Como ter pele brilhante naturalmente? Aprenda rotina simples de cuidados
Beber água, alimentação balanceada e skincare básico fazem parte da lista.
Manter o viço do rosto e do corpo costuma ser o desafio de muitas mulheres, que podem encontrar problemas com ressecamento ou oleosidade excessiva. Afinal, como ter uma pele brilhante naturalmente? A boa notícia é que adotar hábitos saudáveis e rotina de cuidados adequada pode fazer muita diferença, tanto na saúde quanto na aparência.
O que é pele viçosa?
É uma pele que transmite saúde, ou seja, que funciona adequadamente. Isso se traduz em brilho discreto, tom uniforme, ausência de poros aparentes, aparência hidratada e sem lesões.
Qual a diferença entre pele oleosa e brilhante?
O aspecto diz tudo. Oleosidade traz brilho excessivo, seboso, além de vir acompanhada de poros dilatados e até mesmo a acne. A pele brilhante em harmonia é representada por uma luminosidade discreta, sem aparência gordurosa.
Como recuperar o viço da pele em casa?
Se o seu rosto e o seu corpo estão com aparência opaca ou excessivamente oleosa, que tal marcar uma consulta com o dermatologista? Ele pode analisar as causas e indicar o tratamento adequado. De maneira geral, os cuidados básicos listados abaixo são fundamentais para todos.
Como ter uma pele brilhante naturalmente?
Autocuidado diário é a chave para manter o viço. Tenha em mente que a beleza vem de dentro para fora. Portanto, beba água e invista em alimentação balanceada. Faz bem para a saúde e o resultado será visível na pele.
Outro ponto importante é a rotina de skincare, que deve limpar, tonificar, hidratar e proteger. Primeiro, lave o rosto com sabonete específico para o seu tipo de pele. Chegou a vez de aplicar um tônico. A hidratação é fundamental e não deixa a pele mais oleosa, se for feita com o produto correto para seu rosto. Arremate com protetor solar. Veja detalhes:
1. Hidrate-se por dentro
Ingerir água previne a formação de cálculo renal, inchaços no corpo e no rosto, dores de cabeça por desidratação, além de ajudar na concentração e na memória. Na aparência, se reflete em pele mais hidratada e em unhas e cabelos mais saudáveis.
Não espere sentir sede. Mantenha uma garrafa de água ao alcance para beber com frequência, tanto nos dias quentes quanto nos frios. A quantidade varia de pessoa para pessoa. A recomendação média é de 2 litros por dia, mas o cálculo individual consiste em multiplicar o seu peso corporal por 0,03.
2. Coma bem
A alimentação equilibrada é uma das respostas de como ter uma pele brilhante naturalmente. Reduza açúcar, alimentos industrializados e frituras. Dê preferência para comidas naturais, ricas em vitaminas e oxidantes. Se tem dificuldade em manter ou criar um cardápio saudável, busque a ajuda de um nutricionista ou nutrólogo, que pode identificar as necessidades individuais.
3. Elimine maus hábitos
A pele também está na lista de órgãos afetados pelo cigarro. “Os danos oxidativos são um dos responsáveis por uma pele mais seca. A maior produção de radicais livres inibe a produção de colágeno, proteína importante para hidratar e dar elasticidade à pele”, informou a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
“Outra característica do cigarro contribui para uma pele seca e rígida: quem fuma experimenta a diminuição do diâmetro de seus vasos sanguíneos, a chamada vasoconstrição. O transporte de substâncias importantes para a pele, portanto, torna-se mais difícil”, completou a instituição.
Os códigos de barra – aquelas linhas de expressão que se formam próximas à boca – costumam ser mais intensos em fumantes. São uma consequência da repetição de movimentos dos músculos do rosto ao tragar.
Está mais do que claro que o tabagismo deve ser abandonado. E excesso de bebida alcóolica também aumenta a chance de desidratação e de vermelhidão.
Ah! Não se esqueça de adotar bons hábitos de vida. Tire um tempo para você, medite, pratique atividade física, durma bem…
4. Identifique seu tipo de pele
Agora, vamos para os cuidados externos. O primeiro detalhe é descobrir qual é o seu tipo de pele para, então, adquirir produtos compatíveis com ele. Cosmético para pele seca em uma oleosa pode fazer estragos e vice-versa.
- Pele seca: A perda de água em excesso caracteriza a pele seca, que normalmente tem poros poucos visíveis, pouca luminosidade e é mais propensa à descamação e vermelhidão. Também pode apresentar maior tendência ao aparecimento de pequenas linhas e fissuras.
- Pele normal: textura saudável e aveludada, produzindo gordura em quantidade adequada, sem excesso de brilho ou ressecamento
- Pela mista: É o tipo de pele mais frequente. Apresenta aspecto oleoso e poros dilatados na “zona T” (testa, nariz e queixo), podendo apresentar acne nesta região e seco nas bochechas e extremidades.
- Pele oleosa: Tem aspecto mais brilhante e espesso, por causa da produção de sebo maior do que o normal. Apresenta poros dilatados e maior tendência à formação de acne, de cravos e de espinhas.
Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia
5. Cuide da limpeza da pele
A higiene da pele é de extrema importância para a remoção de agentes infectantes que possam se acumular no dia a dia. Para o rosto, é recomendada sua limpeza duas vezes ao dia (de manhã e à noite).
Use sabonete adequado para cada tipo de pele. “Para peles oleosas a mistas, o ideal é optar por sabonetes à base de ingredientes adstringentes que favorecem a remoção das impurezas e a desobstrução dos poros. No caso das peles secas e normais, o ideal são os sabonetes líquidos com pH neutro, e complementação do processo com loção ou leite (creme) de limpeza”, informou a SBD. Os tônicos ajudam a remover os traços de óleo, sujeira e maquiagem.
6. Hidratação
Tenha em mente que a hidratação externa também auxilia na manutenção do viço e da beleza da pele. Isso porque ajuda a manter a integridade da camada de proteção cutânea e a evitar problemas como descamação, ressecamento, envelhecimento precoce, irritações e infecções.
Use hidratantes adequados para seu tipo de pele e específicos para o rosto e o corpo. Lembre-se que peles oleosas também precisam de hidratação, que deve ser feita com produto oil free, à base de água e que não aumenta a oleosidade.
7. Mais dicas de como ter pele brilhante naturalmente
- Evite o uso excessivo de sabonetes e buchas.
- Evite banhos muito quentes e prolongados, principalmente no inverno.
- Evite realizar esfoliações excessivas na pele.
- Evite exposição solar em excesso. Além de envelhecer a pele precocemente, o hábito pode causar tumores benignos (não cancerosos) ou malignos.
Como saber se a pele está hidratado?
Veja oito sinais comuns da desidratação, listados pelo site Wow! Nutrition:
- A pele arranha com facilidade.
- A pele demora para voltar (ficar lisinha), quando é puxada ou torcida.
- Sofre com descamação.
- Pernas e rosto costumam brilhar demais.
- Sensação frequente de repuxamento.
- Impressão de que a pele é muito fina.
- Sente muita coceira.
- Vira e mexe a pele acaba ficando esbranquiçada.