Como rezar o Terço da Misericórdia passo a passo
O Terço da Misericórdia é rezado para fortalecer a confiança em Deus mesmo nos momentos difíceis
O Terço da Divina Misericórdia é uma tradição de reza católica surgida em 1930 a partir de visões da Santa Maria Faustina. O propósito dessa oração é fortalecer a confiança dos fiéis na misericórdia de Deus e, assim, reforçar esse sentimento entre as demais pessoas.
Santa Faustina, na década de 30, vivia na Europa em um período entre grandes guerras. Precisamos compreender este período de grande instabilidade para entender o que a oração do Terço da Misericórdia significa para a fé. Tratava-se de um verdadeiro clamor para o mundo, para que assim as pessoas experimentassem o amor de Deus mesmo nos momentos difíceis. Nos tempos atuais o Terço da Misericórdia também pode ser rezado, seja qual for o momento desafiador que você esteja vivendo.
Como rezar o Terço da Misericórdia passo a passo
Antes de começar a rezar, é preciso procurar um lugar tranquilo e sem interrupções. Procure respirar profundamente e silenciar o seu interior, desligando aparelhos eletrônicos que possam te distrair. Você vai precisar de um rosário comum para fazer a reza, aquele com cinco dezenas. Seguindo a tradição, esse Terço deve ser rezado às 15h. Confira o passo a passo.
1. Inicie com o Sinal da Cruz
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amém!
2. Reze o Pai Nosso, a Ave-Maria e o Credo
Pai Nosso
Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal. Amém!
Ave Maria
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco! Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém!
Credo
Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, criador do céu e da terra. E em Jesus Cristo, seu único Filho Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos Céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
3. Nas contas do Pai Nosso
O rosário é formado pelas contas maiores, que são as contas onde rezamos o Pai Nosso. Nelas, para o Terço da Misericórdia, rezamos:
“Eterno Pai, eu vos ofereço o Corpo e Sangue, a Alma e Divindade de vosso diletíssimo Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, em expiação dos nossos pecados e do mundo inteiro.”
4. Nas contas da Ave-Maria
Rezamos 10 Ave-Marias, uma para cada conta e em seguida:
“Pela sua dolorosa Paixão, tende misericórdia de nós e do mundo inteiro.”
5. Ao finalizar o terço reze três vezes
“Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro.”
Por que rezar o terço da misericórdia às 3 horas?
Segundo a tradição passada por Santa Faustina, o Terço da Misericórdia é rezado às 15h. Isso porque esse horário é conhecido como a “hora da Misericórdia” segundo a tradição católica. É o horário da Paixão de Cristo, então o terço é rezado se lembrando e meditando este momento.
Terço da Misericórdia ao vivo
Se não for possível parar e rezar, também é possível dar o play no vídeo e colocar para tocar na sua casa. Assim, seu encontro com Deus é facilitado e você pode se beneficiar com o terço mesmo sem saber rezar. É uma reza bem curta e em 10 minutos é possível rezar. O vídeo também é interessante para quem está aprendendo e ter dificuldade em memorizar as orações.
Confira também como rezar o terço.