Como fazer o esmalte durar mais: 12 truques infalíveis

O esmalte convencional pode durar até 9 dias nas unhas ao seguir alguns truques e esmaltar corretamente as unhas

Se você tem o hábito de fazer as unhas certamente não dedica mais do que um dia por semana para a manutenção. Contudo, antes de esmaltar as unhas novamente é comum que o esmalte descasque, perca o brilho e prejudique o seu visual. Mas você sabia que tem como fazer o esmalte durar mais? A forma como você faz as suas unhas, além de cuidados antes e depois é o que determina quanto tempo seu esmalte vai durar.

Por isso, listamos 12 truques simples e infalíveis de como fazer o esmalte durar mais. Confira!

Quanto tempo dura o esmalte?

Tudo depende do tipo de esmalte. Os esmaltes comuns duram em torno de 5 e 7 dias, mas com os truques que você vai conhecer ele pode durar até 9 dias. Contudo, os esmaltes em gel duram entre 15 e 20 dias nas unhas, sem perder o brilho e sem descascar. Mas é preciso fazer as unhas com uma profissional para utilizar este produto. Afinal, o esmalte em gel exige técnicas diferentes da esmaltação convencional, seja na aplicação ou na remoção.

O que faz o esmalte descascar rapidamente?

  • Camadas muito grossas de esmalte: quanto mais grossas as camadas, mais o esmalte tende a sair com facilidade das unhas;
  • Esmaltes velhos ou vencidos: sabe aquele esmalte grosso e difícil de aplicar? O ideal é diluir para facilitar a aplicação e aumentar a durabilidade. Quanto aos vencidos, além de descascarem rápido, também favorecem infecções;
  • Esmaltação de maneira não uniforme: camadas disformes formam bolhas e descascam rapidamente;
  • Não usar base antes da esmaltação: a base ajuda a fixar o pigmento do esmalte nas unhas. Sem ela, o visual dura muito menos;
  • Não usar top coat: o top coat é um produto pensado para aumentar a durabilidade do esmalte. Sem ele, a duração é muito menor.

Muitos fatores pode fazer o esmalte descascar rapidamente. Ao saber o que não fazer ao esmaltar, você já garante que alguns erros sejam deixados de lado. Agora, confira como fazer o seu esmalte durar mais nas unhas com 12 truques.

1. Mantenha as unhas bem limpas antes de aplicar o esmalte

Pode parecer que não faz nenhuma diferença, mas deixar as unhas bem limpas antes de aplicar o esmalte influencia no tempo de duração. Isso porque, se há resquícios da última esmaltação, se torna mais fácil que o esmalte descasque. Devido ao relevo que se forma, é mais fácil que o novo esmalte descasque rapidamente naquela região. Portanto, um dos segredos para o esmalte durar muito é cuidar as unhas desde antes de esmaltar. Então, remova qualquer traço do esmalte antigo com atenção.

2. Comece com uma camada de base

Com a cutilagem feita e as unhas prontas para serem esmaltadas, aplique uma camada de base para proteger as unhas. Pode ser uma base fortalecedora, como por exemplo, as com óleo de cravo. Além de cuidar das suas unhas, a base garante um acabamento mais liso e uniforme, aumentando a duração do esmalte.

3. Esmalte com camadas finas

Sabe quando o esmalte sai quase por completo da unha? Isso acontece, geralmente, quando há camadas muito espessas de esmalte. Camadas muito grossas prejudicam a aderência do esmalte às unhas. Então, faça uma camada de cada vez, aguardando a anterior secar e sempre com camadas finas.

4. Aplique top coat ao finalizar

O top coat é um produto idealizado para aumentar a durabilidade do esmalte, além de trazer brilho para as suas unhas. Não se esqueça de aplicar quando o esmalte estiver quase seco e sempre com camadas bem finas. Aplique uma camada extra se desejar mais proteção, mas sempre com cuidado.

5. Deixe o esmalte secar completamente

Fez as unhas com pressa e precisa fazer outras tarefas? É comum que o esmalte descasque por ser danificado. O ideal é reservar um momento em que não precise tomar banho ou realizar tarefas domésticas logo após pintar as unhas. Você sabia que o esmalte leva até 12h para secar completamente? Portanto, se você pintar as unhas durante a noite e ir dormir, corre o risco de acordar com as unhas carimbadas. É interessante evitar o contato com água e vapor por pelo menos 2h após esmaltar as unhas.

6. Lixe as pontas das unhas para evitar que descasque

como fazer o esmalte durar mais 3
Foto: Canva Pro

Com o esmalte completamente seco ou pelo menos 2h após esmaltar, lixe as pontinhas das unhas com cuidado. O truque serve para remover os excessos de esmalte que ficam nessa região e fazem com que descasque rapidamente. Você também pode utilizar um palito e removedor de esmalte para remover o excesso das pontas, mas sempre com muito cuidado.

7. Aplique uma camada de esmalte metalizado

como fazer o esmalte durar mais
Foto: Canva Pro

Pode parecer estranho, mas os esmaltes metalizados ajudam o seu esmalte a durar muito tempo! Isso acontece porque o esmalte possui glitter, o que traz mais aderência ao esmalte, mas atenção, tem que ser com glitter bem fino. Caso contrário, sua unha ficará com textura. Aplique a base e na sequência, aplique uma camada do esmalte metalizado. Por fim, esmalte com a cor desejada. Para esmaltes escuros, os dourados e prateados não interferem na cor. Mas se o esmalte for claro, aplique um tom perolado.

8. Como fazer o esmalte durar mais com vinagre

  • Umedeça um algodão com vinagre, deixando bem úmido;
  • Então, aplique em todas as unhas;
  • Depois, espere secar muito bem, sem manipular nada enquanto as unhas secam;
  • Na sequência, aplique uma base fosca em todas as unhas;
  • Em seguida, aplique um esmalte metalizado, conforme a dica anterior;
  • Depois, basta aplicar seu esmalte de preferência e usar as outras dicas que já trouxemos.

Além da dica do vinagre, este vídeo fala sobre as demais dicas que já trouxemos até aqui. Um ponto importante é esperar cada camada secar por pelo menos 2 minutos antes de aplicar a próxima. Isso faz com que seu esmalte dure muito! Veja mais detalhes no vídeo.

9. Aplique uma camada extra de top coat nas pontas das unhas

Essa dica funciona da mesma forma que a dica da lixa e serve para proteger os cantinhos da descamação. Aplique o top coat como mostra a imagem abaixo, de forma lateral nas pontinhas nas unhas e também atrás das unhas. Como essa região sofre mais impacto, a proteção extra vai evitar que o esmalte descasque por pelo menos uma semana.

como fazer o esmalte durar mais
Foto: reprodução/ Niimakeup

10. Reaplique a base nos dias seguintes

Você pode reaplicar a base diariamente se desejar uma duração superior a sete dias. Reaplique no dia seguinte após a esmaltação, no próximo e em todos os outros se desejar. Mas sempre com camadas finas e bastante cuidado, para não ficar marcado.

11. Esmaltação com glitter

Se você já usou esmalte com glitter sabe como ele é super difícil de remover, não é mesmo? Por esse motivo, se você deseja unhas que durem por muito tempo, que tal aplicar o glitter? Você pode aplicar tanto por cima de todas as unhas ou só nas pontinhas, na região que descasca com mais facilidade. O glitter pode ser aplicar dias após a esmaltação para disfarçar possíveis imperfeições.

12. Use luvas para as tarefas domésticos

Lavar louças, limpar a casa, lavar banheiro, entre outras tarefas domésticas são as maiores responsáveis pela baixa duração do esmalte. Como não é possível deixar de fazer essas tarefas, uma dica interessante é aposta nas luvas para fazer as tarefas domésticas. Assim, você mantém as unhas linhas e ainda evita os possíveis danos dos produtos de limpeza nas mãos.

Como disfarçar esmalte descascado?

como fazer o esmalte durar mais 2
Foto: reprodução/ Niimakeup

 

Se apesar de todas essas dicas, seu esmalte descascou e você não vai ter tempo para fazer as unhas, é possível disfarçar. Para isso, pegue um pequeno pedaço de esponja de cozinha e aplique um pouco de esmalte nele, conforme mostra a imagem. Então, aplique nas pontas das unhas ou outras regiões com o esmalte descascado. Por fim, aplique o top coat novamente.

Veja também como pintar as unhas em casa para um resultado profissional.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.