Máscara para pele com acne: 3 receitinhas caseiras

Pele oleosa com acne e manchas de espinhas? Essas receitinhas caseiras podem te ajudar

0

A acne é um problema bem comum durante a adolescência, mas muitas vezes se extende também para a idade adulta. Existem muitas causas, mas o excesso de oleosidade é uma delas. Por isso, investir em receitinhas de máscara para pele com acne pode te ajudar. Confira como fazer, além de conhecer as causas da acne e saber como prevenir este problema.

Causas da acne

A acne é uma condição da pele que acontece quando os folículos pilosos (poros por onde nascem os pelos) ficam obstruídos por sebo ou células mortas. Estes poros então são colonizados por bactérias, que geram inflamação e acne. O problema surge durante a adolescência, muitas vezes causado pelas alterações hormonais deste período, mas também pode acontecer na idade adulta. Entre as causas mais comuns da acne temos as causas hormonais, predisposição genética, stress e alimentação.

Além disso, alguns hábitos podem influenciar bastante o surgimento das espinhas. O hábito de lavar o rosto excessivamente faz com que a pele produza mais sebo e, por consequência, mais acnes. A pandemia causada pelo Covid-19 e o uso de máscaras para proteção causou também o que os especialistas chamam de Maskne. Mas sejam quais forem as causas da acne, quando o problema for recorrente, é importante que um dermatologista seja consultado. Além disso, outros especialistas podem ser necessários nos casos de desequilíbrio hormonal.

3 receitinhas caseiras de máscara para pele com acne

máscara para pele com acne
Woman aplying beauty mask,close up

A acne é um problema que acomete boa parte da população, especialmente a mais jovem. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a acne também é mais comum nas mulheres. Por isso, há boas receitas caseiras que podem ajudar a desinflamar a pele e equilibrar a produção sebácea. Essas receitinhas podem ajuda a manter a sua pele acneica mais saudável, com oleosidade controlada e também reduzir manchas. Confira.

1. Máscara cicatrizante para pele com acne

A babosa é uma planta muito interessante para os cuidados naturais com a pele e também com os cabelos. Seu poder já é conhecido pela industria, que a utiliza em diversas formulações de cosméticos. Ela ajuda no processo de cicatrização, além de manter a pele hidratada. Por isso, também ajuda a equilibrar a produção de sebo. Confira.

Você vai precisar de

  • 1 folha de babosa.

Como fazer

  1. Corte a folha da babosa e deixe que escorra a aloína (gel amarelo);
  2. Depois que escorrer, descarte essa parte;
  3. Em seguida, retire a parte de dentro da babosa e aplique no rosto limpo;
  4. Deixe agir durante 15 minutos e remova com água morna.

Essa máscara é bastante segura e pode ser utilizada todos os dias. Por não ser adstringente, não corre o risco de causar efeito rebote.

2. Máscara de argila verde para pele com acne

A argila verde é adstringente, anti-inflamatória e ideal para as peles oleosas e com acne. Se a sua pele possui acne apenas em alguns pontos específicos, vale aplicar a máscara apenas nessas regiões. Se a sua pele produz acne por estar desidratada, a argila também ajuda a manter a hidratação. Mas lembre-se de manter a argila úmida sob a pele, pois quando ela seca deixa de fazer efeito.

Você vai precisar de

  • 2 colheres de argila verde;
  • Água ou chá de camomila concentrado;
  • Pincel ou espátula para aplicar.

Como fazer

  1. Misture a argila com água ou chá de camomila até obter uma consistência cremosa;
  2. Aplique no rosto limpo com auxílio do pincel ou espátula, lembre-se de aplicar nas regiões com mais acne e faça camadas grossas;
  3. Deixe no rosto entre 15 e 20 minutinhos, borrifando água para que não seque na pele;
  4. Remova com água morna e hidrate após retirar.

A argila é adstringente, o que significa que ela remove a oleosidade excessiva da pele. Por isso, é muito importante hidratar a pele após fazer essa máscara para repôr a água da pele. Mesmo as peles mais oleosas precisam de hidratação para se manterem saudáveis.

3. Máscara de argila branca para manchas de acne

A argila branca, como toda argila ajuda a equilibrar a oleosidade da pele. Mas além disso, ela também é interessante por seu efeito clareador, que pode amenizar as manchas causadas pela acne. Além da argila, podemos utilizar o óleo essencial de palmarosa, que possui ação anti manchas. Confira a receitinha.

Você vai precisar de

  • 2 colheres de argila branca;
  • Água ou chá de camomila concentrado;
  • 2 gotas de óleo essencial de palmarosa;
  • Pincel ou espátula para espalhar.

Como fazer

  1. Misture a argila com a água ou chá de camomila até obter uma textura cremosa;
  2. Adicione o óleo essencial de palmarosa e misture bem;
  3. Aplique no rosto limpo com o pincel ou espátula, fazendo camadas grossas;
  4. Deixe entre 15 e 20 minutos no rosto, borrifando água para manter úmida;
  5. Remova com água morna, seque a pele sem esfregar e hidrate.

Apenas a argila branca já possui um ótimo efeito clareador, mas o OE de palmarosa ajuda a clarear ainda mais. Essa máscara pode ser feita até duas vezes por semana.

Contraindicações e possíveis efeitos colaterais

De forma geral, as máscaras citadas são bastante seguras e podem ser feitas sem problemas. No entanto, lembramos que máscaras de argila não devem ser feitas mais que duas vezes na semana. Se a sua pele é sensível, é interessante evitar a argila verde, pois pode ressecar. Se a sua pele está muito inflamada, sensibilizada ou você utiliza ácidos no rosto, consulte seu dermatologista antes de fazer.

Formas de prevenir a acne

As receitinhas de máscara para pele com acne são ótimas para diminuir a incidência de acne e podem ser feitas tanto no rosto, como em outras parte do corpo. Mas além delas, há outras formas simples de prevenir a acne. Já vimos que muitos hábitos, entre outros fatores influenciam o aparecimento de acne. Portanto, rever alguns detalhes da rotina pode te ajudar a melhorar o problema. Confira.

  • Lave a pele todos os dias: é ideal lavar o rosto 2x ao dia, pois mais que isso causa um efeito rebote, ou seja, a pele produz ainda mais oleosidade. Também é preciso utilizar um sabonete ou gel de limpeza específico para o seu tipo de pele. Ao lavar, faça movimentos gentis, sem agredir a pele. Ao secar, evite esfregar, apenas passe uma toalha macia com cuidado.
  • Utilize protetor solar: os raios solares prejudicam a pele e isso não é novidade pra ninguém. Invista em um protetor solar adequado para peles oleosas e aplique todos os dias. A exposição aos raios solares pode aumentar a acne, além de causar manchas difíceis de serem removidas.
  • Mantenha os exames em dia: a acne severa e especialmente na região do queixo pode indicar desequilíbrios hormonais. Consulte ginecologista e mantenha seus exames em dia.
  • Cuide da sua alimentação: alimentos gordurosos como laticínios e oleaginosas em excesso colaboram para o surgimento de acne. Maneire no consumo.
  • Cuidado com o stress: o stress causa diversas doenças físicas e mentais, mas também colabora com o surgimento de espinhas. Sabemos que nem sempre é tão simples assim fugir dele, mas busque incluir momentos relaxantes na rotina. Quando foi a última vez que você fez algo prazeroso?

A acne é um problema bastante comum, mas há níveis severos e que não devem ser tratados apenas com receitas caseiras. Afinal, os tratamentos caseiros não substituem a orientação médica. Confira também como fazer mais receitas de máscara facial de aloe vera.

 

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade. Tudo bem Mais detalhes