Terço da Divina Misericórdia 2023: oração que nos concede graças
Conheça a história do Terço da Divina Misericórdia e aprenda o passo a passo para fazer essa poderosa oração que leva à misericórdia divina
Considero uma das orações mais significativas da fé cristã, o Terço da Divina Misericórdia é perfeito para os fiéis que buscam uma maior aproximação de Jesus e a obtenção de graças junto a Deus.
A devoção ao terço, especificamente a da fé católica, é baseada em aparições de Jesus Cristo relatadas pela Santa Faustina Kowalska. A prática do Terço da Divina Misericórdia consiste em recitar um conjunto de orações ensinadas por Cristo, usando um terço semelhante ao utilizado no Santo Rosário.
Nesta matéria, vamos explorar a história e significado desse poderoso terço, além de ensinar como a rezá-lo de acordo com o próprio Vaticano.
Como rezar o Terço da Misericórdia divina?
O terço é composto por três partes: a primeira busca obter a misericórdia divina, a segunda encoraja a confiar na misericórdia de Cristo e a terceira incentiva a mostrar misericórdia para com os outros.
O objetivo central do terço é aumentar a confiança na misericórdia divina e estimular esse mesmo sentimento em relação aos outros. É sugerido que essa oração seja realizada, preferencialmente, às 15 horas (três da tarde), que é conhecida como a Hora da Misericórdia, dedicada à reflexão sobre a Paixão de Jesus Cristo.
Confira o passo a passo, segundo o próprio Vaticano, para rezar o Terço da Divina Misericórdia.
Você vai precisar de:
• Um terço (rosário).
9 itens do passo a passo:
1. Sinal da Cruz
Para começar o terço, segure o crucifixo e faça o sinal da cruz. Para isso, use sua mão direita. Primeiro, a coloque no centro da testa, entre as sobrancelhas, enquanto diz “Em nome do Pai”.
Em seguida, desça a mão até o peito e continue dizendo: “e do Filho”.
Depois, mova a mão da esquerda para a direita, cruzando-a na frente do corpo, até o ombro direito, enquanto completa “e do Espírito Santo”.
Para completar, leve a mão direita até o ombro esquerdo, completando a cruz, finalizando com “Amém”.
2. Pai Nosso
Após o sinal da cruz, recite a oração do Pai Nosso:
“Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu.
O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal.
Amém.”
3. Ave Maria
Em seguida ao Pai Nosso, reze uma Ave Maria:
“Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.
Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.”
4. Credo (Símbolo dos Apóstolos)
Após a Ave Maria, recite o Credo:
“Creio em Deus, Pai todo-poderoso, Criador do Céu e da Terra
E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor
Que foi concebido pelo poder do Espírito Santo;
nasceu da Virgem Maria;
padeceu sob Pôncio Pilatos,
foi crucificado, morto e sepultado;
Desceu à mansão dos mortos;
ressuscitou ao terceiro dia;
subiu aos Céus;
está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso,
de onde há-de vir a julgar os vivos e os mortos.
Creio no Espírito Santo;
na santa Igreja Católica;
na comunhão dos Santos;
Na remissão dos pecados;
na ressurreição da carne;
e na vida eterna.
Amém.”
5. Ao finalizar o Credo, na conta maior do seu terço (nas quais, normalmente, reza-se o Pai Nosso), reze:
“Eterno Pai, eu Vos ofereço o Corpo e Sangue, a Alma e Divindade de Vosso diletíssimo Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, em expiação dos nossos pecados e do mundo inteiro.”
(Se achar confuso, não se preocupe; ao final do passo a passo, você poderá acompanhar um vídeo de oração do Terço da Divina Misericórdia.)
6. Já nas contas menores, onde normalmente são rezadas as Aves Marias nos terços convencionais, você deve rezar:
“Pela Sua dolorosa Paixão, tende misericórdia de nós e do mundo inteiro.”
Repita 10 vezes, seguindo de acordo com as contas do terço.
7. Reze todo o terço seguindo a oração descrita no número 5 nas contas maiores, e a número 6 nas contas menores.
8. Quando finalizar o terço, reze três vezes a seguinte invocação:
“Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro.”
9. Oração conclusiva e opcional:
“Deus, Pai Misericordioso, que revelou Teu amor em Teu Filho Jesus Cristo, e o derramou sobre nós no Espírito Santo, confiamos-Te hoje o destino do mundo e de cada homem.
Dobre-se sobre nós pecadores, cure nossa fraqueza, vença todo o mal, deixe que todos os habitantes da Terra experimentem a Tua misericórdia, para que em Ti, o Deus Trino, possam sempre encontrar a fonte da esperança.
Pai Eterno, pela dolorosa Paixão e Ressurreição de Teu Filho, tende piedade de nós e do mundo inteiro. Amém.”
Confira o vídeo abaixo para acompanhar, na prática, como rezar o Terço da Divina Misericórdia:
Pode rezar o Terço da Divina Misericórdia todos os dias?
Com certeza, você pode realizar a oração do Terço da Misericórdia Divina diariamente. Essa antiga devoção católica é uma oração carregada de simbolismos e devoção a Jesus Cristo e Nossa Senhora, sendo recomendada sua reza às 15h (três da tarde).
Leia também: 50 frases de músicas gospel com palavras que edificam e fortalecem sua fé
O que pedir na hora da misericórdia?
Marcada às 15h (três da tarde), a chamada “Hora da Misericórdia” é dedicada aos pedidos a Deus por Sua misericórdia, oferecendo os méritos da Paixão de Jesus Cristo e meditando sobre a Sua dolorosa paixão.
De acordo com a tradição cristã, é um momento propício para fazer súplicas por si e pelos outros, pedindo a cura de doenças, a superação de dificuldades, a conversão de corações e a paz para o mundo.
Também é aconselhável entre os fiéis pedir a Deus a graça de viver de acordo com a Sua vontade, de perdoar e amar como Jesus ensinou.
Quais são os mistérios do Terço da Misericórdia?
O Terço da Misericórdia, diferente do Terço Mariano, por exemplo, não conta com mistérios específicos. A oração foi criada a partir das revelações de Santa Faustina Kowalska nos anos 1930. De acordo com a tradição católica, quem reza o Terço da Misericórdia Divina pode contar com a promessa de Jesus de Sua assistência bondosa ao longo da vida.