Botox capilar é opção para hidratar e reduzir volume e frizz
Apesar do nome, o procedimento não tem relação com a toxina botulínica aplicada no rosto
Cabelos bonitos e saudáveis são o sonho das mulheres. A lista de tratamentos é grande e conta com o botox capilar. Apesar da fama, costuma causar muitas dúvidas. Muitas interessadas não sabem exatamente como atua e para quem é realmente indicado.
Vem como uma alternativa para aumentar a hidratação, reduzir o volume, tirar o frizz e conferir mais resistência. O Dicas Delas preparou um guia completo para esclarecer o assunto. Confira!
Qual a função do botox para o cabelo?
Não tem relação alguma com a toxina botulínica aplicada no rosto para provocar o relaxamento dos músculos e suavizar rugas e linhas de expressão. Mas o nome botox capilar vem do fato de renovar o cabelo, corrigindo danos, assim como acontece com a pele no outro procedimento.
O produto promete reconstituir a estrutura das madeixas e repor a massa perdida. Assim, confere hidratação profunda, nutrição, brilho e maciez, além de realinhar os fios e reduzir o volume. Sabe o frizz, aqueles fios arrepiados? Também tendem a sair de cena.
Segundo os fabricantes, não possui cheiro forte, não faz fumaça e nem provoca ardência no couro cabeludo. O procedimento é idealmente realizado por um profissional especializado em salão. Primeiro, deve-se realizar a limpeza com xampu antirresíduos. Com os cabelos secos apenas com o auxílio da toalha, chegou a vez de passar o botox em todo o comprimento, evitando a raiz. O tempo de espera é de cerca de 20 minutos e o enxague deve ser parcial. Para secar e alinhar, usa-se secador, escova e chapinha. Pensa que acabou? Ainda é preciso lavar novamente para retirar todo o resíduo e fazer uma nova finalização.
Possíveis benefícios do botox capilar:
- Hidratação profunda
- Redução do volume
- Redução do frizz
- Cabelo mais brilhante e macio
O botox capilar é indicado para quem?
É especialmente recomendado para cabelos rebeldes, ondulados, crespos e com frizz, que pedem por reforço na hidratação e redução de volume. O efeito esperado é o de alinhar as fibras e dar resistência aos fios.
Quanto tempo dura?
O resultado do botox capilar pode variar dependendo do tipo, estado e condições dos fios. A durabilidade gira em torno de 20 a 50 dias, mas pede-se para não reaplicar em intervalos menores que de 50 dias.
O que é melhor: progressiva ou botox?
Muitas pessoas acham que botox capilar é uma forma de alisamento, mas não é. Por isso não pode ser comparado à escova progressiva, que altera a estrutura do cabelo para deixá-lo liso. O que acontece é que o tratamento confere maior hidratação e reduz o volume, podendo dar a impressão de que o fio alisou.
Quais os riscos?
Botox capilar não é um alisamento, mas fique atento à embalagem do produto. Não pode conter adição de formol ou glutaraldeído. Como qualquer item novo para seu cabelo, faça o teste em uma pequena mecha para garantir que não tem alergia. Ao notar qualquer incômodo, não prossiga com o tratamento. Recomenda-se conversar com o dermatologista antes de incluir qualquer proposta à sua rotina de cuidados com a beleza.
Para evitar problemas ou corte químico (quebra da fibra capilar decorrente de um procedimento químico), as etapas de aplicação devem seguir à risca as indicações do fabricante. Converse com o cabeleireiro sobre todos os procedimentos e produtos que utilizou recentemente, porque pode haver incompatibilidade. A coloração deve ser evitada, normalmente, 15 dias antes e 15 dias depois.
Possíveis riscos do botox capilar:
- Alergia e outros incômodos de pele
- Incompatibilidade com procedimentos recentes, levando a problemas nos fios
Cuidados com o botox capilar:
- É fundamental seguir com atenção as medidas recomendadas para fazer o tratamento, caso contrário, o resultado pode não ser o esperado.
- Algumas pessoas podem apresentar reações alérgicas. Portanto, é sempre importante fazer um teste antes da aplicação.
- O tratamento sem formol não é contraindicado para grávidas, mas é sempre importante consultar a opinião do médico.
Como fazer botox capilar em casa?
Você vai precisar de:
- Produto para botox capilar
- Secador de cabelo
- Chapinha (prancha)
- Xampu antirresíduo
Modo de Fazer:
- Lave o cabelo com xampu antirresíduo.
- Seque os fios com o auxílio de uma toalha, mas sem esfregar.
- Com o auxílio de um pente e pincel, inicie o processo de aplicação por todo o comprimento dos fios em mechas finas, respeitando 1cm da raiz.
- Deixe o produto agir de acordo com o tempo indicado pelo fabricante. No vídeo, foram 20 minutos.
- Após o tempo de pausa, remova o excesso com pente ou leve enxágue, removendo cerca de 50% do produto (conforme indicação na embalagem).
- Seque o cabelo com escova e secador.
- Finalize com prancha.
- Lave o cabelo para remover todo o produto.
- Seque com toalha e secador e finalize como desejar.
Fonte: canal da Fernanda Coelho, no YouTube
E aí, gostou das dicas de botox capilar? O Dicas Delas preparou mais conteúdos sobre beleza dos cabelos, incluindo hidratação com água de arroz e receitas caseiras de hidratação para cabelos cacheados. Confira!