Como cuidar de cabelo ondulado: guia completo

Os cabelos ondulados precisam de cuidados específicos para essa textura, incluindo as formas de lavar e produtos utilizados

0

Nem liso, nem cacheado, o cabelo ondulado tem suas características próprias e por isso, precisa de cuidados especiais. Desde a forma de lavar, até a finalização dos fios, todas as etapas contribuem para um cabelo ondulado bonito, saudável e mais definido. Por isso, veja um guia completo de como cuidar de cabelo ondulado.

Tipos de cabelos ondulados: reconheça o seu

Você provavelmente já passou algum período da sua vida acreditando que seu cabelo é um liso diferente ou ouviu expressões como “liso rebelde”. Se você já passou por isso, talvez o seu cabelo seja ondulado! E antes de saber como cuidar dele, é preciso saber identificar para direcionar melhor os cuidados.

Os cabelos são divididos em categorias de acordo com a textura, sendo que os ondulados recebem o número 2. Então, dentro desta categoria há 3 classificações, desde o menos ondulado, até o mais definido. Por isso, conheça os tipos de ondulado com fotos e principais características para comparar com o seu.

Ondulado 2A

como cuidar de cabelo ondulado
Foto: reprodução/ CECÍLIA MELLO

 

Dentre os cabelos ondulados, o tipo 2A é o mais próximo dos lisos. As ondas são bem abertas e pode ser que o cabelo seja liso na raiz e em algumas mechas. É um cabelo que tem mais dificuldade em definir, ondula apenas levemente a partir da metade do comprimento. Assim, é recomendável usar produtos que ativem as ondas e que não pesem nos fios.

Ondulado 2B

Foto: reprodução/ @maridn

Já no tipo 2B as ondas são mais visíveis e começam a se formar já na raiz. Elas são ondas mais marcadas que o tipo 2A e é comum que o cabelo também tenha mais volume. É um tipo que costuma ter mais frizz e se isso for um incômodo, é possível apostar em produtos que controlem o frizz.

Ondulado 2C

Foto: reprodução/ Marília Aguena

Por fim, o cabelo ondulado do tipo 2C está bem próximo dos cacheados. Pode ter a raiz lisa, mas a partir da altura do rosto já começa a apresentar ondas bem definidas. É um cabelo que define sem grandes dificuldades, sem precisar de ativadores de ondas. As ondas também duram por mais tempo, especialmente com os produtos indicados para este tipo de cabelo.

E então, conseguiu descobrir qual é o seu tipo de ondulado? Agora é só conhecer os cuidados necessários para deixar suas ondas ainda mais lindas!

O que fazer para ter um cabelo ondulado bonito? 8 dicas de cuidados

como cuidar de cabelo ondulado
Foto: reprodução/ Luiza Rossi

Para ter um cabelo ondulado bonito não há muitos segredos. Basta se atentar ao que você faz no dia a dia e incluir alguns hábitos na sua rotina. Além disso, vale conhecer o seu cabelo, saber quais produtos se adaptam bem a ele e assim, conquistar um ondulado para se orgulhar. Vejas os cuidados:

1. Cuidado ao escovar os fios

Os cabelos ondulados e cacheados são naturalmente mais secos, pois a oleosidade natural do couro cabeludo não chega com tanta facilidade ao comprimento. Então, tenha muito cuidado ao escovar para não causar quebras, especialmente se o seu cabelo é fino. Para desembaraçar, você pode usar os dedos, um pente de madeira ou uma escova especial para os cabelos cacheados ou ondulados. Veja nossa lista de melhores opções de escova para cabelo cacheado.

2. Penteie de baixo para cima

Seu cabelo costuma formar nós? A melhor forma de desembaraçar é de baixo para cima. Isso porque é muito mais fácil remover os nós assim do que passar a escova diretamente da raiz. Escovar assim também garante a saúde dos fios, pois evita as quebras.

3. Não penteie os cabelos secos

Se você quer evitar o frizz e manter a definição, jamais penteie seus cabelos ondulados secos. Prefira desembaraçar sempre no banho ou com os cabelos úmidos e leave in. No dia a dia, use apenas as pontas dos dedos para ajeitar o visual. Mas se ainda sim precisar pentear os cabelos secos, umedeça com um spray e aplique um leave in. Penteie com delicadeza e amasse as ondas para retomar a definição.

4. Considere fazer low poo

O sulfato presente nos shampoos convencionais pode ser bastante prejudicial aos cabelos ondulados e detonar a definição. É por isso que boa parte dos produtos disponíveis para essa curvatura são liberados para low poo. E o que isso significa? Significa que os shampoos não possuem agentes sulfactantes agressivos e vai limpar sem danificar os fios. Já os demais produtos precisam ser livres de petrolatos para que não acumulem nos fios. Basta observar os rótulos, pois eles informam se são liberados para low poo.

5. Não friccione a toalha ao secar

Se o frizz é um problema, evite friccionar a toalha nos cabelos ao secar após lavar. Isso porque esse movimento causa uma estática, responsável por levantar os fios e causar o temido frizz. Faça movimentos suaves e delicados. Você também pode substituir a toalha por uma camiseta de algodão, que diminui ainda mais a estática e ajuda os cabelos a definirem com mais facilidade.

6. Tenha um produtinho day after em mãos

Dificuldade em manter os cabelos ondulados definidos por vários dias seguidos? Você pode usar um pouco de day after para umedecer o cabelo e amassar levemente para estimular a definição. Para os cabelos finos ou que pesam com facilidade, misture o produto com um pouco de água em um frasco spray. Você também pode utilizar um creme multifuncional que já gosta para a misturinha.

7. Faça umectação capilar

A umectação capilar se trata de um método em que se utiliza óleo vegetal nos cabelos com a finalidade de nutrir os fios. Ela é feita com óleos 100% vegetais que permanecem no cabelo durante um período entre meia hora e até algumas horas. Se os seus cabelos pesam com facilidade, use óleos mais leves como semente de uva, jojoba ou amendoas.

8. Use produtos leves

Muitas onduladas relatam que os cabelos pesam com muita facilidade. Por isso, é importante utilizar produtos formulados especialmente para essa curvatura de fios. Além disso, evite cremes com muito óleo ou manteigas se o seu cabelo pesa com facilidade. Outra opção é diluir os produtos em água antes de usar para não pesar, especialmente o leave-in.

Como acabar com o frizz do cabelo ondulado?

Seguindo as dicas acima já é possível controlar o frizz. Contudo, as principais dicas para lidar com o problema são manter o cabelo sempre hidratado e isso inclui não lavar os fios em excesso e utilizar um shampoo que não seja agressivo. No dia a dia, é possível contar com um leave in específico para o cabelo ondulado ou um óleo finalizador.

O que fazer para deixar o cabelo ondulado naturalmente?

  1. Com os cabelos limpos e úmidos, divida ao meio;
  2. Então, aplique seu creme de pentear, leave-in ou outro produto que já costuma usar. Sempre em pouca quantidade;
  3. Espalhe bem o produto no cabelo e penteie com os dedos, suavemente;
  4. Na sequência, com uma toalha de microfibra ou camiseta de algodão, aperte o cabelo para retirar o excesso de água e produto. Com movimentos leves;
  5. Amasse até sentir que tirou todo o excesso e continue amassando com as mãos;
  6. Se desejar, use um pouco de mousse para garantir mais definição. Mas essa etapa é opicional;
  7. Por fim, esperar secar naturalmente e está pronto.

Essa finalização é ideal para todos os tipos de cabelo ondulado, mas é ainda melhor para os finos, que têm mais dificuldade de definir. Veja os detalhes no vídeo.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade. Tudo bem Mais detalhes