10 tipos de pincéis de maquiagem e para que servem
Parte de saber fazer uma boa maquiagem envolve conhecer os pincéis e saber como cada um deles pode te ajudar
Fazer uma boa maquiagem envolve os produtos e as técnicas certas, mas além disso, conhecer os tipos de pincéis de maquiagem. Por isso, além de saber o que fazer em cada etapa, você também precisa conhecer os pincéis e saber exatamente como usar. Por isso, conheça os 10 tipos mais comuns e entenda para que cada um deles serve.
Pincel língua de gato – tipos de pincéis de maquiagem
É o pincel básico para aplicação de base, tanto as líquidas, como as cremosas. Oferece uma excelente cobertura, mas é preciso deixar a mão bem leve para não marcar. A dica é colocar a base líquida no dorso da mão, molhar o pincel e só depois aplicar no rosto, com movimentos leves. Para as bases cremosas, aposte em pouca quantidade de produto para não ficar marcado.
Kabuki – tipos de pincéis de maquiagem
É um pincel bem gordinho, por conta do seu grande número de cerdas. Por ter essa característica, é um pincel que proporciona bastante cobertura. Por isso, é indicado para os produtos em pó, como pó translúcido, as bases minerais e também os blushs soltos. Também pode ser utilizado no contorno, quando desejar mais cobertura.
Pincel escova
Além de lindo, este pincel traz bastante praticidade para o dia a dia. Seu cabo longo é bem anatômico e fácil de realizar movimentos. Sua principal finalidade é para aplicar produtos líquidos, como bases e até mesmo BB cream. As cerdas são bem macias e espalham o produto de forma uniforme. Para um uso profissional coloque um pouco de produto no dorso da mão, molhe o pincel nele e depois aplique no rosto.
Large powder
Dentre os tipos de pincéis de maquiagem este é um dos mais conhecidos. Ele é grande e geralmente utilizado para aplicar produtos em pó. É bastante versátil, pois serve para aplicar o pó em todo o rosto, além de ser utilizado para o blush e até mesmo para o iluminador. Em maquiagens bem iluminadas ele é ideal, pois alcança uma boa região das maçãs do rosto de forma que a maquiagem fique uniforme.
Pincel chanfrado grande
Um dos tipos de pincéis de maquiagem mais utilizados para o contorno. Embora outros sejam utilizados, este é o que traz mais firmeza nos traços. Seu formato chanfrado angular traz um contorno leve, mas muito simples de ser feito. Ele é anatômico e se adapta às regiões do rosto em que é feito o contorno. Para um efeito natural, aposte em uma pegada leve e em pouca quantidade de produto.
Pincel chanfrado de sombra
Com o mesmo modelo que a versão grande, aqui a diferença além do tamanho é a finalidade. Enquanto o pincel chanfrado grande é ideal para aplicar o contorno e o blush, a finalidade deste é aplicar sombra. Também pode ser utilizado para fazer delineado, mas os seus usos são sempre na região dos olhos. Por seu formato proporciona um traçado reto uniforme e fácil de fazer. Outro uso comum deste pincel é para preencher as sobrancelhas, pois seu formato é ideal também para esse uso.
Esponjinha
É o tipo de pincel para sombra mais tradicional e conhecido. Normalmente é ele que acompanha os estojos de sombra. É bem fácil de usar e não tem muitos segredos, já que serve para qualquer tipo de sombra, seja em pó, cremosa ou compacta. Como tem uma precisão alta, deixa a sombra bem marcada. Se desejar algo menos marcado, é recomendável utilizar o pincel de esfumar junto com ele.
Pincel de esfumar
Há vários tipos, sendo que os menores são ideais para fazer detalhes na sombra. Um olho esfumado sempre utiliza esse pincel, já que traz um toque “profissional” para a maquiagem. Geralmente é o último pincel utilizado nos olhos, para fazer o acabamento. As versões maiores também servem para aplicar o corretivo e até mesmo o contorno. Para estes usos ele traz mais leveza para a aplicação e evita que fique com o efeito marcado.
Pincel côncavo
Também conhecido como pincel tradicional de sombra, ele tem as cerdas mais curtas do que o pincel de esfumar. Ele também pode ser utilizado para olhos esfumados, mas deixa um efeito mais marcado. Se desejar um esfumado leve, a dica é não pesar a mão ao utilizar o pincel. Também é ideal para aplicar sombra na região do côncavo, pois se adapta bem a essa região. Deixa menos marcado que o pincel esponjinha, então também pode ser uma opção para aplicar a sombra por toda pálpebra.
Pincel leque – tipos de pincéis de maquiagem
Por fim, temos o pincel leque, que possui esse formato inusitado e poucas pessoas que não estão no universo da maquiagem conhecem seu uso. Este pincel tem uma finalidade principal: espanar resíduos indesejáveis de sombra da parte de baixo dos olhos ou de pó. Outro uso é para aplicar iluminador de forma leve, resultando em uma make iluminada e muito natural.
Fazer uma boa make vai muito além dos produtos certos ou das técnicas. Saber sobre os tipos de pincel de maquiagem, bem como saber utilizar cada um é o que garante um acabamento profissional. Confira também como fazer uma automaquiagem perfeita.