Como lavar o cabelo corretamente: 8 dicas para cuidar dos fios
Lavar os cabelos faz parte da rotina básica de cuidados com os fios, mas você sabia que há formas corretas de fazer isso?
Se você é antenada com os cuidados dos cabelos ou não, uma coisa é certa: você lava os seus cabelos. Mas além de lavar os fios periodicamente, também há formas de como lavar o cabelo corretamente. Por isso, selecionamos x dicas para acertar nos cuidados capilares e melhorar a aparência do seu cabelo. Confira!
Como lavar o cabelo corretamente
Lavar os cabelos corretamente faz parte da rotina básica de cuidados com os fios, por isso, é preciso ter atenção nesta etapa. Saiba qual shampoo usar, a temperatura correta da água, a frequência e muito mais. Confira 7 dicas certeiras de como lavar o cabelo corretamente.
1. Escolha o tipo de shampoo correto para o seu cabelo
Antes de mais nada, é preciso conhecer os tipos de shampoo disponíveis e qual deles é o mais indicado para o seu cabelo. Já que um cabelo oleoso e um cabelo seco ou danificado possuem necessidades muito diferentes. Portanto, saber qual o produto certo já ajuda muito na saúde e na beleza dos fios. Conheça os tipos:
- Shampoo anti-resíduos: é o tipo de shampoo que mais limpa e portanto, não deve ser utilizado sempre. Mas pode ser utilizado há cada 15 dias pelos cabelos mais oleosos ou então, para abrir bem as cutículas dos fios para receber um tratamento mais potente;
- Shampoo transparente: é um shampoo com aparência transparente, podendo ou não ter cor, tem aparência de detergente. Pode ser utilizado no cotidiano pelos cabelos oleosos, pois limpa bem. Mas também pode ser alternado com outros shampoos;
- Shampoo perolado: é um meio termo entre o transparente e o cremoso. Ele limpa bem, mas não resseca os fios danificados. É indicado para os cabelos comuns, aqueles que não são secos, nem oleosos. Também pode ser alternado com outros tipos no cotidiano;
- Shampoo cremoso: é um shampoo que além de limpar, faz um tratamento nos fios. Geralmente é um shampoo com aparência de creme e que não espuma muito, pois na maioria das vezes é sem sulfato. Por isso, é recomendado para os cabelos secos, crespos e cacheados. Também pode ser utilizado alternado com o perolado, por exemplo;
- Co-wash: o co-wash não é um tipo de shampoo, mas sim uma técnica de lavar os cabelos utilizando condicionador. Mas é preciso se atentar aos condicionadores que podem ser utilizados para essa finalidade. Já existem condicionadores próprios para o co-wash. A técnica é amplamente recomendada para os cabelos crespos ou muito secos, pois o shampoo tende a ressecar mais.
Além de conhecer os tipos de shampoo, você precisa observar como seu cabelo reage a eles. Pode ser necessário intercalar um shampoo transparente com um perolado, por exemplo. É interessante testar alguns produtinhos para descobrir qual é o melhor e também a frequência correta de cada um deles.
2. Não use água muito quente
Um banho quente pode parecer uma oportunidade maravilhosa para relaxar, mas é preciso ter cautela. Isso porque a água quente pode ser prejudicial tanto para os cabelos como para a pele. Especialmente quem tem cabelos oleosos ou muito secos, pode observar uma piora nessas condições. Além disso, a água quente faz os cabelos tingidos desbotarem mais rápido e pode embaraçar os fios. O ideal é utilizar água morna, pois ela ajuda a remover a fazer a limpeza e manter a saúde dos fios.
3. Utilize shampoo apenas na raiz
Essa dica é válida principalmente para os cabelos secos, finos e que embaraçam com facilidade. Os cabelos cacheados são os mais beneficiados em aplicar o shampoo apenas na raiz. Além disso, não utilize muito produto. Apenas uma quantidade do tamanho de uma moeda é o suficiente para todo o couro cabeludo. Aplique na palma da mão e apenas depois nos cabelos. Se desejar, repita o procedimento mais uma vez.
4. Faça movimentos gentis
Nada de esfregar seu couro cabeludo com força, viu? Faça movimentos gentis, com as pontas dos dedos, sem utilizar as unhas. Além de machucar, esfregar o couro cabeludo com força pode enfraquecer os fios e prejudicar o crescimento. Também pode aumentar a oleosidade, já que a produção de sebo aumenta nestes casos. Uma boa massagem no couro cabeludo também torna o momento mais relaxante. Experimente!
5. Saiba a frequência correta necessária para o seu cabelo
Cada cabelo possui sua frequência e espaçamento na higienização dos fios. Há cabelos que podem ser lavados todos os dias, outros que podem ser lavados em dias alternados e ainda, os que se comportam melhor com mais espaçamento. Os cabelos oleosos podem ser lavados todos os dias ou em dias alternados, é preciso testar para observar o que é melhor. Já os cabelos crespos e secos, podem ser lavados 2x por semana. Mas não há um intervalo correto, é preciso testar diferentes frequências e o observar o que é melhor para o seu.
6. Além do shampoo
Além do shampoo, o tratamento é uma parte importante do momento de lavar os fios. Há cabelos que se comportam bem apenas com shampoo e condicionador, outros que precisam de um cronograma capilar completo. Se o seu cabelo é seco ou está danificado, alterne hidratação e nutrição nas lavagens, além de uma boa reconstrução a cada 15 dias ou 1x ao mês.
7. Seque sem esfregar
Além de saber como lavar o cabelo corretamente, é preciso secar corretamente. Nada de esfregar a toalha nos cabelos, viu? Prefira as toalhas de algodão e seque gentilmente, apenas para retirar o excesso de água. Assim você evita quebras, além de diminuir o frizz. E nada de passar muito tempo com a toalha na cabeça, pois pode prejudicar o couro cabeludo.
Essas dicas certamente te mostraram como lavar o cabelo corretamente, não é mesmo? Afinal, lavar os cabelos faz parte dos cuidados básicos e garante mais vitalidade e beleza para os fios. Confira também as melhores opções de shampoo para queda de cabelo.
9. O que não fazer ao lavar os cabelos
- Tente não esfregar o shampoo até fazer espuma. Isso pode deixar seu cabelo crespo e quebrá-lo. Em vez disso, basta massagear o couro cabeludo com o shampoo, deixando-o formar uma espuma por conta própria.
- Não aplique condicionador no couro cabeludo, especialmente se ele for oleoso.
- Evite usar produtos que não sejam projetados para cabelos tingidos, se você já tem cabelos tingidos.
- Evite usar água quente. Isso vai deixar seu cabelo seco e danificado.
- Tente não secar o cabelo quando ainda estiver molhado. Isso causará os mesmos problemas do uso de água quente.
- Não esfregue uma toalha no cabelo depois de lavá-lo. Em vez disso, passe suavemente a toalha no cabelo.
Dica extra para cabelos tingidos
Cabelo tingido e com coloração também precisa ser lavado com menos frequência. Quanto menos vezes seu cabelo for lavado, mais tempo sua cor durará.
No entanto, isso pode ser um desafio para cabelos tingidos que também são oleosos. Você pode ajudar a reduzir o número de lavagens usando shampoo seco em dias alternados.
Não importa quantas vezes você lave o cabelo tingido, sempre certifique-se de que seu shampoo, condicionador e produtos de modelagem sejam projetados para cabelos com coloração. Isso ajuda a garantir que menos pigmento seja perdido.
Alguns produtos podem até ser aprimorados com pigmentos que são depositados no cabelo a cada uso, levando a uma melhor vibração geral.