Dicas e cuidados importantes para quem tem cabelos com luzes
Nos cabelos com luzes dá para apostar em vários estilos diferentes. No entanto, todos precisam da mesma atenção para evitar os fios ressecados. Dessa forma, é possível tê-los saudáveis e macios com as dicas de cuidado abaixo para manter o brilho no cabelo.
Escolha um profissional para fazer cabelos com luzes
Antes de investir nesse estilo, é preciso procurar o local certo. Nesse visual, os fios passam por um processo bem intenso graças à descoloração. Assim, as cutículas ficam abertas e se torna mais fácil de ter problemas como:
- Corte químico;
- Ressecamento;
- Danos na fibra.
O corte químico pode fazer com que as mechas se tornem muito quebradiças depois. Por isso, os produtos para descolorir precisam ter alta qualidade para o serviço. Ainda mais se desejar madeixas de cores abertas, próximas ao platinado.
Salões especializados
Tem locais que se especializam em fazer cabelos com luzes e é por eles que você deve procurar. Dessa forma, o processo é mais seguro e reduz as chances de sofrer danos na fibra capilar. Portanto, procure na sua região pelos lugares que oferecem esse trabalho.
Use os produtos certos para cabelos com luzes
Não basta apenas investir nos itens que sejam mais caros para aplicar nos fios. Ou seja, eles precisam ser voltados para mechas descoloridas para que seja eficaz. Assim, é possível comprar uma linha completa que acompanha:
- Shampoo;
- Condicionador;
- Máscaras.
Fazer um cronograma que envolve hidratação e nutrição é essencial para o cuidado. Mas, mesmo na hora de lavar, os itens precisam devolver o brilho às mechas. Dessa forma, elas se mantêm fortes, macias e com menos chances de ganhar aparência seca.
Recuperação de fios
Quando se faz os cabelos com luzes é normal que eles percam suas propriedades. Então, para garantir que eles continuem com o mesmo aspecto de salão, invista na reconstrução. Assim, existem máscaras que contém queratina e ajudam a recuperar boa parte dos fios.
Os produtos servem para reforçar os nutrientes que as mechas perdem na descoloração. Por isso, deve-se seguir as instruções de uso para não exceder o tempo de aplicação. Dessa forma, tem mais chances de fazer efeito e ter o resultado que se espera.
Corte sempre que possível
Um corte de cabelo de vez em quando é bom até mesmo para mudar o visual. Portanto, a dica não se aplica apenas aos fios que contém química, mas aos naturais também. Contudo, em mechas com luzes, a exigência é bem maior para tirar as pontas.
Para que serve?
Essa é a melhor forma de trazer vida de volta aos fios, bem como, o movimento. Além disso, não é preciso retirar do comprimento, apenas devolver o efeito de brilho. Assim, pode-se cortar a cada três ou quatro meses, conforme a necessidade de cada um.
O que evitar quando se tem cabelos com luzes?
Uma dica ótima para quem acabou de fazer o processo é evitar aparelhos térmicos. Ou seja, qualquer fonte de calor que possa causar algum dano aos fios. Por exemplo, os mais conhecidos e usados nos dias atuais são:
- Chapinha;
- Babyliss;
- Secador de cabelo.
A temperatura alta traz danos para as cutículas quando ainda estão sensíveis graças à descoloração. Então, isso pode causar oxidação e deixar as mechas amareladas depois. Assim como, também pode levá-los a ficar com frizz ou quebrar mais fácil.
Protetor térmico
Todos que tenham cabelos com luzes devem apostar em proteção com leave-in. Dessa forma, existem produtos muito úteis para blindar os fios e reduzir as chances de danos. Sempre deve aplicá-lo antes de expor as madeixas contra as fontes de calor.
Deve-se manter uma distância segura das mechas, quando usar o secador. Mas, também não pode passar a chapinha com o cabelo molhado ou mesmo úmido. Portanto, o cuidado evita o estrago e um gasto extra com salão.
Evite a progressiva
Outro processo químico que muitas pessoas gostam de fazer é a progressiva. Ela serve para alisar os fios, além de deixá-los mais alinhados e também oferece outras vantagens. No entanto, assim como as luzes, também afeta as cutículas do cabelo.
Não é necessário desistir desse procedimento, mas é preciso ter cuidado. Assim, ambos não devem ser feitos em datas próximas por trazer vários problemas. Pode causar corte químico e torna-se gasto de dinheiro com a tentativa de alisar.
Cabelos com luzes exigem mais cuidado
Antes de investir em qualquer processo químico é preciso saber se o cabelo está forte para isso. Então, sempre tenha o máximo de atenção quando quiser se expor a algo capilar. Dessa forma, faça testes de mechas e consulte profissionais para saber se é seguro.
Dicas para cuidar de cabelos com luzes na piscina
Por ser uma grande fonte de calor, o sol também é capaz de trazer danos às mechas. Por isso, o protetor térmico se torna parte da rotina a qualquer momento. No entanto, ir a praias e piscinas chamam a atenção para a cautela, por causa de:
- Cloro;
- Sal do mar.
O cloro é um grande inimigo de madeixas descoloridas por causar reação a elas. Ou seja, o contato frequente ou demorado, pode manchar os fios. Então, gera a chance de ganhar uma coloração verde, ainda mais em fios que estejam bem claros.
Molhe os fios
Uma dica é despejar água mineral nos cabelos com luzes antes de entrar na piscina, a fim de evitar uma reconstrução capilar. Contudo, tente se prevenir para não entrar em contato com nada que o molhe.
Cabelos com luzes e o óleo capilar
Invista em óleos próprios para os cabelos e que não trazem peso aos fios. Eles são ideais para trazer todo tipo de ajuda, como:
- Tira o frizz;
- Dá brilho;
- Hidrata;
- Previne o efeito poroso.
Dá para dizer que ele é multifuncional e completa qualquer cronograma capilar. Assim, ele é um aliado e ainda serve para apostar em tratamentos com umectação. Além disso, também é útil para as noites, caso vá lavar os fios no dia seguinte quando acordar.
Alimentação ajuda
Uma boa dieta é essencial para o corpo por trazer vários nutrientes novos. No entanto, o efeito atinge os fios e os cabelos com luzes se beneficiam disso. Dessa forma, é possível ganhar brilho, maciez e força de forma natural, sem química alguma.
Na falta de uma boa dieta, as madeixas podem ficar sem vida e mais frágeis. Então, esses efeitos se agravam conforme o uso de produtos químicos. Por isso, se alimente bem e verá os melhores resultados em seus cabelos.