20 ideias de tatuagem para cobrir cicatriz e dúvidas respondidas
É preciso esperar pelo menos 1 ano para tatuar em cima de alguma cicatriz
Você possui uma cicatriz e deseja cobrir? Ou então, gostaria de olhar para ela e pensar em algo positivo? Fazer uma tattoo para disfarçar, cobrir ou mesmo interagir com a sua cicatriz pode ser uma boa ideia. Mas será que é seguro fazer uma tatuagem para cobrir cicatriz? É difícil de cicatrizar, dói mais? Confira essas e outras dúvidas respondidas, além de ótimas ideias para inspirar sua tattoo.
Dúvidas respondidas
As tatuagens para cobrir cicatrizes geram muitas dúvidas. É comum, afinal, há o receio de ser perigoso tatuar essa região, dos cuidados serem difíceis e até mesmo de doer mais. Por isso, confira essas e outras dúvidas respondidas a seguir.
Pode fazer tatuagem em cima de uma cicatriz?
A resposta é sim, pode! No entanto, é ideal que a cicatriz tenha pelo menos um ano. Além disso, alguns tipos de cicatriz podem demorar mais para cicatrizar e envolver outras questões, como por exemplo, aquelas de próteses. Nestes casos, é recomendável obter avaliação e liberação médica antes de fazer a tattoo.
É importante ter avaliação dermatológica, principalmente em casos de cicatrizes bem profundas, já que elas podem demorar mais tempo para cicatrizar completamente. Além disso, é possível que a tatuagem sofra alterações com o tempo, caso a região não esteja 100% cicatrizada. Portanto, quanto mais velha a cicatriz, melhor e mais seguro é! O mesmo vale para as queloides.
Dói?
Quanto à dor, as regiões com cicatrizes tendem a ser menos sensíveis e há quem diga sentir menos dor. No entanto, a dor é relativa e varia muito de pessoa para pessoa. É basicamente a mesma dor em comparação às outras tatuagens. Tudo depende também da região em que será feita, já que há partes do corpo mais sensíveis.
Quais cuidados devo ter com a tatuagem?
Como qualquer outra tattoo, se deve seguir os cuidados sugeridos pelo profissional. Qualquer cicatrização de tatuagem envolve cuidados diários de limpeza, uso de pomadas e outras recomendações que podem variar para cada profissional. Por isso, é importante tatuar com alguém que já tenha experiência com cicatrizes para poder te orientar melhor. No caso das queloides, no entanto, é preciso tomar mais cuidado e utilizar cremes ou pomadas específicos.
O que tatuar?
É possível escolher um desenho de sua preferência, de acordo com o estilo do tatuador escolhido. No entanto, é preciso saber que se desejar cobrir toda a cicatriz, será preciso fazer um desenho maior que a região. Isso porque, é preciso cobrir para além da pele marcada, para ter um efeito melhor. As flores em realismo são ótimas opções para cobrir, já que é possível trabalhar também a profundidade a partir do desenho.
Também é possível fazer um desenho que interaja com a sua cicatriz, se você não tem problemas com ela. Há opções divertidas, que irão te mostrar que uma cicatriz que faz parte de você pode ser algo positivo. No geral, vale tatuar o que você gostar e no estilo que quiser, com ou sem cores. Tudo vai depender do seu gosto!
20 ideias de tatuagem para cobrir cicatriz
Agora que você já sabe que pode tatuar em cima da cicatriz e quais cuidados deve ter, chegou a hora de se inspirar. Existem muitas opções de desenhos que disfarçam a cicatriz ou interagem com ela. Afinal, você não precisa ter vergonha daquela parte da sua história! Veja como ter orgulho das marcas que carrega em seu corpo.
Com essas inspirações será possível cobrir cicatrizes na perna, peito, barriga, braços e onde mais você desejar! Confira também ideias de tatuagem pequena, caso desejar algo bem delicado.