A ordem dos produtos de skincare te deixa confusa? Veja como fazer

Com tantos produtinhos na rotina de skincare aparecem dúvidas sobre a ordem certa de aplicação, descubra para não errar mais

0

Foi-se o tempo em que apenas o protetor solar fazia parte da rotina de skincare. Hoje há uma infinidade de produtos feitos com pesquisa e tecnologia para deixar a sua pele linda. No entanto, com tantos produtos, sobram as dúvidas sobre a ordem crreta de aplicação. Por isso, conheça a ordem dos produtos de skincare e acerte nos seus cuidados diários e semanais com a pele.

Ordem dos produtos de skincare na rotina diurna

ordem dos produtos de skincare
Foto: Unsplash

Quem já faz sua rotina de skincare sabe bem que há uma grande diferença entre a rotina diurna e noturna. Isso porque durante o dia é indispensável o uso do protetor solar, que irá prevenir os danos causados pela exposição aos raios solares. Além disso, há produtos que não podem ser utilizados durante o dia por causarem fotossensibilidade. Portanto, confira a ordem correta dos produtos de skincare para o dia.

1. Limpeza

A limpeza é a primeira etapa dos cuidados diários com a pele. Essa etapa serve para remover poluição, suor, microrganismos, além de criar uma base limpa para a aplicação dos outros produtos. Nenhum produto deve ser aplicado sem a pele estar limpa. É recomendável utilizar um sabonete ou gel de limpeza adequado para o seu tipo de pele. Essa etapa deve ser realizada duas vezes ao dia: ao amanhecer e também antes de aplicar os produtos da rotina noturna.

2. Tônico

Essa etapa é dispensável, mas se você não abre mão de utilizar um tônico, ele deve ser aplicado após a limpeza. Algumas peles não se dão bem com o tônico, pois podem sensibilizar devido a composição. No entanto, ele pode ser interessante para as peles oleosas ou antes de uma maquiagem, por exemplo. É importante deixar secar completamente antes do próximo passo.

3. Séruns de tratamento

Um sérum antioxidante com vitamina C, clareador para remover manchas ou outros tipos de tratamento devem ser aplicados antes dos demais produtos para garantir a máxima absorção. Portanto, aplique logo em seguida após a etapa de limpeza ou após o tônico, se for usar. Essa etapa também não é obrigatória, mas é interessante a partir dos 25 anos para prevenir o envelhecimento precoce ou para as peles com manchas.

4. Hidratante

Feita a aplicação do sérum de tratamento, temos uma etapa que é indispensável: a hidratação. Mesmo as peles mais oleosas precisam dessa etapa para se manterem saudáveis. Se você apenas limpa a sua pele, o resultado pode ser um efeito rebote, que leva a pele a produzir mais oleosidade para compensar. Espere o sérum de tratamento ser absorvido pela pele e aplique o seu hidratante. Seja ele em spray, creme ou mesmo em óleo, a etapa para aplicação é essa.

5. Protetor solar

Tão indispensável como limpar e hidratar a pele todos os dias é a proteção solar. Independente da cor da sua pele ou do clima, aplique o protetor diariamente. Ele previne o câncer de pele, além de prevenir também o envelhecimento precoce causado pelos raios solares. Não dá pra esquecer essa etapa, viu? Aplique uma quantidade generosa e reaplique ao longo do dia se necessário.

Ordem dos produtos de skincare na rotina noturna

Foto: Unsplash

Na rotina noturna temos algumas diferenças importantes. Neste período não aplicamos o filtro solar e podemos contar com produtos específicos para este período. Quem faz tratamento com ácidos, séruns ou outros produtos específicos para este período deve se atentar ainda mais à ordem dos produtos de skincare. Descubra.

1. Limpeza

À noite a limpeza pode ser um pouco mais profunda, utilizando também um demaquilante ou cleansing oil para remover a maquiagem. Depois, aplique o sabonete ou gel de limpeza. A limpeza noturna deve ser mais potente do que a realizada de manhã, já que há mais resíduos na pele neste período. Mas ainda sim, cuidado para não agredir a sua pele, especialmente se ela for sensível e acneica.

2. Tônico

Se você não abre mão do tônico, ele pode sim ser utilizado duas vezes ao dia. Mas lembre-se, sempre com a pele limpa e em poucas quantidades para não agredir a pele.

3. Séruns, ácidos, retinol e outros

Os produtinhos de cuidado noturno como o retinol que contém Vitamina A para produção de colágeno, ácidos e outros produtos para a rotina noturna são aplicados após a limpeza. Assim como na rotina diurna, se você vai utilizar um produto para tratamente e um hidratante, o tratamento deve vir antes. Os produtos mais agressivos devem entrar gradualmente na rua rotina e de preferência com orientação dermatológica. Lembre-se de seguir os conselhos profissionais e também as especificações de cada produto.

4. Hidratante

Por fim, aplique seu hidratante ou sérum de hidratação. Se a sua pele é muito seca pode ser interessante apostar um óleo para nutrir a pele juntamente com o hidratante convencional. Aposte em hidratação extra também nos dias frios para manter a pele radiante.

Mas e as máscaras de tratamento e esfoliação na ordem dos produtos de skincare?

ordem dos produtos de skincare
Foto: Pexels

Algumas etapas da rotina de skincare não fazem parte dos cuidados diários, como é o caso das máscaras e da esfoliação. Por serem mais abrasivas, são recomendadas entre 1 e 2x por semana, com um intervalo de ao menos dois dias. Aqui tudo vai depender do produto utilizado. Há máscaras que também possuem efeito de limpeza e podem ser feitas na pele suja, assim como a esfoliação. Mas no caso de uma máscara de argila, por exemplo, ela deve ser feita com a pele limpa, após a etapa de limpeza.

Com essas dicas você não vai errar mais na ordem dos produtos de skincare, não é mesmo? Confira também dicas para um skincare barato.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade. Tudo bem Mais detalhes