5 cuidados que você deve ter com seu cabelo na academia

Se você faz academia é preciso ter cuidados antes, durante e depois do treino. Saiba o que fazer e também o que não fazer com os fios

0

Malhar é praticamente um estilo de vida para algumas pessoas, que chegam a frequentar a academia todos os dias. Mas você sabe o que fazer com o seu cabelo na academia? Cuidados antes, durante e após o treino são necessários para garantir não só a beleza dos fios, como também a saúde. Então, confira 5 dias do que fazer com o seu cabelo na academia e saiba também o que evitar.

1. Cuidado com a higienização em excesso

Lavar o cabelo após o treino pode até ser essencial para você, mas muitos cabelos sofrem com a higienização em excesso. Cabelos naturalmente secos, como os crespos e cacheados, podem sofrer com a falta da oleosidade natural. Já os cabelos oleosos podem produzir ainda mais sebo como efeito rebote das lavagens em excesso. Não há uma regra única quando se trata de lavar os cabelos, então é importante se atentar à saúde dos fios. Cabelos danificados também podem sofrer com a higienização em excesso e neste caso, pode ser necessário apostar em um shampoo mais suave, como os liberados para low poo.

Se os cabelos já foram lavados e você sente que ainda precisa de limpeza, uma boa opção é apostar no shampoo seco. O produto mantém o aspecto limpo por mais tempo e não será necessário lavar o cabelo novamente no mesmo dia.

2. Aposte no cronograma de cuidados capilares

Apenas shampoo e condicionador não são o suficiente para manter os cabelos bem tratados, especialmente se você lava todos os dias. A rotina de cuidados depende muito do tipo de cabelo, sendo que os cabelos oleosos possuem uma necessidade menor de hidratação. Ainda sim, esses cabelos precisam ser hidratados, com máscaras mais leves e menos oleosas. Já os cabelos secos, cacheados e crespos precisam se atentar ao cronograma capilar intercalando hidratação e nutrição entre as lavagens, além de fazer uma reconstrução a cada 30 dias. Mas se o cabelo está danificado, então é recomendável fazer a etapa de reconstrução a cada 15 dias.

3. Como proteger o cabelo do suor na academia?

Você já deve ter reparado que a maioria dos shampoos hoje em dia vem com os dizeres “sem sal” na embalagem. Isso porque o sal e outros sulfatos podem ressecar e danificar os cabelos. Então sim, o suor é prejudicial aos fios e é preciso proteger os cabelos dele, já que possui sal. Para proteger, é aconselhado aplicar um pouco de óleo vegetal nos cabelos, que irá impedir que os fios absorvam o suor. Pode ser óleo de argan, jojoba, semente de uva ou outros óleos próprios para os cabelos. Aplique uma pequena quantidade e não se preocupe, após lavar os fios ele sai completamente.

4. O que fazer com o cabelo na academia?

Se os seus cabelos são longos, a melhor forma de prevenir frizz, nós e o próprio contato com o suor é prender os fios. Mas atenção, não prenda os cabelos muito forte e nem uso o mesmo penteado todos os dias. Cabelos presos com força e especialmente no rabo de cavalo podem causar cabelos fracos e até mesmo queda capilar na região com o tempo.

Neste vídeo há ótimas ideias de penteados para variar o visual e garantir a saúde dos cabelos.

5. Pode ir para a academia com o cabelo solto?

cabelo na academia
Foto: Pexels

Poder, até pode. Mas é preciso se lembrar que quanto maior o contato do cabelo com a sua pele, maior será o contato dos fios com o suor, ainda mais se o seu cabelo é longo. O cabelo solto na academia também não é interessante por outros motivos, já que ele pode prender nos equipamentos e causar quebras. Também pode não ser muito prático para quem tem o cabelo muito longo. Mas se ainda sim você quiser ir com ele solto, aposte no óleo vegetal para proteger contra o suor.

O que NÃO fazer com seu cabelo na academia

Foto: Pexels

Além dos cuidados com o cabelo antes, durante e após o treino, há conselhos do que não deve ser feito com seu cabelo na academia. Saber o que fazer e também o que não fazer com o cabelo na academia vai te ajudar a manter não só a beleza, como a saúde das suas madeixas. Confira o que não fazer com o seu cabelo na academia.

Prender o cabelo muito apertado

Prender o cabelo muito apertado pode ocasionar quebras por puxar demais os cabelos. Além disso, também é um dos fatores que causa dores de cabeça após o treino. Então, cuidado com a força! Uma boa opção para evitar quebras devido a prender os cabelos é substituir o elástico por uma presilha.

Usar o mesmo penteado todos os dias

Da mesma forma que prender os cabelos muito apertado pode prejudicar os fios, usar o mesmo penteado todos os dias também. Pode até ser que você ame o rabo de cavalo, mas sabia que prender os cabelos todos os dias do mesmo jeito pode causar quebras? Isso porque a mesma região sofre uma força todos os dias, o que enfraquece os fios daquela região específica. Com o passar do tempo pode até causar quedas em certos pontos. Se você já passa por algum problema de queda capilar é interessante prestar ainda mais atenção.

Usar chapinha ou secador após o treino

Após o treino, se você prendeu os cabelos, é comum que ele fique com um aspecto sem volume e um pouco amassado. Então, algumas mulheres podem querer usar a chapinha, o secador e até mesmo o babyliss para finalizar os cabelos. Mas esse é um erro que pode detonar a saúde dos fios! Jamais use procedimentos térmicos com os cabelos sujos, pois eles vão ficar ainda mais ressecados pela presença do sal.

Não lavar os cabelos muito sujos após o treino

Pode até ser que você não goste de lavar os cabelos todos os dias, mas em alguns casos é necessário. O excesso de sujeira no couro cabeludo pode entupir os folículos capilares, causando quedas e nascimento de fios fragilizados. Então, se você sua muito ou já estava com os cabelos sujos antes da academia, lave os fios após o treino. Mas novamente, não há uma regra geral para higienizar os fios, tudo depende de como eles reagem. Conheça bem o seu cabelo.

Os cuidados com o cabelo na academia são muito importantes antes, durante e após o treino. Se ainda há dúvidas ou problemas relacionados ao assunto, procure um cabeleireiro de confiança ou dermatologista especialista em cabelos. Assim, seu corpo e seus cabelos vão ficar lindos e saudáveis!

+ Legendas para foto na academia

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade. Tudo bem Mais detalhes