Caixa explosão: o presente ideal para gastar pouco e inovar

O presente ideal para datas comemorativas é bastante criativo, vai surpreender e também é muito econômico

Precisa dar um presente e não pode gastar muito? A caixa explosão pode ser feita com o que você tem em casa, de forma econômica e bastante criativa. Por ser um presente personalizado também é possível dar aquele toque de personalidade para surpreender essa pessoa querida. Então, veja mais detalhes e como fazer.

O que é uma caixa explosão?

Uma caixa explosão é uma caixa presenteável personalizada, mas não é qualquer caixa. É uma caixa que, ao abrir a tampa, as laterais se abrem e revelam o conteúdo: podem ser fotos, frases, bilhetes, chocolates e o que vai couber. É uma caixa que pode ser personalizada de acordo com a ocasião, como as datas comemorativas ou aniversário. Elas podem ser bem diferentes e há opções elaboradas com diversos tipos de materiais e recheadas com o que você desejar.

Qual o papel usado para fazer caixas explosão?

O papel utilizado para fazer as caixas explosão precisa ser firme e resistente, mas também precisa ser fácil de trabalhar. Assim, é preferível apostar no papel cartão ou na cartolina, por exemplo. Mas também é possível utilizar papelão em caixas maiores e há até mesmo os modelos que não são feitos em papel. Em lojas de artigos em MDF há caixas prontas neste material para serem customizadas. Se utilizar papel, é interessante observar se a cor é bem pigmentada, já que serão feitos cortes e dobraduras que podem prejudicar o resultado final. Então, invista em um papel de boa qualidade!

Caixa explosão para Dia dos Namorados

caixa explosão
Foto: reprodução/ Ana Gonçalves Ateliê

Talvez uma das datas em que esse presente é mais procurado e não é à toa. É um presente pra lá de romântico e conta com a possibilidade de incluir fotos, recados fofos, incrementar com corações e até colocar algumas guloseimas dentro para deixar mais doce. As cores utilizadas geralmente são o preto com vermelho, que remetem ao romantismo, mas você pode escolher outras cores, como o rosa, por exemplo.

caixa explosao 2
Foto: reprodução/ Ana Gonçalves Ateliê

Tutorial

Para fazer essa caixa você vai precisar de papel cartão vermelho e preto ou das cores que preferir. Vai precisar também do Papel Paraná, que é bem rígido, para fazer a base. Os moldes e medidas estão na descrição do vídeo e você poderá fazer tanto com tesoura como com estilete. Escolha também fotos do casal que achar mais bonitas, além de recadinhos fofos. Mas como o presente é personalizado, você pode e deve usar a criatividade para montar. Esse modelinho de caixa também possui uma caixa pequena dentro, que você pode rechear com o que desejar.

Dia das mães

caixa explosao3
Foto: reprodução/ Mari Rangel

Se tem uma coisa que toda mãe ama é uma demonstração de afeto de seus filhos. Assim, a caixa explosão também é um ótimo presente nesta data ou no aniversário dela. Aqui você pode apostar nas cores favoritas da sua mãe ou em tons delicados, como rosa, branco, lilás, entre outros. Mas tudo depende da personalidade da sua rainha. Também é legal rechear com doces, bilhetes e tudo que deixar sua mamis bem contente nesta data.

caixa explosão
Foto: reprodução/ Manuela Rodrigues Bolos

Como fazer a sua

Comece imprimindo os moldes que estão disponíveis na descrição do vídeo, os papéis utilizados são o offset e o perolado. Recorte nos locais indicados e depois cole as mensagens. Você também pode editar com as mensagens que você desejar, o que acha de se inspirar com nossa lista de frases para o Dia das Mães? Esse tutorial é de uma caixinha própria para colocar bombons, então lembre-se de providenciar este detalhe também.

Caixa explosão Dia dos Pais

caixa explosao 6
Foto: reprodução/ Nosso Detalhe

A caixa explosiva também pode ser feita no Dia dos Pais. Para eles, é interessante utilizar cores mais neutras e sóbrias, como preto e branco, azul marinho, verde escuro ou vinho. Também é possível utilizar a cor de papel kraft, para um resultado mais rústico. Dentro da caixinha você pode escrever mensagens, colocar fotos de vocês e rechear com os doces preferidos dele.

Como fazer

O papel utilizado para a caixinha é o kraft em gramatura 240g e 300g para as laterais ficarem bem firmes. Já os detalhes são feitos com papel color plus 180g na cor preta. Para o fundo utiliza-se o papel paraná, para que fique bem firme. Você também vai precisar de colas, diferentes tipos de fitas e tesoura ou estilete. Cole as mensagens em alto relevo para o efeito ficar ainda mais interessante, utilize a fita banana. Finalize com um laço de cetim número 9 para deixar o resultado final ainda mais bonito!

Caixa para bolo

caixa explosao 7
Foto: reprodução/ Calejan Sweet Ateliê de Doces

Com as inovações que surgem no quesito presentes para aniversário, dar um bolo para alguém pode ser um momento grandioso. Para isso, acompanhar com uma caixa sempre vai tornar o momento mais especial, já que é possível escrever mensagens e surpreender com o próprio bolo que estará lá dentro. Se for fazer em casa, é preciso se atentar ao tamanho e peso do bolo, utilizando um papel resistente no fundo para aguentar o peso.

Faça a sua

Essa caixa, além de ter o efeito explosão, também é um lindo cenário para uma festa em casa. Você vai precisar de papel offset tamanho A4 com gramatura de 240g, cola branca, acetato, estilete e papelão para o fundo da bandeja. O arquivo para o molde está na descrição do vídeo e basta seguir essas instruções. Para cortar o papelão é importante não colocar força para não ficar com rebarbas. Para posicionar o acetato, basta cortar nas medidas especificadas e dobrar, não é preciso colar. A caixa comporta um bolo de até 1kg e 1/2.

Caixa explosão com chocolates

Caixa explosão
Foto: reprodução/ Desenharts

A caixa com chocolates ou outras guloseimas é um presente completo. Você pode ou não colocar fotos e mensagens, fica a seu critério. Os itens podem ser bombons, barrinhas de chocolate, balas, cerveja e o que mais você desejar. Essa caixinha pode ser feita para presentear namoro, amigos, mãe, pai e outras pessoas queridas. Lembre-se de escolher as guloseimas preferidas da pessoa para o presente ser ainda mais especial.

Tutorial

Essa caixinha é uma ótima opção para presentear quem você gosta com pouco dinheiro. O valor aproximado é de R$30, mas pode variar para mais ou menos, de acordo com o que você já tiver em casa. O material utilizado é uma caixa de sapato, que provavelmente você já tem em casa. Faça duas tiras largas, de tamanhos iguais, que serão sobrepostas e formarão o fundo e laterais da caixa. Encape com as cores desejadas e cole as guloseimas. Depois basta fazer a tampa e está pronta!

Onde encontrar caixa explosiva?

Se você não tem muito tempo ou jeito para fazer em casa, também é possível comprar a caixa pronta. Em papelarias, lojas de doces e lojas especializadas para presentes é possível encontrar a caixa pronta para ser customizada. Mas em sites como Elo7, Mercado Livre, Shopee, entre outras é possível encontrar a caixa pronta para presentear.

Veja também como fazer lembrancinha de batizado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.