Como clarear o cabelo com camomila e iluminar os fios naturalmente
Há anos os efeitos clareadores da camomila são utilizados para clarear os fios. Entenda se funciona mesmo e veja como fazer
Há tratamentos caseiros que passam de geração para geração e esse é o caso do clareamento capilar com camomila. Você provavelmente já ouviu falar dessa técnica, que consiste em aplicar o chá concentrado nos fios e deixar agir por alguns minutos. Também é possível expôr o cabelo ao sol para potencializar ainda mais. Mas será que funciona mesmo? Continue lendo, descubra e veja como clarear o cabelo com camomila passo a passo.
Como clarear o cabelo com camomila?
Existem muitas opções para quem quer clarear o cabelo, mas a maioria desses métodos trazem podem danificar ou ressecar os fios. Por isso um das receitas mais antigas é a camomila, graças às suas propriedades naturais.
A camomila contém três flavonoides chamados epígeno, quercetina e azulino. Epígeno e azuleno atuam juntos para iluminar o cabelo, enquanto a quercetina é o que ilumina o cabelo. Esse flavonoide possui uma enzima que pode limitar a produção de melanina, que é a mesma que dá cor aos seus fios, assim como à sua pele.
Pode não ser tão rápido quanto os tratamentos químicos, mas com o tempo, os tratamentos com camomila também podem clarear os fios. E o melhor: sem todos os danos e quebras possíveis.
Agora que você já sabe que a técnica funciona, que tal testar em casa? Lembre-se de utilizar um chá bem concentrado! Além disso, se desejar potencializar, você pode ficar no sol por mais tempo, só tome cuidado para não se queimar. Utilize protetor solar.
- Faça um chá de camomila bem concentrado;
- Em seguida, aplique nos fios por completo ou apenas nas partes que desejar, como as pontas, por exemplo. Também é possível fazer mechas;
- Vá ao sol e exponha seus cabelos, até que eles sequem naturalmente;
- Quanto mais escuro o cabelo, mais será necessário fazer o processo novamente até obter o resultado desejado.
Como clarear o cabelo com produtos com camomila
Além do chá de camomila é possível utilizar produtos que contenham a camomila para melhorar ainda mais os resultados do clareamento. A youtuber utiliza shampoo clareador com camomila, além do chá e também uma loção clareadora. Veja o vídeo para ver os resultados, detalhes sobre os produtos e também como utilizar.
Como clarear o cabelo com camomila e canela
Outros produtinhos caseiros também ajudam a clarear os fios, é o caso da canela, do leite e também das cascas de cebola. Este passo a passo vai te mostrar como fazer uma misturinha com tudo isso para clarear os fios. Não se preocupe, ela não deixar cheiro e não resseca o cabelo.
Você vai precisar de:
- Camomila;
- Água;
- Meio copo de leite;
- Cascas de 5cebolas;
- 1 pau de canela.
Como preparar
- Comece fazendo um chá de camomila bem concentrado;
- Com a panela ainda no fogo, adicione meio copo de leite;
- Adicione as cascas das cebolas, mexendo sempre;
- Coloque a canela em pau e deixe ferver por mais alguns minutos;
- Coe e deixe esfriar;
- Passe para um spray e aplique nos cabelos e deixe agir;
- Por fim, lave como de costume.
No vídeo é possível observar os efeitos bem visíveis no cabelo.
Benefícios da camomila para os cabelos
- Hidrata: a planta possui efeito emoliente e por isso pode ser utilizada em misturinhas caseiras para potencializar ainda mais as hidratações;
- Reduz a oleosidade: além de hidratante, a camomila também é levemente adstringente. pois é adstringente. Experimente aplicar um pouco na raiz após lavar os fios;
- Proporciona brilho: o chá de camomila concentrado nos fios ajuda o cabelo a ficar mais luminoso, com aspecto saudável, além de trazer ótimos reflexos. Sabe aquele efeito iluminado de salão? Pois é, a camomila pode ajudar nisso!
Quando não usar camomila no cabelo?
Apesar de ser algo natural e sem grandes problemas, é preciso tomar alguns cuidados. Cabelos danificados podem sofrer quando expostos ao sol repetidas vezes. Além disso, o procedimento não é recomendado para cabelos escuros, já que não é capaz de clarear estes cabelos. Cabelos tingidos também não conseguirão obter resultado. O ideal é que seja realizado em cabelos virgens e naturalmente claros, para potencializar e clarear alguns tons.
Também é preciso se atentar aos cuidados com a exposição ao sol. Passe protetor solar na pele e evite o sol dos horários mais quentes do dia, prefira o começo da manhã ou fim da tarde.
Se você gosta de receitinhas caseiras, confira também como fazer hidratação com óleo de coco.