Quaresma 2023: fortaleça sua fé com essas orações poderosas

Essas orações para a Quaresma vão aprofundar sua conexão com Deus, fortalecer a reflexão durante esse período e renovar sua espiritualidade

Independentemente da sua religião, o período da Quaresma é um convite para todas as pessoas de fé refletirem, praticarem boas ações, buscarem renovação espiritual e se aproximarem de Deus – e, especialmente, Jesus Cristo, visto que esse é um período de preparação para a Páscoa, evento religioso conhecido por celebrar a ressurreição de Cristo.

Uma maneira de vivenciar esse período é por meio da oração, que pode ajudar a acalmar a mente, fortalecer o espírito e conectar-se com o divino. Nesse texto, apresentaremos orações selecionadas com base em sua simplicidade, beleza e profundidade espiritual. Elas abrangem diferentes temas, mas todas têm em comum o objetivo de ajudar as pessoas a se conectar com Deus e buscar o seu amor e orientação durante a Quaresma.

Qual é a oração da Quaresma?

A oração da Quaresma é dedicada à reflexão sobre a vida e à aproximação com o divino. Veja uma opção na íntegra:

“Obrigada, Deus todo Poderoso, pelo presente em poder viver essa Quaresma. Obrigada por conhecer meu coração e a necessidade de me atrair para uma comunhão mais profunda com você durante esses 40 dias.

Senhor, para muitos, pode ser desanimador saber que do pó viemos e ao pó voltaremos; mas sabemos que há mais em nossas histórias e nossas vidas, e que poderemos viver na glória eterna através da nossa fé.

Que, durante a Quaresma, possamos recordar o dom da salvação;

Que estas semanas que conduzem à Sexta-feira Santa e à glória do Domingo da Ressurreição da Páscoa nos lembrem de quem Tu és e como o Senhor nos ama;

Que possamos caminhar por esse período com retidão e reflexão, removendo as distrações que desviam nosso olhar da nossa fé;

Que possamos encontrar paz e simplicidade quando estamos estressados;

Que possamos ver a bondade e a glória divina de novas maneiras ao longo desta estação da Quaresma;

Que possamos conhecer mais plenamente as profundezas de Seu amor por nós;

Que possamos sentir a dor que sofrestes por nosso bem, Jesus, e que nos alegremos por terdes derrotado o mal quando ressuscitastes.

Senhor, nos aproxima do Teu coração, para que possamos conhecer-te melhor e compreender-te mais completamente.

Rezamos para que nossas ações durante a Quaresma reflitam nossos corações, e que possamos adorá-lo através de tudo o que dizemos e fazemos durante as próximas semanas.

Jesus, Tua jornada até a cruz foi cheia de tristeza e escuridão, mas Teu amor por nós Te impulsionou para frente. Ajude-nos a compreender quão poderoso é esse amor – que presente é ele, que dádiva divina!

Que nossos elogios e nosso amor nunca termine;

Que a nossa adoração seja interminável;

Que nosso amor por Você encontre novas profundezas;

Que esta estação traga nova esperança e nova cura;

Que possamos caminhar em direção à cruz em oração e de propósito, mesmo através da dor, dúvida, perguntas e buscas pessoais;

Que possamos encontrar a vida da ressurreição brotando deste velho solo, e que possamos ser surpreendidos pela alegria durante esse processo;

Que a Páscoa seja um dia de completa celebração ao nos alegrarmos com nosso Salvador ressuscitado.

Em você, encontramos a alegria mais verdadeira, Jesus.

Obrigada, nós vos louvamos.

Aleluia e amém.”

Leia também: 7 dias de fé: o que é o Cerco de Jericó e como fazer as orações

Orações curtas para a Quaresma

Orações mais curtas, em formato de frases, são perfeitas para inserir durante o cotidiano, especialmente em um período longo como o da Quaresma. A seguir, algumas opções:

• Deus, que tua luz guie meu dia, e teu espírito me traga paz. Amém!

• Deus, que meu sacrifício de hoje [declare aqui seu sacrifício quaresmal, exemplo: jejum] me lembre da minha devoção por Ti e da minha gratidão por todas as bênçãos que desfruto. Amém!

• Que no dia de hoje eu possa ser solidária com todos os meus irmãos e irmãs que estão em sofrimento. Que possamos estar unidos em Teu amor, e que eu possa trabalhar para construir Teu reino aqui na terra. Amém!

• Pai Celestial, peço sua guia para seguir melhorando dia após dia. Me ajude a seguir melhor o seu chamado ao longo dos dias que virão. Amém!

• Deus, hoje levanto o nome de uma pessoa pela qual gostaria de orar: [nome da pessoa]. Peço ao Senhor que a abençoe abundantemente hoje e durante toda a Quaresma. Amém!

frases quaresma 1

Versos bíblicos para rezar durante a Quaresma

Assim como as orações, sejam longas ou curtas, podem enriquecer nossa fé durante a Quaresma, as passagens bíblicas também podem nos ajudar a refletir e reviver o sentido desse período de acordo com os versículos. Veja as mais recomendadas a seguir:

• “No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.” (Gênesis 3:19)

• “Então respondeu Jó ao SENHOR, dizendo: Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido. Quem é este, que sem conhecimento encobre o conselho? Por isso relatei o que não entendia; coisas que para mim eram inescrutáveis, e que eu não entendia.

Escuta-me, pois, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me ensinarás. Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos. Por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza.” (Jó 42:1-6)

• “Porventura não é este o jejum que escolhi, que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo e que deixes livres os oprimidos, e despedaces todo o jugo?

Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres abandonados; e, quando vires o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne?

Então romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará, e a tua justiça irá adiante de ti, e a glória do Senhor será a tua retaguarda. Então clamarás, e o Senhor te responderá; gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o estender do dedo, e o falar iniquamente.” (Isaías 58:6-9)

• Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações. Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza.

Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.” (Tiago 4:7-10)

Quais são os três gestos importantes na Quaresma?

Os três gestos considerados simbólicos e importantes na Quaresma, de acordo com a fé cristã, são: oração, caridade e jejum. A oração é enfatizada como uma forma de se aproximar de Deus e refletir sobre a própria fé. Já a caridade é considerada como um ato concreto para demonstrar preocupação com aqueles que sofrem. O jejum, por sua vez, é tido como uma forma de abstinência que pode levar a uma vida mais sóbria.

Independentemente da sua religião ou crença, esperamos que essas orações possam ser uma fonte de inspiração e conforto durante este período especial.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.