Pedra hume: saiba para que serve e confira as formas de usar

A pedra hume é amplamente utilizada como desodorante natural, mas possui diversas outras finalidades para a saúde e beleza

A pedra hume é um mineral à base de alúmen de potássio. Sua aparência é de uma pedra semi-transparente e esbranquiçada, podendo ser encontrada em pedaços pequenos ou em tablete. Seu principal uso é como desodorante, mas pode ter outros usos diversos para a beleza e saúde. Conheça as formas e uso e saiba mais sobre ela.

O que é e para que serve a pedra hume?

Ela também é chamada de pedra alúmen, sendo composta por dois sulfatos, o alumínio e o potássio. Pode ser encontrada na forma de pedra, pó, sais e spray. A mais utilizada é em pedra, já que é a forma ideal para aplicar o desodorante nas axilas. O produto em spray também é ideal para pequenas áreas inflamadas como espinhas, aftas e pequenas feridas. No entanto, o produto não deve ser ingerido, nem aplicado na região íntima.

5 usos da pedra hume no dia a dia

pedra hume 1
(Foto: reprodução)

O alúmen auxilia na cicatrização, é antibacteriano, além de anti-inflamatório. Por isso, o mineral pode ser diversos usos cotidianos. Confira alguns deles e saiba como usar.

1. Desodorante

O uso do produto na região das axilas e até mesmo dos pés contrai os poros e regula a quantidade de suor. Além disso possui propriedades antibacterianas e antitranspirantes. Por isso é muito recomendado para esse uso, já que reduz odores e o suor em excesso.

Como usar: com a pedra, basta umedecer com água e aplicar na região das axilas. Também é possível utilizar o spray, para um uso mais prático.

2. Para cicatrização

A pedra hume contrai os poros, por isso auxilia na cicatrização dos poros. Além disso, possui propriedades antibacterianas e diminui as chances de infecções. Portanto, também pode auxiliar a secar espinhas.

Como usar: molhe a pedra com água e aplique com cuidado na região ou aplique o spray conforme as recomendações da embalagem. A pedra hume também auxilia a estancar o sangramento, por conta de sua ação de contração dos poros.

3. No rosto

Como já dito no tópico anterior, a pedra hume é excelente para cicatrização e possui propriedades antibacterianas. Quem sofre com acne pode utilizar o produto para secar. Além disso, previne o aparecimento de novas espinhas e fecha os poros que estão abertos, suavizando a aparência da pele. No entanto, quem sofre com acne severa deve procurar um tratamento com dermatologista, já que o uso frequente do alúmen pode não resolver.

Como usar: com a pedra hume em pó, misture um pouco de água e faça uma máscara, deixando agir durante 20 minutos. Depois, aplique um hidratante facial. A máscara pode ser feita 1x por semana. Também é possível aplicar o spray em pontos específicos para a cicatrização.

A pedra hume não é recomendada para as peles mais sensíveis. Neste caso, prefira a dolomita ou argila vermelha.

4. Para aftas

Por conta de sua ação antibacteriana e cicatrizante, é uma ótima aliada contra as aftas. No entanto, é preciso tomar cuidado para não ingerir o produto e utilizar apenas como gargarejo.

Como usar: dilua a pedra hume em água e faça gargarejos 2x ao dia. Em caso de irritações suspenda o uso e procure orientação médica.

5. Para amenizar estrias

Por conta de sua ação esfoliante e por fechar os poros, a pedra hume por ajudar na aparência das estrias. No entanto, ela só ameniza as estrias vermelhas, aquelas que são mais recentes. Para as estrias profundas é recomendável fazer tratamento com dermatologista.

Como usar: utilize a pedra em pó e aplique esfoliando suavemente a região durante o banho, com movimentos circulares. Enxágue bem e ao finalizar, aplique um hidratante.

Dúvidas sobre pedra hume

Apesar da pedra hume ter diversos benefícios e usos no cotidiano, ela é contraindicada em alguns casos. Além disso, é preciso tomar cuidado com a constância do uso, além de procurar orientação médica para algumas finalidades. Veja algumas dúvidas sobre ela solucionadas.

Pedra hume pode ser utilizada na região íntima?

Existem vários relatos de pessoas que utilizam a pedra hume na região íntima com o intuito de apertar o canal vaginal para obter mais prazer. No entanto, é contraindicado este uso, já que os componentes da pedra hume podem desequilibrar o pH vaginal e causar infecções, como a candidíase.

Quais são as contraindicações?

Não deve ser ingerida, não deve ser utilizada na região íntima e também não deve ser utilizada mais que 2x na semana na pele. Além disso, não substitui o tratamento médico em nenhum dos usos citados. Pessoas que possuem alergia aos compostos alumínio e potássio não devem utilizar. Deve ser usada com moderação por causa da presença de alumínio em sua composição. Pode causar reações alérgicas e se ingerida, hemorragias e problemas gastrointestinais.

Pode ajudar na inflamação do dente?

O gargarejo pode ser feito com a pedra hume para aliviar a dor e inflamação no dente. No entanto, neste caso o ideal é procurar um dentista, pois o efeito da pedra hume é apenas momentâneo e não trata a causa do problema.

Este produto natural é um grande aliado de diversas situações cotidianas e é especialmente indicado como desodorante. Se você gosta de dicas e receitas caseiras, confira também o que a hidratação com Maizena pode fazer pelos seus cabelos.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.