Casamento pequeno no quintal: dicas de decoração e organização
Evento mais íntimo e econômico tem conquistado noivos.
O casamento pequeno no quintal tem ganhado espaço. Mais íntimo, traz a possibilidade de economizar por não ser necessário gastar com aluguel do espaço. A decoração também pode ser mais simples e rústica, tonando o momento acolhedor e com ar bem caseiro.
O que é preciso para organizar um casamento simples?
- Quintal: analise bem o espaço para identificar o número máximo de convidados e as possibilidades de decoração.
- Convidados: Por mais tentador que seja, não convide muitas pessoas. Com a lista realista em mãos, é possível calcular quantidade de comida, bebida, mesa, cadeira… Tudo isso interfere no valor da festa.
- Cardápio: Para definir o que será servido, pense no clima da época do casamento e no horário da cerimônia.
- Decoração: Casamento simples no quintal costuma ser decorado de maneira mais rústica e descolada. Mas, é claro, tudo depende do estilo dos noivos. Se você for cuidar disso, faça com antecedência e peça ajuda. Quem prefere contratar um decorador deve fazer uma reunião com o profissional no lugar da festa.
- Cerimonialista: Vale contratar alguém ou até ouvir as palavras de um amigo próximo. Qual é a sua escolha?
- Foto e filmagem: Se for contratar uma empresa, saiba que o serviço costuma ter preço mais “salgado”, mas o resultado enche os olhos dos noivos. Para quem não pode gastar, peça para alguns amigos se encarregarem dos registros.
- Festa: Além do almoço/brunch/jantar, os noivos pretendem curtir uma festa? Há espaço para dançar? A música ficará por conta de um DJ ou será uma seleção feita pelo casal? Se algum amigo tem banda, mais uma possibilidade.
Como fazer a decoração do casamento pequeno no quintal?
Observe bem o quintal e escolha o local mais bonito para o altar, como uma árvore, por exemplo, o que garantirá boas fotos do momento. Se a ideia é economizar ao máximo, aproveite os móveis da casa para criar a decoração e invista em artesanato feito a partir de pallets, barbantes e caixotes. Garrafas de vidro podem viram suporte para flores. O rústico e o descomplicado são as melhores pedidas. Inspire-se:
1. O altar
Se o quintal da sua casa conta com uma árvore, que tal transformá-la no altar? Passe tecidos brancos ou da cor de sua preferência pelos galhos, criando uma composição harmoniosa.
Outra sugestão é montar arranjos de flores para deixar o tronco da árvore ainda mais bonito. Que tal?
Na ausência de árvore, uma sugestão é estrutura de madeira simples, que pode ser decorada de diferentes maneiras, incluindo com flores e tecidos.
Quer ainda mais praticidade? Uma mesa, um aparador ou outro móvel de ar retrô e/ou rústico pode se transformar em cenário para o casamento. Disponha alguns arranjos de flores e está pronto!
2. Os detalhes
Basta empilhar alguns caixotes, que se transformam em nichos para dispor enfeites variados.
Amarre vários fios de barbante, um próximo ao outro. Prenda neles as fotos preferidas para que os convidados possam conferir os melhores momentos do casal.
A escada se transformou numa estante ao receber placas de madeira, que fazem as vezes de prateleiras. Vasos pequenos servem de decoração e, no fim da festa, viram lembrancinhas para os convidados.
3. Mesa dos convidados
Lembre-se de não extrapolar no número de convidados para que todos consigam se acomodar bem no casamento pequeno no quintal. A família e os amigos mais próximos podem ficar em uma grande mesa retangular.
Se o espaço for grande, outra alternativa é espalhar várias mesas. Na foto acima, repare que elas estão dispostas de maneira que os convidados possam assistir à cerimônia sem precisar mudar de lugar.
Uma ideia descolada e simples é criar lounges com tecidos, tapetes e almofadas.
4. Bar e comida
Vários pallets empilhados formaram a estrutura para taças e bebidas.
Quatro tipos de água saborizada foram dispostos em recipientes de vidro, que estão apoiados em um aparador rústico de madeira.
Dois barris e uma tábua de madeira compõem o bar.
Traga a mesa da sala para o quintal e enfeite com doces e o bolo de casamento.
O que servir no casamento simples?
Leve em conta o clima e o horário. No verão, saladas, peixes e alimentos mais frescos são uma boa pedida. Massas caem bem em noites mais amenas ou frias. Salgadinho e finger food integram o cardápio de um brunch. Mas lembre-se de que, como é um casamento pequeno no quintal, as formalidades podem ficar de lado. O esquema buffet, em que cada um se serve, é bem-vindo e prático. Há ainda quem descomplica ao máximo e investe em pizzas de sabores variados ou churrasco. A sobremesa pode ser simples, como mousse e sorvete.
Quanto custa fazer um casamento em casa?
O valor depende muito do tipo de cerimônia. Os noivos podem contratar o serviço de buffet, decorador e cerimonialista. Outros preferem colocar a mão na massa e fazer tudo, tornando o evento ainda mais barato. De qualquer forma, o casamento pequeno no quintal representa economia, já que não é necessário pagar pelo aluguel do espaço. O número menor de convidados também diminui os gastos.