Automaquiagem: um guia descomplicado para iniciantes
É possível se maquiar em casa, basta um pouco de técnica. Saiba o que é a automaquiagem, o que vai precisar e aprenda a fazer com dicas simples
Saber se maquiar garante muita praticidade no dia a dia. Isso porque podem surgir eventos de última hora ou então, você apenas pode desejar estar maquiada todos os dias. É por isso que aprender a automaquiagem vai facilitar a sua vida. Confira os itens necessários, dicas e também passo a passo para praticar.
O que é automaquiagem?
Como o próprio nome já diz, a automaquiagem é o ato de se maquiar sozinha. É sobre aprender técnicas para realçar a sua beleza com o uso da maquiagem e sentir liberdade ao fazer. É sobre saber passar um batom sem borrar, acertar o delineado de forma simétrica, saber fazer um contorno bem feito e muito mais. Mas sobretudo, a automaquiagem serve para encontrar o seu estilo de maquiagem preferido e arrasar nele. Se maquiar sozinha é sobre autonomia e diversão.
Qual a diferença entre automaquiagem e make profissional?
A técnica é a principal diferença, já que para se maquiar sozinha não é preciso conhecer tantas técnicas. Para se tornar uma maquiadora profissional é preciso saber sobre diferentes tipos de maquiagem e quais são mais adequadas para cada ocasião. Além disso, colorimetria, visagismo, entre outros conhecimentos são necessários. Quando você aprende a maquiar si mesma você aprende muito sobre o que gosta e a make se adequa ao seu estilo. Já para a maquiagem profissional é preciso atender os gostos alheios.
O que precisa para fazer automaquiagem?
Não é preciso ter muita coisa para fazer uma boa make em casa. Além disso, sua lista de itens pode ser adaptada de acordo com o que você gosta em uma maquiagem. Por exemplo, há quem não prefere maquiagens mais naturais e não vai precisar de tantos itens. Ou então, quem gosta de makes diferentes pode gostar de ter mais itens. Portanto, tudo vai depender do que você espera da sua maquiagem. Assim, confira a lista de itens para automaquiagem que preparamos.
- Conjunto de pincéis: vale investir em um conjunto completo ou nos avulsos, tudo depende do que você deseja com a make;
- Primer: é opcional, mas é recomendado para preparar a pele para receber a make. Suaviza manchas, espinhas e poros;
- Base: escolha uma base de cobertura média, pois ela vai se adequar tanto para maquiagens leve como noturnas e mais elaboradas;
- Corretivo: ideal para suavizar manchas mais escuras ou olheiras, mas é um item opcional. Se você já está satisfeita com a cobertura da base ele é dispensável;
- Pó: existem muitas opções, sendo o pó translúcido o mais recomendável. Ele ajuda na durabilidade da make, além de deixar o acabamento mais profissional;
- Paleta de sombras e blush: você pode até pensar que a sombra e o blush são dispensáveis, mas quando ver o passo a passo vai perceber que não. A sombra ajuda a criar profundidade no olhar e o blush traz um aspecto de saúde para a pele. Invista em uma paleta que já venha com os dois produtos para economizar. Há também opções ainda mais completas;
- Iluminador: uma pele bem iluminada traz um visual mais natural, não é mesmo? Além disso, esse produto te permite criar makes incríveis e criativas. Invista em um tom que se adapte a diversos tipos de maquiagem, mas se desejar, compre também um colorido;
- Máscara de cílios: dispensa explicações, já que cílios longos e volumosos trazem muito charme para a maquiagem;
- Batom: para começar, você pode investir em duas opções, um nude para o dia a dia e um mais escuro para outras ocasiões. Escolha as cores que mais gostar;
- Delineador: o modelo em gel proporciona um acabamento mais profissional, mas em caneta é mais fácil de usar para iniciantes.
10 dicas para arrasar na automaquiagem mesmo sendo iniciante
Make dia a dia ou mais elaborada, não importa a situação, essas dicas vão te ajudar a se maquiar de forma profissional em casa. Com treino e prática sua maquiagem vai melhorar com o passar do tempo. Veja 10 dicas que vão te ajudar a fazer maquiagens lindas!
1. Mantenha a skincare em dia
A principal dica para uma maquiagem bem feita é que a sua pele esteja bem cuidada. Isso porque quando a pele está ressecada a maquiagem tende a craquelar. Além disso, uma pele bem cuidada garante que a maquiagem fique mais fácil de fazer. Os cuidados diários com a pele também ajudam a regular a oleosidade e manter uma aparência saudável. Além disso, sempre aplique um hidratante antes de preparar a pele para que a make dure mais.
2. Prepare a pele
Uma pele bem preparada é a base da sua maquiagem. Você decide se aplica o primer ou não, mas é recomendável especialmente para maquiagens que precisam durar bastante tempo. Para a base, você pode utilizar um pincel ou a ponta dos dedos, use o que te der mais segurança. Evite passar muitas camadas de base, para que a pele não craquele. Sempre aplique base no pescoço, para uniformizar o tom e deixar o acabamento mais natural.
3. Aplique o corretivo
Aplique o corretivo depois de aplicar a base, pois assim sua maquiagem vai durar por muito mais tempo e não vai craquelar. Utilize em pontos específicos, como olheiras ou manchas que deseja suavizar. Para aplicar nas olheiras, faça pequenas bolinhas em formato de triângulo e finalize com um pincel.
4. Finalize com o pó
O pó compacto ou translúcido garante um bom acabamento para a pele e faz sua make durar por mais tempo. É dispensável para o dia a dia, mas faz diferença nas maquiagens mais elaboradas. Se você tem dificuldade com o pó compacto, prefira o translúcido ou o banana, pois são mais fáceis de espalhar. Espalhe sempre uma pequena quantidade para o efeito ficar bonito e natural.
5. Atenção às sobrancelhas
As sobrancelhas são a moldura do seu olhar, por isso, dê atenção à elas na maquiagem. Você pode preferir elas mais marcadas e utilizar sombra e pincel para preencher. Existem também produtos próprios para essa finalidade e vale a pena investir caso desejar. Mas não há problema em deixar as sobrancelhas naturais, pois esse detalhe também confere beleza à sua make e foi-se o tempo em que as sobrancelhas precisavam ser super modeladas. Para as sobrancelhas naturais, utilize um pente ou rímel incolor.
6. Use o pincel de forma leve
Blush, sombra e contorno são etapas um pouco mais difíceis e que precisam de treino e prática. A dica mais importante para quem está começando é utilizar o pincel de forma leve, já que assim a maquiagem ficará mais natural. Invista em pincéis pequenos e mantenha a mão o mais leve possível. Assim, se você errar, também será bem mais fácil de corrigir.
7. Aplique o rímel da raiz para as pontas
Um erro bastante comum na hora de aplicar o rímel é passar o produto apenas nas pontas dos cílios. Para conferir mais volume e alongamento, comece pela raiz até chegar nas pontas. E se borrar, espere secar para limpar. Utilize um cotonete seco, vai facilita bastante. O pincel tipo bolinha é ideal para iniciantes, pois permite movimentos mais pontuais e por toda extensão dos cílios.
8. Ilumine em pontos estratégicos
Uma make bem iluminada se torna muito mais natural. Ilumine o topo das bochechas com um pincel, a ponta do nariz e também o queixo. Se você preencheu suas sobrancelhas, finalize com um pouco de iluminador embaixo. Utilize o pincel de forma leve e aplique pouco produto para dosar bem a quantidade.
9. Hidrate os lábios
Assim como a pele deve ser hidratada, os lábios também precisam de cuidados. Utilize balm labial diariamente e aplique uma pequena camada antes de passar o batom. Para aplicar o batom, comece fazendo um X nos lábios e depois preencha. Opte pelos batons cremosos, pois são mais fáceis de aplicar para quem é iniciante.
10. Treine muito
O treino leva à perfeição em tudo nesta vida e com a maquiagem não é diferente. O objetivo não é que você se torne uma profissional e não erre nunca, mas que encontre o seu estilo de maquiagem. Assim, você vai conseguir se maquiar com liberdade e praticidade, tanto no dia a dia, quanto em ocasiões formais.
Automaquiagem: passo a passo em vídeo
Agora que você já viu a teoria, vamos para a prática, pois só se aprender a fazer treinando. Selecionamos três vídeos para treinar maquiagem simples, com olho esfumado e também uma make completa para ocasiões mais formais. Pegue suas makes e bora praticar as três.
Automaquiagem simples
Comece por este vídeo para aprender dicas importantes para se maquiar em casa. O vídeo mostra como modelar a sobrancelha, como preparar a pele e ensina uma maquiagem básica para qualquer ocasião. Além disso, o vídeo mostra que não é preciso ter muitos produtos e nem muito tempo para aplicar as dicas no dia a dia.
Maquiagem com olho esfumado
Comece lavando o rosto e hidrate. Depois, hidrate também os lábios para garantir um efeito sem craquelar. No vídeo você vai aprender a fazer uma pele completa com primer, base e corretivo. Além disso, você vai conferir dicas de produtos e como comprar. Por fim, aprenda também como fazer um olho esfumado simples.
Maquiagem completa
Depois de dois tutoriais simples, também é possível aprender uma maquiagem completa para as ocasiões mais formais. Neste vídeo você vai aprender a fazer contorno, cola cílios postiços, fazer uma sombra complexa e muito mais.
Com treino e prática a sua maquiagem vai se aperfeiçoar, mas além de beleza, se maquiar é sobre se divertir e se sentir bem consigo mesma. Confira também como limpar pincel de maquiagem.