corpo são os pés, onde está concentrada a energia yin-fria. A prática do escalda-pés, então, pode auxiliar a distribuir melhor a energia ao aquecer essa região. Ainda para a medicina tradicional chinesa, o pé é uma região repleta de terminações nervosas, ligadas aos órgãos do corpo. Sendo assim, é possível ter efeito terapêutico.
Além disso, a prática também é amplamente utilizada para relaxar ao final do dia. Se você passou o dia todo em pé, está com calos ou simplesmente quer tranquilidade, pode ser uma boa fazer aquele escalda-pés. Nos dias frios é ideal para fazer antes de deitar, para dormir com os pés aquecidos. Confira os benefícios da prática:
Benefícios do escalda-pés
- Aquece o corpo, por isso pode evitar resfriados;
- Equilibra as energias yin-yang;
- Traz sensação de relaxamento, aliviando dores;
- O sal grosso auxilia a cicatrizar calos e outros ferimentos nos pés;
- Auxilia na qualidade do sono ao aquecer o corpo;
- Revigora a energia;
- Traz sensação de bem-estar;
- Reduz o stress.
Muito se fala sobre o benefício do escalda-pés para a circulação, porém, até o presente momento não existem comprovações científicas sobre. Sendo assim, nestes casos o ideal é procurar ajuda médica especializada.
Como fazer seu escalda-pés
Agora que você já sabe para que serve e quais os benefícios desta prática, que tal fazer em casa? É muito simples e você vai precisar de poucos itens para fazer. O escalda-pés é basicamente composto por água quente com sal, mas podemos utilizar ervas e outros itens para potencializar o efeito. Confira.
Itens necessários
- Bacia;
- Água quente;
- Sal grosso;
- Ervas de sua preferência;
- Bolinhas de gude ou pedras lisas (opcional).
Modo de preparo
- Aqueça água o suficiente para cobrir os pés e coloque na bacia. Ela deve estar bem quente, até o máximo que os pés aguentarem. Se desejar, deixe água fria próxima para chegar até a temperatura desejada;
- Adicione 2 colheres bem cheias de sal grosso e as ervas da sua preferência;
- Se for utilizar as bolinhas de gude ou pedras, coloque neste momento também;
- Coloque os pés e massageie com as bolinhas ou apenas relaxe;
- Permaneça com os pés imersos enquanto a água estiver quente;
- Por fim, seque os pés e se proteja do frio após a prática, evitando pisar no chão descalça.
É muito importante não passar frio após fazer o escalda-pés, já que pode causar choque térmico. Por isso, deixe meias ou calçados perto de você. Se estiver frio, vista agasalho ou lenço para se proteger.
Quais ervas utilizar no escalda-pés?
As ervas utilizadas no escalda-pés vão depender da finalidade desejada e também do momento em que vai fazer. Por isso, confira algumas sugestões para diferentes momentos e intuitos.
- Alecrim: a nível energético, o alecrim é um ótimo equilibrador. Também ajuda a trazer foco e concentração, além de estimular a criatividade. É ideal para escalda-pés feitos durante o dia, como por exemplo, antes de trabalhar.
- Camomila: calmante e com propriedades sedativas. Vai auxiliar no bem-estar, favorecer o sono e relaxar. Ideal para fazer durante a noite ou em momentos de relaxamento.
- Lavanda: também tem propriedades sedativas, mas é mais refrescante que a camomila. É ideal para fazer antes de dormir em dias que não estão tão frios.
- Arruda: ótima para limpezas energéticas. Vai potencializar o efeito de limpeza do sal grosso.
- Eucalipto: também é ideal para limpezas energéticas. Além disso, seu cheirinho agradável vai trazer relaxamento e o vapor pode auxiliar a descongestionar as vias nasais se estiver com resfriado.
- Rosas: favorecem o amor-próprio e trazem abertura para os processos energéticos. Por isso, são ideais para seu momento de autocuidado e conexão consigo mesma.
- Calêndula: traz energia, criatividade e vitalidade. Ideal para um escalda-pés revigorante e momentos de cansaço.
- Canela: ideal para aquecer o corpo. O cheiro da canela nos remete ao relaxamento e ajuda na sensação de estar bem em casa. Apesar de ser uma planta que traz vitalidade, também pode ajudar a tranquilizar antes de dormir.
Com essa seleção de ervas e o passo a passo que apresentamos você já está pronta para fazer seu escalda-pés. Esperamos que seja um momento incrível e de conexão consigo mesma. Conheça também o ritual de soprar canela.