Descubra quais são os dias da semana de cada Orixá

Conhecer os dias da semana de cada Orixá vai te ajudar a realizar trabalhos e firmar velas para cada divindade

Os Orixás são divindades presentes nas religiões de matriz africana como o Candomblé, Umbanda, Quimbanda, entre outras. Conhecer os dias da semana de cada Orixá vai te ajudar a conhecer um pouco mais sobre a ritualística e o contato com essas divindades. Por isso, descubra qual o dia de cada um e um pouco mais sobre as entidades.

Dias da semana de cada Orixá: Oxalá – Sexta-feira

dias da semana de cada Orixá - Oxalá
Foto: divulgação/Filhos de Aruanda

Também conhecido como Oxaguiã e Oxalufã, é o Orixá maior. Sua saudação é ÈPA BÀBÁ! e os trabalhos devem ser feitos preferencialmente nas sextas-feiras. Sua cor é sempre a branca, tanto para as vestes como para firmar velas. É o Orixá que simboliza a paz e é o pai maior nas religiões de matriz africana.

Exú – Segunda-feira

Exú é o mensageiro dos Orixás e os trabalhos devem ser feitos preferencialmente nas segundas-feiras. A saudação para Exú é Laroyê Exú! As cores são vermelho e preto. No entanto, dependendo da casa, o dia de Exú passa a ser o domingo, afinal, por estar ligado à abertura de caminhos seu dia é o primeiro dia da semana. Durante o ano, sua data é 13 de junho.

Ogum – Terça-feira

Ogum é o Orixá das batalhas, guerreiro. Seu dia da semana correspondente é a terça-feira, o dia de Marte. Suas cores no Candomblé são o azul, o branco e o verde, já na Umbanda é o vermelho. Para saudar Ogum dizemos Ogunhê! e seu dia durante o ano é 23 de abril.

Oxóssi – Quinta-feira

Oxóssi é o senhor das matas, o caçador, simbolizado pelo arco e pela flecha. Suas cores são o verde e o azul, mas principalmente o verde por ser relacionado às matas. Para saudar Oxóssi dizemos Ôke arô! e o seu dia da semana é a quinta-feira. Já o dia de comemoração durante o ano é 20 de janeiro.

Dias da semana de cada Orixá: Xangô – Quarta-feira

Xangô é considerado o senhor da justiça, sendo simbolizado pelo machado de dois gumes e a balança, como símbolos da justiça sendo feita. Suas cores são o vermelho e o branco e para saudar o Orixá dizemos Kao Kabiesilê! Seu dia da semana é a quarta-feira e sua data é celebrada durante o ano nos dias 24, 29 e 30 de junho.

Omolú – Segunda-feira

Omolú, que também é conhecido como Obaluaiê é o Orixá da medicina, das curas e das doenças. Suas cores são marrom, bege, cor de palha e também o branco, por conta da pipoca ser o alimento de oferenda mais utilizado. As oferendas e trabalhos são feitas na segunda-feira e a sua data durante o ano é 16 de agosto.

Oxumaré – Terça-feira

A divindade do arco-íris, também representada pela serpente, também está relacionada à riqueza e prosperidade. A terça-feira é o seu dia, mas a sua data durante o ano é o terceiro sábado de agosto. As velas podem ser multicoloridas ou nas cores verde e amarela. Saudamos Oxumaré com Arroboboi Oxumarê!

Dias da semana de cada Orixá: Oxum – Sábado

dias da semana de cada Orixá - Oxum
Foto: divulgação/ Caio Cacau

A senhora das águas dores, rainha dos rios, cachoeiras e lagoas, também é a Orixá da riqueza, prosperidade, amor e sensualidade. Sua cor é a amarela e o dia da semana é o sábado. Geralmente os trabalhos para Oxum são feitos em cachoeiras e rios e saudamos Oxum dizendo Ora yê yê ô! Durante o ano, a Orixá é celebrada em 8 de dezembro.

Iansã – Sábado

Iansã é a senhora dos ventos, Orixá dos trovões e tempestades, também conhecida como Oyá. Seu dia é o sábado, mas em algumas casas também é na quarta-feira por conta de seu relacionamento com Xangô. Suas cores são o marrom e o vermelho e a saudação para Iansã é Epahey Oyá! Sua data durante o ano é 4 de dezembro.

Iemanjá – Sábado

Iemanjá é a deusa das águas salgadas, dos mares, oceanos e ondas, seu nome significa mãe dos filhos peixes, também é considerada a mãe dos Orixás. Protetora da pesca e também grande guerreira, seu dia da semana é o sábado e durante o ano é celebrada em 2 de fevereiro. Suas cores são o azul claro, prata e branco.

Nanã – Sábado

Nanã é considerada a Orixá antiga, relacionada ao surgimento dos humanos na Terra. É relacionada às águas paradas, às lamas e pântanos, por ser relacionada ao barro, mistura de água e terra. É a Orixá que possui os domínios da vida e da morte e o seu dia da semana é o sábado ou também o domingo, dependendo da casa. Durante o ano é celebrada em 26 de julho, que também é o Dia dos Avós, pois é a Orixá anciã, considerada a avó dos orixás. Suas cores são lilás e roxo e saudamos Nanã com Saluba Nanã!

Ewá – Sábado

Ewá é a yabá da intuição e vidência, capaz de dissipar os véus da ilusão. Também é considerada a deusa do céu estrelado e dos céus rosados, dona de todos os horizontes. Suas cores são o vermelho vivo, rosa e coral e durante o ano sua data é 13 de dezembro. É interessante notar que o dia das yabás (Orixás femininas) é quase sempre o sábado, por este ser o dia da semana dedicado a elas.

Obá – Quarta-feira

Obá representa as águas fortes, as revoltas, redemoinhos, pororocas e quedas, é a Orixá da revolta e por isso também é conhecida por seu poder feminino de luta. Seu dia é a quarta-feira, podendo também ser o sábado por ser este o dia das yabás. Suas cores são o rosa, coral e marrom. É saudada com Obá Xirê! e sua data durante o ano é 30 de maio.

Dias da semana de cada Orixá: Ossaim – Quinta-feira

Ossaim é o senhor das plantas, o portador de todos os vegetais existentes no reino vegetal. Também é conhecido como Catendê, Águê, Ossãe, Ossonhe e Ossanha. Suas cores são o verde, o branco e o vermelho, sendo utilizadas as velas vermelhas e brancas com listras vermelhas. Durante o ano a sua data é 5 de outubro e a saudação é Ewê ô!

Irokô – Terça-feira

Irokô é o senhor do tempo e da resistência, associado à árvore gameleira do gênero ficus. Suas cores são o branco e o cinza e sua saudação é Iroko y Só! Eeró! Seu dia durante o ano é 4 de outubro.

Logunedé- Quinta-feira

Logunedé é o filho de Oxóssi e Oxum, um Orixá guerreiro, pescador e caçador. Seu dia da semana é a quinta-feira, mas durante o ano sua data é 19 de abril. Suas cores são o amarelo e o azul e sua saudação é Loci Loci Logun!

Dias da semana de cada Orixá: Ibejis – Domingo

dias da semana de cada Orixá - Ibejis
Foto: divulgação/ Nação Jêje

Ibejis são entidades gêmeas, associadas às dualidades. São relacionados a tudo que brota, seja a nascente de um rio, plantas que germinam ou o nascimento de bebês. Também regem o movimento e a alegria. Suas cores são verde, azul e rosa e a sua data é celebrada em 27 de setembro.

Os dias da semana de cada Orixá provavelmente vão te ajudar a se organizar para trabalhos, firmar velas ou meditar em contato com as divindades. Confira também o Orixá de cada signo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.