10 tipos de pincéis de maquiagem e para que servem

Parte de saber fazer uma boa maquiagem envolve conhecer os pincéis e saber como cada um deles pode te ajudar

0

Fazer uma boa maquiagem envolve os produtos e as técnicas certas, mas além disso, conhecer os tipos de pincéis de maquiagem. Por isso, além de saber o que fazer em cada etapa, você também precisa conhecer os pincéis e saber exatamente como usar. Por isso, conheça os 10 tipos mais comuns e entenda para que cada um deles serve.

Pincel língua de gato – tipos de pincéis de maquiagem

(Foto: reprodução/My Cilios)

É o pincel básico para aplicação de base, tanto as líquidas, como as cremosas. Oferece uma excelente cobertura, mas é preciso deixar a mão bem leve para não marcar. A dica é colocar a base líquida no dorso da mão, molhar o pincel e só depois aplicar no rosto, com movimentos leves. Para as bases cremosas, aposte em pouca quantidade de produto para não ficar marcado.

Kabuki – tipos de pincéis de maquiagem

(Foto: reprodução/maquiADORO)

É um pincel bem gordinho, por conta do seu grande número de cerdas. Por ter essa característica, é um pincel que proporciona bastante cobertura. Por isso, é indicado para os produtos em pó, como pó translúcido, as bases minerais e também os blushs soltos. Também pode ser utilizado no contorno, quando desejar mais cobertura.

Pincel escova

(Foto: reprodução/Magazine Luiza)

Além de lindo, este pincel traz bastante praticidade para o dia a dia. Seu cabo longo é bem anatômico e fácil de realizar movimentos. Sua principal finalidade é para aplicar produtos líquidos, como bases e até mesmo BB cream. As cerdas são bem macias e espalham o produto de forma uniforme. Para um uso profissional coloque um pouco de produto no dorso da mão, molhe o pincel nele e depois aplique no rosto.

Large powder

(Foto: reprodução/Beleza na Web)

Dentre os tipos de pincéis de maquiagem este é um dos mais conhecidos. Ele é grande e geralmente utilizado para aplicar produtos em pó. É bastante versátil, pois serve para aplicar o pó em todo o rosto, além de ser utilizado para o blush e até mesmo para o iluminador. Em maquiagens bem iluminadas ele é ideal, pois alcança uma boa região das maçãs do rosto de forma que a maquiagem fique uniforme.

Pincel chanfrado grande

(Foto: reprodução/Magazine Luiza)

Um dos tipos de pincéis de maquiagem mais utilizados para o contorno. Embora outros sejam utilizados, este é o que traz mais firmeza nos traços. Seu formato chanfrado angular traz um contorno leve, mas muito simples de ser feito. Ele é anatômico e se adapta às regiões do rosto em que é feito o contorno. Para um efeito natural, aposte em uma pegada leve e em pouca quantidade de produto.

Pincel chanfrado de sombra

(Foto: reprodução/Ei! Make)

Com o mesmo modelo que a versão grande, aqui a diferença além do tamanho é a finalidade. Enquanto o pincel chanfrado grande é ideal para aplicar o contorno e o blush, a finalidade deste é aplicar sombra. Também pode ser utilizado para fazer delineado, mas os seus usos são sempre na região dos olhos. Por seu formato proporciona um traçado reto uniforme e fácil de fazer. Outro uso comum deste pincel é para preencher as sobrancelhas, pois seu formato é ideal também para esse uso.

Esponjinha

(Foto: reprodução/Magazine Luiza)

É o tipo de pincel para sombra mais tradicional e conhecido. Normalmente é ele que acompanha os estojos de sombra. É bem fácil de usar e não tem muitos segredos, já que serve para qualquer tipo de sombra, seja em pó, cremosa ou compacta. Como tem uma precisão alta, deixa a sombra bem marcada. Se desejar algo menos marcado, é recomendável utilizar o pincel de esfumar junto com ele.

Pincel de esfumar

(Foto: reprodução/maquiADORO)

Há vários tipos, sendo que os menores são ideais para fazer detalhes na sombra. Um olho esfumado sempre utiliza esse pincel, já que traz um toque “profissional” para a maquiagem. Geralmente é o último pincel utilizado nos olhos, para fazer o acabamento. As versões maiores também servem para aplicar o corretivo e até mesmo o contorno. Para estes usos ele traz mais leveza para a aplicação e evita que fique com o efeito marcado.

Pincel côncavo

(Foto: reprodução/maquiADORO)

Também conhecido como pincel tradicional de sombra, ele tem as cerdas mais curtas do que o pincel de esfumar. Ele também pode ser utilizado para olhos esfumados, mas deixa um efeito mais marcado. Se desejar um esfumado leve, a dica é não pesar a mão ao utilizar o pincel. Também é ideal para aplicar sombra na região do côncavo, pois se adapta bem a essa região. Deixa menos marcado que o pincel esponjinha, então também pode ser uma opção para aplicar a sombra por toda pálpebra.

Pincel leque – tipos de pincéis de maquiagem

(Foto: reprodução/O Boticário)

Por fim, temos o pincel leque, que possui esse formato inusitado e poucas pessoas que não estão no universo da maquiagem conhecem seu uso. Este pincel tem uma finalidade principal: espanar resíduos indesejáveis de sombra da parte de baixo dos olhos ou de pó. Outro uso é para aplicar iluminador de forma leve, resultando em uma make iluminada e muito natural.

Fazer uma boa make vai muito além dos produtos certos ou das técnicas. Saber sobre os tipos de pincel de maquiagem, bem como saber utilizar cada um é o que garante um acabamento profissional. Confira também como fazer uma automaquiagem perfeita.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade. Tudo bem Mais detalhes