Argila verde: aprenda 3 receitas para pele e cabelos
Os tratamentos naturais ganham cada vez mais espaço na rotina de skincare. As argilas são ótimas opções para inserir nos cuidados com a pele e entre elas, a argila verde é a mais indicada para as peles oleosas. Quem tem acne e excesso de oleosidade pode se beneficiar com esse tipo. Além disso, ela também pode ser utilizada nos cuidados com o corpo e cabelos. Conheça os benefícios e saiba como usar.
Para que serve?
A cor verde dessa argila é devido ao óxido de ferro, uma substância na qual essa argila é rica. Além desse composto, também há magnésio, potássio, cálcio, fósforo, manganês, zinco, entre outros compostos. Por conta dessa composição a argila verde é benéfica para muitas questões. A forma mais utilizada é como máscara facial, mas também pode ser utilizada no couro cabeludo para controlar a oleosidade. Além disso, também pode ser um ótimo tratamento para suavizar olheiras e celulites.
A argila é facilmente encontrada em lojas de produtos naturais em pó. Mas também é possível encontrá-la em cosméticos prontos, em formato de máscara facial, produtos capilares, entre outros cosméticos.
Benefícios da argila verde
- Equilibra a oleosidade da pele: as peles oleosas e acneicas são as que mais podem se beneficiar com essa argila. Possui ação adstringente, antibacteriana e levemente esfoliante, que ajuda a combater cravos e espinhas. Além disso, também equilibra a produção das glândulas sebáceas, diminuindo a oleosidade;
- Suaviza olheiras: os compostos da argila verde ajudam a melhorar a vascularização do local onde é aplicada, além de realizar uma drenagem. Também tem ação revitalizante, que realiza um lifting na região. Portanto, é capaz de melhorar a aparência das olheiras e bolsas embaixo dos olhos;
- Mantém o couro cabeludo saudável: quem possui cabelos oleosos também pode se beneficiar com essa argila. Ela equilibra a oleosidade do local e ajuda a tratar a caspa (dermatite seborreica). Também possui ação anti-inflamatória, contribuindo para a limpeza e crescimento saudável dos cabelos;
- Contra celulites: os cuidados corporais também entram na lista de benefícios. Por conta de sua ação tensora e anti-inflamatória, a argila pode ser aplicada em regiões com celulite. O produto atua realizando a drenagem do local, diminuindo inchaço causado por retenção de líquidos e amenizando a celulite.
Como usar: 3 receitinhas para aproveitar os benefícios
Depois de conferir os benefícios da argila verde, chegou a hora de conferir como preparar para aproveitar suas propriedades. De forma geral, ela pode ser utilizada como máscara facial, para os cabelos e também para amenizar celulites. Veja como fazer cada uma delas e aproveite os benefícios.
1. Máscara facial
- Utilize um recipiente de vidro ou cerâmica (evitando plásticos e metais que podem reagir com a argila);
- Coloque 1 medida de água para 2 de água;
- Misture bem até obter uma textura cremosa;
- Aplique em todo o rosto e deixe agir durante 20 minutos;
- Enxágue apenas com água e finalize com seu hidratante facial.
Você também pode adicionar 1 gota de óleo essencial de acordo com as finalidades desejadas. Faça essa máscara 2x por semana para obter mais resultados. E não se esqueça de hidratar a pele após fazer a máscara, para que ela não fique ressecada.
2. Detox capilar
- Prepare a argila verde utilizando 1 medida de água para 2 de argila;
- Com os cabelos secos, antes de lavar, aplique em todo couro cabeludo com ajuda de um pincel;
- Deixe a argila secar e lave o cabelo normalmente.
Essa máscara vai equilibrar a oleosidade do couro cabeludo, ajudando a tratar a caspa e outras dermatites. Você pode fazer até 1x por semana para mais resultados. Também é possível adicionar um OE de sua preferência, confira óleos essenciais para cabelo e escolha qual usar.
3. Para celulite e redução de medidas
- Prepare a mistura utilizando 1 medida de água para 2 de argila;
- Aplique na região desejada, como por exemplo, glúteos, abdômen, coxas ou onde mais desejar;
- Cubra a região com uma manta específica para essa finalidade se desejar potencializar os efeitos. Também é possível envolver com plástico filme;
- Deixe agir até secar e depois enxágue.
O procedimento pode ser realizado até 2x na semana para ter mais efeitos. Se sentir algum desconforto, como o aquecimento excessivo da região, suspenda o uso.
Contraindicações
O uso da argila verde é relativamente seguro, sendo que não há nenhuma contraindicação absoluta. No entanto, quem possui peles secas e sensíveis deve evitar e utilizar outros tipos, como a argila branca ou argila vermelha. Também não deve ser utilizada mais que 2x na semana, sendo que o uso em excesso pode gerar desidratação da pele, além de alergias. Em casos de acne e inflamações graves, apesar de conseguir tratar com a argila, o mais indicado é procurar ajuda dermatológica.