Salmos 139: Veja a sua importância desse livro sagrado

O Salmos 139 é um dos mais belos da Bíblia, além de ajudar a refletir sobre os conhecimentos de Deus. Logo, é uma oração muito pessoal em forma de poesia, que conecta com as palavras do Senhor. Com isso, se destaca por ser escrito pelo Rei Davi.

O que é o salmos 139?

O salmos 139 está no Antigo Testamento da Bíblia Sagrada e destaca a grandiosidade de Deus perante ao homem. Assim, é responsável por trazer uma mensagem de soberania dEle sobre todas as coisas. Ou seja, mostra a importância de seguir o Criador.

Porém, além da mensagem do poder Divino sobre todos nós, a passagem traz trechos que confortam. Entretanto, é possível destacar a revelação de Deus que governa todas as coisas de acordo com a sua infinita sabedoria, santidade e justiça. É um atributo moral.

Os atributos de Deus expressam o que Ele é, da forma mais poderosa e soberana. Assim, Ele não muda e não vai mudar, pois essas características não vão se alterar ou se perder com o tempo. À medida que as palavras fluem, é preciso encher o seu coração com elas.

Quais são as aplicações do Salmos 139?

São muitas lições que se aplicam por meio do Salmos 139, porém o foco principal é nas quatro partes centrais. Mas, é importante lembrar que o capítulo aponta que é impossível enganar ou passar despercebido por Deus. Veja quais são os quatro pontos:

  • o Deus onisciente;
  • a onipresença de Deus;
  • Deus e a sua onipotência;
  • a santidade de Deus.

Além disso, essa oração se destaca por sua sinceridade nas palavras Divinas. Por isso, é importante colocar o Salmo para abrir caminhos por meio de determinação para os cristãos. Afinal, quem conhece Deus de coração, não pode viver a sua vida flertando com o pecado.

Salmos 139: A imagem mostra um crucifixo de madeira sobre uma Bíblia.
Os Salmos 139 falam sobre o poder de Deus perante tudo e todos. Imagem de Kimkin o Pixaybay.

O Deus onisciente

Já nos primeiros versículos do capítulo, é possível ver a presença do Deus onisciente. Pois, a oração se inicia com “o Senhor é Aquele que nos sonda e nos conhece”. No entanto, a palavra sondar se refere à ideia de “cavar” ou “alcançar” aquilo que é mais profundo de ter.

O Deus onipresente

Nos relatos do capítulo, é possível destacar que a primeira coisa que o pecador vai fazer é tentar se esconder de Deus. Porém, jamais poderíamos fugir do Deus onipresente, pois ele está em todos os lugares. Ninguém vai conseguir se esconder nas trevas, desde o princípio.

O Deus onipotente

Na sequência do Salmos, as falas sobre Deus mostram a sua onipotência perante ao homem. Ou seja, mostra o Criador como um artesão perfeito com todas as suas criações no mundo. A ideia principal é que Deus planejou nossos dias do fim até o começo do mundo.

A santidade de Deus

Essa última parte, é a conclusão sobre a importância e grandiosidade de Deus. Logo, mostra a sua indignação com aqueles que se colocam contra o Senhor. Além de lembrar que o coração do homem pode ser enganoso, por isso, é preciso não viver com o egoísmo.

Como o Salmos 139 explica a relação com Deus?

Como visto, o que destaca o Salmos 139 é o fato de Deus conhecer todos os nossos caminhos, além de ter todo o poder. Logo, por mais que nós tentamos, é impossível nos esconder dEle, pois é o soberano. Assim, veja os principais detalhes da relação com Deus:

  • o Senhor nos conhece de forma íntima;
  • sabe os nossos caminhos;
  • conhece as nossa intenções;
  • a mão do Senhor nos guia;
  • Deus é quem opera o milagre da vida;
  • Ele que nos formou.

Os pensamentos de Deus são preciosos e incontáveis, por isso é preciso ter fé e muita confiança. Afinal, uma parte do capítulo refere aos inimigos do Senhor, que usam o Seu nome em vão. Por último, aponta sobre a forma de nos guiarmos para o caminho eterno.

Salmos 139: A imagem mostra uma Bíblia aberta sobre um campo verde. As folhas da Bíblia estão passando por conta do vento.
Os Salmos 139 falam da relação de Deus com o homem. Imagem de Pexels no Pixabay.

O propósito de Davi

É importante destacar que as mensagens foram escritas pelo rei Davi sobre a sua relação com Deus. Com isso, o seu propósito não foi só mostrar os pontos teológicos da Bíblia, mas falar sobre a justiça do Senhor. Pois, Ele vai julgar os homens de acordo com os seus atos.

Salmos 139: A imagem mostra uma Bíblia aberta sobre um fundo bonito.
O Salmos 139 é uma oração importante sobre o poder de Deus. Imagem de Carpecollum no Pixabay.

Qual a importância do Salmos 139?

Sem dúvidas, Davi escreve o Salmos 139 para propagar a importância de Deus. No entanto, há estudiosos que apontam a referência dos versos sobre a vinda do Messias. Com isso, tem a ver com o nascimento de Jesus Cristo que está no Novo Testamento.

Além disso, o Salmo é considerado como “ A Coroa de todos os Santos”, por se assemelhar com um canto de louvor. Portanto, é uma passagem para os momentos de dúvidas e inseguranças, pois é uma forma de se atrair pelas purezas e se afastar do lado negativo.

Para os injustiçados, é um modo de ver as palavras sobre a justiça Divina, além de ser mensagens de otimismo e reflexão. Também é o amor soberano de Deus para as suas criações. Contudo, é importante para a oração judaica, pois os Salmos estão na Torá.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.