Como usar Japamala? Conheça o cordão sagrado para entoar mantras

O Japamala é um cordão feito com 108 contas e te ajuda a entrar em processo meditativo, trazendo calma e foco no processo

O Japamala é um cordão com 108 contas que te auxilia no processo meditativo. Para cada uma dessas contas, se entoa o mantra uma vez e, assim, é possível se concentrar no processo meditativo e não na contagem. O uso do objeto sagrado, ainda, ajuda a ter mais foco e aquietar os pensamentos. Por isso, saiba como usar o Japamala e conheça mais sobre essa tradição.

O que é o Japamala?

A palavra Japamala vem do sânscrito, língua indiana utilizada para transmitir saberes tradicionais da cultura.  Japa significa “sussurrar repetidamente”, já Mala significa “guirlanda”. Assim, o Japamala é um acessório espiritual em formato de cordão, feito com 108 contas naturais. Pode ser feito de madeira de diferentes árvores, pedras, ossos, entre outros materiais naturais. O mais tradicional para os hindus é a semente de rudraksha, considerada sagrada na Índia e também conhecida como “lágrima de Shiva”. A tradição pede que os Japamalas sejam confeccionados sempre com contas naturais.

O cordão serve para entoar mantras e possui 108 contas, sendo que para cada conta se entoa o mantra 1x, totalizando 108.

Significado das 108 contas

como usar Japamala
Foto: Canva Pro

Os Japamalas podem ser feitos em diferentes materiais, mas o que todos eles têm em comum é o número de 108 contas. Esse número foi escolhido de acordo com as tradições milenares indianas. Isso porque, o sânscrito possui 54 letras no total, sendo que emitem 54 sons ascendendo e 54 sons descendendo. Assim, são 108 nomes sagrados ou nomes de Ishvara, sendo que para a filosofia védica, Ishvara é o criador do universo e responsável pelo seu funcionamento. Assim, o cordão de 108 contas te auxilia a repetir os mantras no número sagrado, 108 vezes.

Onde colocar o Japamala?

O Japamala pode ser utilizado no seu cotidiano, como um cordão amuleto pendurado no pescoço. Também pode ser utilizado no pulso, como uma pulseira ou ainda, ser segurado nas mãos durante a meditação para recitar os mantras. Ele também pode ser pendurado no ambiente para usar como amuleto.

Como usar o Japamala?

como usar japamala 2
Foto: Canva Pro

O cordão composto por 108 contas vai te ajudar a entoar os mantras 108 vezes, sem perder o foco na entoação. Assim, você se concentra no processo meditativo e no significado do mantra, sem se preocupar com a contagem de vezes. Antes de mais nada, é preciso entrar no processo meditativo para utilizar o Japamala, entenda.

Como usar o Japamala – entre no processo de meditação

Sente-se em uma posição confortável. Pode ser na postura meditativa ou então, em uma cadeira ou sofá. Só é importante permanecer com a coluna ereta durante o tempo de meditação. Depois, concentre-se apenas na sua respiração, contando 1 para a inspiração e 2 para a expiração. Já deixe o Japamala em suas mãos ou ao redor do pescoço para facilitar o uso. Então, quando sentir que está em processo meditativo, inicie os mantras.

Como usar o Japamala passo a passo

  1. Com o dedo médio e o polegar, segure cada uma das contas. Utilize esses dedos para passar as contas durante os mantras;
  2. Não use o dedo indicador, ele não deve tocar nas contas;
  3. A conta central ou cabeça do Guru não é considerada uma conta e não deve fazer parte da entoação dos mantras;
  4. Não deixe o cordão tocar o chão;
  5. Então, entoe um mantra para cada conta, até totalizar as 108 repetições;
  6. Deixe o mantra tocar e repita mentalmente. Ou, se preferir, entoe sussurrando ou em voz alta.

Ao finalizar, guarde o seu Japamala em um local especial. Deixe no seu altar, pendurado ou guarde em uma caixinha de madeira ou feita com outro material natural.

Como usar Japamala para Ho’oponopono?

Hoʻoponopono é uma prática espiritual havaiana, feita há muitos anos e com o objetivo de reconciliação e perdão, além de fortalecer o amor. A prática consiste na repetição de 4 frases curtas, que podem ser repetidas 108 vezes, com a ajuda do Japamala. Veja como usar.

  1. Sente-se confortavelmente e se concentre em sua respiração;
  2. Quando sentir que deixou os pensamentos fluirem, pegue os Japamala entre suas mãos, com os mesmos movimentos explicados acima;
  3. Em seguida, segure uma das contas do Japamala e repita a seguinte afirmação: Sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grata;
  4. Repita a afirmação 108 vezes, alternando entre as contas.

Como escolher um mantra para meditar?

Há muitas opções de mantras, com diferentes finalidades. Contudo, a escolha do mantra depende muito dos seus conhecimentos e o nível de proximidade com o sânscrito. Isso porque os mantras devem ser entoados exatamente com o som desta língua. Por isso, se você é iniciante, não escolha mantras complexos e dos quais você ainda não possui conhecimento. A melhor opção para quem está começando é o mantra Om, considerado o mantra mais importante da tradição, pois nele há o som absoluto. O mantra Om é a semente do universo, na qual todos os outros sons se fecundam.

Para ajudar, utilize um vídeo como este com a repetição durante 108 vezes. Segure uma conta do Japamala para cada entoação.

O Japamala é um acessório incrível para facilitar o processo meditativo, não é mesmo? Então, conheça mais sobre os exercícios de respiração em pranayama.

FONTE: Personare

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.