Salmos 41: para que serve e como interpretar os seus versículos?
PeOs salmos 41, assim como todos os demais, são uma forma de se sentir próximo a Deus. Também são leituras de meditação que ajudam em buscas espirituais, afinal, trazem paz ao coração. Saber interpretá-los e entender o significado é fundamental, por isso, conheça-os.
O que o Salmo 41 diz?
“Bem-aventurado é aquele que atende ao pobre; o Senhor o livrará no dia do mal. O Senhor o livrará e o conservará em vida; será abençoado na Terra e tu não o entregarás à vontade de seus inimigos.
O Senhor o sustentará no leito da enfermidade; tu o restaurarás da sua cama de doença. Dizia eu: Senhor, tem piedade de mim; sara a minha alma, porque pequei contra ti. Os meus inimigos falam mal de mim, dizendo: ‘Quando morrerá ela e perecerá o seu nome?’.
E, se algum deles vem ver-me, fala coisas vãs; no seu coração amontoa a maldade; saindo para fora, é disso que fala.
Todos os que me odeiam murmuram à uma contra mim; contra mim imaginam o mal, dizendo: Uma doença má se lhe tem apegado; e agora que está deitada, não se levantará mais.
Até a minha própria amiga íntima, em quem eu tanto confiava, que comia do meu pão, levantou contra mim o seu calcanhar. Porém tu, Senhor, tem piedade de mim, e levanta-me, para que eu lhes dê o pago.
Por isto conheço eu que tu me favoreces: que o meu inimigo não triunfa de mim. Quanto a mim, tu me sustentas na minha sinceridade e me puseste diante da tua face para sempre. Bendito seja o Senhor Deus de Israel de século em século. Amém e amém.”
Os salmos 41 se destacam na Bíblia pelo seu poder de proteção e por sua força. Por isso, em todo o mundo, as pessoas fazem a sua leitura como uma prece, a fim de obter a segurança que os salmos oferecem.
https://www.youtube.com/watch?v=0Jh3jIFbqHc
Qual é o contexto do salmo 41?
Este é um salmo de lamento que, no entanto, tem início e fim com louvores. Desse modo, também pode ser chamado de salmo de louvor, em especial, de Davi para o Senhor. Além disso, mostra a vitória de Jesus sobre todos aqueles que desejam o seu mal.
Para que servem os salmos 41?
Os salmos 41 são uma escritura à qual muitas pessoas recorrem há milhares de anos para proteção em situações de perigo. É uma oração de conforto para momentos difíceis. Aliás, também é muito recitada por quem busca se proteger da inveja.
Como interpretar os salmos 41?
Para obter toda a proteção dos salmos e desta escritura, em especial, é preciso entender o que quer dizer cada um dos versículos do salmo 41. Assim, saiba o significado de cada um deles abaixo.
1º versículo – Bem-aventurado
Esse é o termo que inicia os salmos 41. Logo, é uma frase para exaltar a Deus e também se refere a aqueles que são caridosos. Desse modo, todos que ajudam ao “pobre” serão recompensados por bênçãos divinas por suas ações.
O pobre no versículo não é a pessoa que não possui dinheiro, mas sim aquele que:
- Tem alguma doença;
- Problemas;
- Dores.
2º e 3º versículo dos salmos 41 – O Senhor o guardará
Aqui, a escritura afirma que Deus dará bençãos ao caridoso, por exemplo, harmonia, vida longa, saúde e força espiritual. Dessa forma, o Senhor não vai abandoná-lo diante daqueles que querem lhe fazer mal.
4º versículo – Porque pequei
Essa parte dos salmos 41 retrata o salmista orando a Deus pela compaixão de sua alma. Afinal, ele sabe que comete pecados, assim, implora por seu perdão e redenção.
5º ao 8º versículo – Os meu inimigos falam mal de mim
Nestes versículos, Davi fala sobre as maldades que seus inimigos infringem a ele. Além disso, ele também confessa que teme não ser lembrado. Aliás, nas culturas mais antigas, quem não era lembrado, era como alguém que nunca tivesse existido.
9º versículo dos salmos 41 – Até o meu próprio amigo íntimo
Nesta parte, Davi lamenta a traição de alguém próximo a ele, com a qual ele se sente muito magoado. Uma situação que remete muito a Judas e Jesus.
10º ao 12º versículo – Senhor, compadece-te de mim e levanta-me
Davi usa essa expressão em busca de cura da doença que o acomete. Também é uma frase que anunciou a ressurreição de Jesus. Assim, são palavras que a pessoa pode dizer com fé, a fim de mostrar que confia em Deus.
13º versículo – Bendito
Último versículo dos salmos 41, ao contrário do começo da escritura, o seu término traz um justo bendizendo ao Senhor. Em seguida, o “amém” aparece duas vezes, uma maneira de reforçar a ideia de “assim seja”.
Leia os salmos 41 para obter proteção divina
Esse salmo mostra Davi orando pela misericórdia e proteção do Senhor, diante das ações de seus inimigos que buscam lhe fazer mal. Dessa forma, também traz Deus preocupado com os pobres e bendizendo todas as pessoas que se dispõem a ajudá-los.
De modo resumido, ao perceber que alguém lhe deseja o mal, faça uma oração contra inveja e confie no Senhor, pois ele vai livrá-lo de qualquer má intenção e também irá lhe conceder bençãos ao se provar justo com os desfavorecidos.