Cabelos anos 80: dicas de penteados incríveis para você fazer

Os penteados de cabelos anos 80 entraram para a história. Isto porque, ordem não era a palavra da vez nessa moda. Contudo, essa tendência está de volta com força total e já tem muitas adeptas famosas, com penteados como as tranças twist. Então, saiba mais.

Quais as principais características dos cabelos anos 80?

O volume é uma marca registrada nesse tipo de penteado retrô. Portanto, a chapinha e outros meios de alisar os fios ficaram para trás. Assim, torna-se comum o uso de:

  • Cabelos cheios;
  • Ondas e cachos com ou sem definição;
  • Cores e exageros que chamam a atenção;
  • Franjas para todos os tipos de fios.

Para compor o visual, os frufrus, hoje chamados de scrunchies não podem faltar. Ou seja, são os elásticos de cabelos cobertos com tecido em cores vibrantes. Dessa forma, algo que até a década passada era visto como cafona, agora é elegante.

O que era moda na época?

Assim como os cabelos anos 80, as roupas também eram chamativas. Isto porque, as mangas bufantes e as ombreiras davam volume ao corpo. Enquanto as polainas, os paetês e as pochetes traziam as cores de destaque no look.

mulher negra de cabelo cacheado vermelho com vestido branco e preto e salto alto. Ela está sentada em uma calçada posando para foto
Legenda: Dentre os cabelos anos 80, os fios cacheados tinham grande destaque. Imagem de Godisable Jacob no Pexels.

Tipos de penteados de cabelos femininos

O principal deles é o Shaggy hair, ou, em português, felpudo e desalinhado. Desse modo, para ter tal efeito, corta-se os fios em camadas de forma irregular. Então, a técnica aumenta o volume e dá um ar despojado à aparência. Além de muito estilo, é claro.

Mullet

É um tipo de corte para quem tem personalidade e gosta de um visual ousado. Isto porque, este penteado de 1980 é mais curto na frente e mais longo atrás. Assim, com um corte assimétrico, as laterais também são menores. Logo, cai bem em todos os tipos de fios.

Swag

Similar ao Mullet, esta versão é mais longa e com melhor caimento nos cacheados. Então, as camadas irregulares e sem conexão umas com as outras são o ponto chave. Desse modo, a ideia é dar volume e movimento aos fios, além de ser prático.

Amarração no alto da cabeça

Como a moda era madeixas cheias, o truque virou febre na época e agora também. Portanto, essa moda de cabelos anos 80 visa amarrar os fios no topo da cabeça. Seja apenas uma parte ou ele todo, com o scrunchy. Assim, a ideia é ganhar volume.

Quais são os cortes de cabelos masculinos anos 80?

O Mullet também era uma opção para os homens naquela época. Nesse sentido, as madeixas longas e com volume eram um traço marcante neles. Além disso, tinham os cortes:

  • Bandas glam: voltado ao rock e com personalidade andrógina;
  • Punk rebelde: o moicano é um exemplo;
  • Jheri Curl: longo e úmido para fios crespos usado por Michael Jackson;
  • Molhado: as pomadas e géis davam tal aspecto, mesmo com os fios secos.

Dentre estes cabelos de 1980, contudo, o Mullet é o único que tem adeptos hoje. Assim, os rapazes optam por versões mais modernas do corte. Bem como, também, o uso do bigode

Como são as franjas nos cabelos anos 80?

Comuns em quase todas as opções, esse penteado tem um aspecto diferente de outras épocas. Isto porque, franjas crespas e cacheadas não eram bem vistas até pouco tempo atrás. Contudo, na década de 80 elas foram tendência com as seguintes características:

  • Repicado na lateral;
  • Pontas desconexas e irregulares;
  • Efeito cortina, que pode ser repartida ao meio.

Este último tem o meio menor do que as laterais. Assim, a ideia do corte é emoldurar o rosto e dar um aspecto descontraído à aparência. Além disso, é uma forma de liberdade para quem tem fios cacheados. Uma vez que, agora, não precisam mais alisar a franja.

mulher loira com roupa roxa e óculos rosa. Ela está usando um penteado de coque em cada um dos lados da cabeça
Legenda: As franjas são tendências atemporais e sempre estão presentes nas passarelas. Imagem de wayhomestudio no Freepik.

A onda dos cabelos cacheados na década de 1980

Na época, o penteado anos 80 era o pigmaleão, hoje chamado de shag. Nesse sentido, como a ideia era ganhar volume, os fios cacheados eram o melhor caminho. Assim, grandes artistas da música e filmes investiam nesse visual de cabelos armados.

Truques usados para cachear os cabelos anos 80

Um deles é o permanente. Ou seja, um tratamento químico para enrolar os fios. Dessa forma, é feito com o mesmo produto para alisar. Contudo, finaliza-se com rolinhos (bob’s). Então, como pode ser agressivo, usa-se em cabelos lisos que suportem o produto.

Para quem já tem os fios ondulados, portanto, esta é uma época de ouro. Isto porque, não é mais necessário alisá-los. É preciso somente investir em bons produtos finalizadores de cachos. Assim, com o truque certo pode-se ter um lindo penteado de 1980.

Legado dos cabelos anos 80

O principal deles são a liberdade e a expressão. Afinal, tanto homens quanto mulheres podiam usar tipos de cortes cheios de personalidade. Apesar de isso parecer comum hoje em dia, não era assim em épocas anteriores. Então, a década foi marcante.

Não é à toa que os penteados desse tempo voltaram à moda. Ou seja, eles foram diferentes de tudo até ali e marcaram gerações. Assim, representam sentimentos e toda uma história.

Acontecimentos da época

A década de 1980 tem vários marcos importantes que deram início ao que vive-se hoje. Então, na tecnologia, os computadores pessoais foram criados. Na música, álbuns como Thriller foram lançados. Bem como, outros avanços no cinema e nas ciências.

Os penteados de cabelos anos 80, portanto, são uma parte de tal evolução. Uma vez que junto às cores, os cortes transmitem atitude, autonomia e coragem para ousar. Logo, são uma boa representação dessa década cheia de fatos que mudaram o rumo da história.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.