Como fazer banho de brilho no cabelo: 5 receitas para fazer em casa

Aprenda a fazer o banho de brilho em casa para uma cor vibrante e solucione suas dúvidas sobre o tema

O banho de brilho é um procedimento bem simples que serve para recuperar a cor e o brilho dos fios. Além disso, ele promove uma hidratação capilar, deixando os cabelos macios, vivos, saudáveis e brilhantes. Então, confira como fazer banho de brilho no cabelo com 5 receitinhas. Além disso, confira também as vantagens e desvantagens do tratamento.

O que é e quando é recomendado fazer banho de brilho?

Primeiramente, é preciso saber que o banho de brilho pode tanto ser feito em cabelos virgens como nos tingidos. A técnica serve para revitalizar o brilho e cor dos cabelos e é um tratamento hidratante. O tratamento devolve vida e cor aos cabelo, que naturalmente perde o brilho devido a exposição aos raios solares, poluição ou uso de secador e chapinha. Assim, após o banho de brilho o cabelo ganha vigor e beleza.

como fazer banho de brilho no cabelo
@kimkardashian

É possível fazer a técnica tanto com tinta para cabelo, com ou sem água oxigenada ou com um tonalizante. Tudo depende do resultado desejado. Para quem já pinta os fios, o banho de brilho no cabelo auxilia os fios a ficarem lindos e vibrantes no intervalo entre as colorações. Ao contrário da tintura, o banho de brilho sela as cutículas dos fios, trazendo hidratação e aspecto saudável para os fios.

Independente da textura, seja o seu cabelo liso, ondulado, crespo ou cacheado, o banho de brilho pode ser feito.

Como fazer banho de brilho com a tinta para cabelo?

  1. Escolha uma tinta ou tonalizante que seja da cor do seu cabelo natural ou tingido;
  2. Então, junte 2 colheres de sopa de máscara hidratante com uma colher de óleo vegetal, meio tubo de tinta e meia embalagem de água oxigenada;
  3. Misture tudo muito bem e aplique nos cabelos mecha por mecha, enluvando bem os fios;
  4. Então, deixe agir entre 30 e 35 minutos. Limpe a pele se caiu tinta;
  5. Por fim, enxágue bem os fios e condicione. Finalize como desejar.

Este banho de brilho traz um resultado profissional para os seus fios. No vídeo, você pode fazer de duas formas, a descrita no passo a passo e também com os cabelos úmidos. No vídeo mostra como fazer a raiz, caso precisar. Importante: use luvas e uma roupa que possa manchar. Veja mais detalhes no vídeo.

Como fazer banho de brilho no cabelo caseiro?

  1. Em uma panela, leve ao fogo 2 colheres de sopa de açúcar e 20ml de água;
  2. Adicione 1 colher de sopa bem cheia de café solúvel, mecha bem, desligue o fogo e deixe esfriar;
  3. Na sequência, pegue uma colher da misturinha, adicione uma colher de máscara hidratante de sua preferência e também algumas gotas de óleo vegetal;
  4. Misture bem e aplique nos cabelos limpos e úmidos;
  5. Enluve bem mecha por mecha, coloque uma touca e deixe agir durante 30 minutos nos fios;
  6. Por fim, enxágue, condicione e finalize como desejar.

Quer um tratamento ainda mais hidratante e o melhor de tudo: sem nenhuma química? Então veja como fazer o banho de brilho no cabelo caseiro. Essa receitinha é natural e traz um cabelo super brilhante. Mas atenção, o uso do café só é recomendado para os cabelos castanhos. Se você é loira, opte pelo chocolate em pó ou canela, se você for ruiva. Veja mais detalhes.

 

Como fazer banho de brilho no cabelo com tinta e creme?

  1. Em um recipiente, coloque meio tubo de tinta, 1 colher de óleo de coco e 3 colheres de creme hidratante;
  2. Misture muito bem e aplique nos cabelos limpos e úmidos;
  3. Use luvas e uma roupa que possa manchar. Passe um pouco de creme na pele para não manchar;
  4. Enluve muito bem os fios do cabelo, prenda os fios e deixe agir durante 20 minutos;
  5. Então, enxágue bem e condicione os fios. Por fim, finalize como desejar.

Você também pode fazer um banho de brilho com tinta sem água oxigenada para um efeito ainda mais hidratante. É ideal para os cabelos desbotados e danificados, pois não há nenhum risco de danificar. Essa receitinha também é ideal para mudanças de cores temporárias. Veja o passo a passo completo no vídeo.

Como fazer banho de brilho no cabelo branco

  1. Coloque metade da água oxigenada em um recipiente. Então, junte metade da tintura e misture bem;
  2. Na sequência, coloque duas colheres de um creme hidratante de sua preferência e misture;
  3. Coloque luvas e aplique por todo o cabelo. Então, deixe agir por 30 minutos;
  4. Por fim, enxágue os cabelos e condicione. Finalize como desejar.

O banho de brilho é uma alternativa para tonalizar os fios brancos. O tratamento, além de hidratar e trazer brilho, também serve para trazer cobertura aos fios brancos. Mas atenção, você deve sempre utilizar partes iguais de tintura e água oxigenada para este resultado. Confira o passo a passo completo no vídeo.

Banho de brilho com tonalizante

  1. Lave o cabelo apenas com shampoo;
  2. Então, misture quantidades iguais de tintura e creme hidratante;
  3. Com os cabelos úmidos, aplique mecha por mecha, enluvando bem todo o comprimento dos fios;
  4. Então, deixe agir durante 10 minutos e enxágue os cabelos;
  5. Por fim, finalize como desejar.

O tonalizante é uma opção interessante para quem não quer modificar a estrutura dos cabelos virgens ou para quem já colore os fios. Para quem já tem tintura, o intervalo de 15 dias entre uma coloração e outra é o recomendado. Mas atenção, o tonalizante não cobre os fios brancos. Dê play no vídeo e veja mais detalhes.

Qual a diferença entre tinta e banho de brilho?

A diferença entre tinta e banho de brilho está no fator hidratação. Enquanto a tintura apenas colore os fios, o banho de brilho é capaz de realizar um tratamento no cabelo. No banho de brilho a tintura pode ser utilizada sozinha ou com água oxigenada, mas em todas as receitas há agentes hidratantes, como máscaras de tratamento ou óleos vegetais. Já na tintura, é utilizada apenas a tinta com água oxigenada. O banho de brilho tem um efeito tonalizante, que não é permanente como a tintura.

Banho de brilho vantagens e desvantagens

O banho de brilho é um procedimento com vantagens e desvantagens, mas tudo depende da sua intenção. O fato de ser uma coloração temporária pode tanto ser um benefício como uma desvantagem. Entenda mais a seguir e decida se esse é o melhor procedimento para você.

Vantagens

  • Hidrata os fios: por conter máscara hidrante e às vezes óleos vegetais, é um tratamento que traz saúde e vitalidade aos cabelos.
  • É capaz de cobrir os fios brancos: mas apenas quando feito com água oxigenada.
  • Traz brilho entre uma coloração e outra: o cabelo perdeu o brilho depois da coloração e ainda é muito cedo para fazer outra? Aposte no banho de brilho entre as colorações.
  • Efeito temporário: ideal para mudanças temporárias, pois desbota facilmente. Não prejudica as próximas colorações.
  • Não altera a estrutura capilar: especialmente quando feito sem água oxigenada, o procedimento não altera em nada a estrutura do seu cabelo. Ou seja, a cor não penetra profundamente nos fios.
  • Pode ser feito nos cabelos danificados: cabelos danificados, com química e ressecados podem fazer o procedimento e irão até se beneficiar do efeito hidratante.

Desvantagens

  • Não pode ser feito por gestantes: como leva tintura na composição, não é recomendado para gestantes. Neste caso, procure ajuda profissional para decidir o melhor procedimento.
  • Efeito de curta duração: se você deseja uma coloração mais duradoura é melhor apostar na tintura permanente.
  • Não é capaz de clarear tons do cabelo: diferente das tinturas, não abre os tons do cabelo. Neste caso, utilize a tintura normalmente ou faça a descoloração dos fios.

Agora que você já viu como fazer banho de brilho no cabelo, pode gostar também de saber como fazer umectação capilar. Assim, você mantém os cabelos sempre saudáveis.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.