Argila vermelha é ideal para tratar peles maduras e sensíveis
Peles com rugas ou linhas de expressão e também as sensíveis podem se beneficiar com essa argila
Dentre os diversos tipos de argila, a argila vermelha é a melhor para as peles maduras e sensíveis. Peles com rugas, linhas de expressão ou que são muito sensíveis podem ter muitos benefícios com essa argila. Além disso, ela também é ótima para reduzir celulite e pode ser aplicada nos cabelos. Conheça os benefícios e saiba como usar.
Quais os benefícios da argila vermelha?
Assim como a dolomita, a argila vermelha é indicada como tratamento natural da pele. Ela remove a oleosidade com suavidade, sem desidratar a pele. Além disso, também possui ação calmante e ajuda a amenizar rugas e linhas de expressão. Outra função é no tratamento capilar. Confira os benefícios.
Combate a oleosidade sem desidratar
É uma ótima opção para a rotina de skincare de peles secas ou sensíveis. É rica em ferro e cobre, por isso, controla a oleosidade, sem retirar a água da pele. A desidratação é uma das grandes causas de envelhecimento precoce, portanto, as peles secas e maduras podem contar com essa argila em sua rotina.
Ação calmante e cicatrizante
Quem sofre com irritações de pele com frequência pode apostar na argila vermelha em sua rotina. Ela ajuda a acalmar a pele, além de ser cicatrizante, já que age com efeito secativo de espinhas e outras irritações. Quando utilizada semanalmente, ajuda a iluminar a pele, trazendo um aspecto saudável.
Redução de medidas e celulites
Além dos cuidados faciais, essa argila pode auxiliar com o corpo. É excelente para reduzir medidas, se utilizada junto com uma faixa. Além disso, também atua diminuindo celulites, melhorando o aspecto profundo de casca de laranja. Por fim, também auxilia a reduzir a flacidez e manter a pele mais firme, tanto no corpo todo como no rosto.
Rejuvenescimento da pele
Por ser rica em cobre, ferro e hematite, uma molécula importante para a oxigenação das células, atua na renovação celular. Além de aumentar a elasticidade e a microcirculação. Também é energizante e suavizante e traz um efeito revitalizante. O resultado é uma pele com brilho e viço. Por fim, estimula a produção de colágeno, reduzindo significativamente as linhas de expressão e evitando o envelhecimento precoce.
Cuidados capilares
Além dos benefícios maravilhosos para a pele, essa argila também pode ser aplicada no couro cabeludo. Ajuda a manter a oxigenação, estimulando o crescimento saudável a partir da renovação celular. Também pode ser utilizada como cicatrizante, para couros sensíveis e irritados, além de equilibrar a oleosidade sem desidratar a região. Todos esses usos e benefícios contribuem para o crescimento e manutenção dos cabelos, que se tornam mais bonitos. Você pode aliar a argila vermelha aos óleos essenciais para cabelo.
Como usar a argila vermelha
Agora que você já conhece os diversos benefícios dessa argila para o rosto, corpo e cabelos, que tal aprender a usar? Separamos algumas receitinhas caseiras para você inserir esse tratamento natural na sua rotina de cuidados. Confira.
1. Máscara facial rejuvenescedora de argila vermelha
Ingredientes
2 colheres de argila vermelha
1 colher de água ou chá concentrado de camomila
Recipiente não metálico
Espátula
Modo de preparo
1. Misture a argila e a água ou chá dentro do recipiente com a ajuda da espátula. Acrescente mais argila ou água, até obter uma textura homogênea e cremosa;
2. Aplique no rosto com a espátula e deixe agir por 20 minutos;
3. Enxágue apenas com água, sem utilizar sabonete e finalize com um hidratante facial.
Para obter mais resultados, faça essa máscara 1 ou 2x por semana.
2. Argila vermelha para redução de medidas
Ingredientes
5 colheres de argila
4 colheres de água
Faixa para redução de medidas
Recipiente não metálico
Espátula
Spray com água
Modo de preparo
1. Misture a água e a argila até obter um creme homogêneo. Utilize mais ou menos quantidade, dependendo da região em que irá aplicar;
2. Higienize a área que irá aplicar;
3. Aplique na região desejada, podendo ser a barriga, glúteos, coxas e onde desejar reduzir medidas e celulite;
4. Cubra com a faixa para manter a região aquecida e potencializar o efeito;
5. Deixe agir durante 20 minutos, mantendo a argila hidratada com o spray com água;
6. Enxágue e hidrate a região.
Você pode fazer esse procedimento até 2x por semana, para potencializar os efeitos e manter a longo prazo.
3. Argila vermelha para os cabelos
Ingredientes
1 colher de argila
2 colheres de água
Recipiente não metálico
Pincel
Modo de preparo
1. Misture a argila e água até obter um creme fino. Não deixe muito espesso, para facilitar a aplicação;
2. Antes de lavar os cabelos, aplique a mistura em todo o couro cabeludo com o pincel;
3. Deixe agir durante 10 minutos;
4. Enxágue e lave o cabelo como de costume.
Você pode fazer esse procedimento até 1x por semana ou a cada 15 dias, para manter o couro cabeludo saudável e controlar a oleosidade.
Cuidados e contraindicações
Por ser uma argila indicada para as peles sensíveis, alergias são incomuns durante o uso. No entanto, se você sentir algum desconforto, suspensa o uso. Para aproveitar todos os benefícios, você deve respeitas a frequência de uso. Para a máscara facial, não é indicado utilizar mais que 2x por semana, já que pode sensibilizar a pele e causar desidratação. Para o corpo, a mesma frequência. Já para os cabelos, o recomendado é 1x na semana.
O tempo de uso também deve ser respeitado. Algumas peles sentem o efeito com maior rapidez, podendo deixar a argila durante 10 ou 15 minutos. Outras podem demorar mais, então é recomendado deixar até 40 minutos. Respeitando a frequência e o tempo de uso você vai conseguir aproveitar muito mais os benefícios.
Conheça também os benefícios de outro tratamento natural, a argila branca que é ideal para clarear as manchas da pele.