Cortes de cabelo feminino para rosto redondo, crie um novo visual

Os cortes de cabelo feminino para rosto redondo são um tabu para mulheres de rosto redondo, já que elas acreditam que eles deixam a bochecha maior ou evidenciam a saliência da papada. Mas, saiba como seus fios podem ficar bem emoldurados com cabelos curtos.

Quais os tipos de cortes de cabelo feminino para rosto redondo?

Cada tipo de cabelo reforça ou esconde certas características da face e para os de rosto redondo, por sua vez, o desejo da maioria das mulheres é disfarçar as imperfeições. Grande parte delas reclamam de suas bochechas, porém, a mágica do corte de cabelo não tem só uma, mas várias soluções para atender essa demanda, a saber:

  • Repicados;
  • Desfiados;
  • Assimétricos.

O principal é fugir do corte reto, já que ele evidencia as imperfeições do rosto redondo, que vão além das bochechas. Outro traço comum desse formato é o queixo arredondado, que tem tamanho similar da testa, bem como do maxilar. Ao optar por cortes adequados, o cabelo equilibra a harmonia facial e confere leveza à imagem.

mão feminina com uma tesoura cortando cabelo
Os cortes de cabelo feminino para rosto redondo liberaram-se dos padrões.
Imagem de Racool_studio no Freepik.

Qual é o melhor corte de cabelo para rosto redondo?

Nos últimos anos, a tendência do salão é fugir dos padrões conhecidos e oferecer à cliente, a partir do corte de cabelo, aquilo que ela deseja destacar. Hoje, mais do que nunca, observa-se o fortalecimento do movimento de quebra do politicamente correto, a moda surge para permitir tudo que caiba na autoestima.

Isso é o novo conceito da “democracia capilar”, que abrange opções formais, descontraídas, assim como propostas cheias de estilo. Tudo depende do momento que você vive e da imagem que deseja imprimir com o seu corte de cabelo. Confira a lista com ideias bem interessantes para a sua próxima ida ao salão.

mulher de cabelo curto e óculos de grau sorrindo
O corte Pixie é uma opção entre os cortes de cabelo feminino para rosto redondo.
Imagem de lookstudio no FreePik.

Que é o corte pixie?

Também conhecido como Pixie Cut é uma opção a ser considerada para o rosto redondo. É uma versão moderninha do famoso corte “Joãozinho”. No entanto, requer cuidado nas proporções, a fim de evitar que certos detalhes sejam realçados, como as bochechas. A dica é optar por uma franja maior e na lateral do rosto, com o objetivo de passar a sensação de alongamento da face.

mulher asiática de cabelo curto e colorido
Os cortes assimétricos ganham ainda mais personalidade com um bom colorido nos fios.
Imagem de master1305 no FreePik.

O que é um corte assimétrico?

A opção do corte assimétrico dá um up no visual, isso porque, ele é estiloso, uma vez que mistura leveza com despojamento. É uma boa pedida para quem deseja uma imagem descontraída e determinada, afinal, ele mescla diversos comprimentos ao longo de todo o cabelo, permitindo evidenciar algumas de suas partes. Isso harmoniza o rosto redondo de forma diferente, de modo a destacar apenas aquilo que a cliente deseja.

mulher de cabelo curto sorrindo
O short bob é um corte que alonga o rosto, diminuindo a impressão facial das bochechas em uma face redonda. Imagem de nakaridore no FreePik.

O que é o corte short bob?

Para as mulheres que querem inovar, porém não muito, a opção de corte short bob é uma excelente pedida, isso porque ele varia entre queixo e pescoço, o que confere uma dose de estilo e outra boa parcela de sofisticação. A demanda aqui é uma base reta, que ganha um repicado frontal e esses detalhes conferem ao rosto redondo uma nova harmonia, mais fina e alongada. As franjas também podem compor esse tipo de corte.

mulher asiática de camisa branca sorrindo de cabelo curto escuro
O long bob é um corte moderno que atende variados tipos de cabelo e afina o rosto redondo. Imagem de benzoix no Freepik.

Para quem é indicado o corte long bob?

O corte dos fios na altura mais curta, no entanto, não é uma unanimidade. O long bob, por sua vez, é uma alternativa a quem deseja emoldurar o rosto redondo, sem abrir mão das madeixas. O corte é mediano e mantém a sua altura na linha do ombro, de modo a deixar as pontas frontais um pouco mais compridas, isso provoca a ideia de alongamento do rosto, o que por consequência, o deixa mais fino. É uma assinatura de modernidade.

mulher com a lateral do cabelo raspado, de perfil e cabeça baixa
O corte Sidecut pode ser radical, mas concentra o aspecto visual longe das imperfeições do rosto redondo. Imagem de asierromero no FreePik.

Como fazer o side cut nos cortes de cabelo feminino para rosto redondo?

Outra opção de visual bem moderno é o que foi adotado por um bom tempo pela cantora Miley Cyrus. Assim, pode-se acrescentar como característica deste corte a radicalização, uma vez que o Sidecut raspa uma das laterais do cabelo. Isso ajuda a afinar o rosto e concentrar o foco visual em outras áreas não tão marcadas na face redonda. Ele pode ser combinado com o corte Pixie ou até mesmo, o chanel de bico.

mulher negra de perfil com o cabelo cor de rosa curto
O corte tapered é uma opção estilosa muito escolhida entre as mulheres negras. Imagem de master1305 no Freepik

O que é corte tapered?

Outro corte baseado na irreverência é o tapered. Além de muito estiloso, ele sugere uma imagem determinada, pois valoriza o volume capilar apenas no topo da cabeça, de modo a deixar as laterais, assim como a parte posterior, mais batidinha. É uma opção que também foca o olhar para outros pontos, em especial para o topo da cabeça. As mulheres negras gostam dessa opção, justamente pela atitude que ela passa.

mulher de perfil com cabelo curto escuro
Os cortes repicados além de permitir um gama de acessórios no cabelo, disfarçam as saliências do rosto redondo. Imagem de kroshka__nastya no Freepik

Para quem é indicado o corte repicado?

Variedade é o sinônimo para esta opção, aliás, os cortes de cabelo feminino para rosto redondo, por via de regra, passam pelo repicado. Ele atende bem desde o visual curtinho, variando bem aos fios de tamanho médio até os cabelos longos. O corte repicado distribui o volume dos fios em camadas desiguais e isso cria harmonia para o rosto redondo. É uma alternativa para quem ama uma aparência clássica com um toque moderno.

mulher de cabelo curto sorrindo com uma blusa verde
O chanel de bico desfiado é um corte moderno e muito apropriado para rostos redondos.
Imagem de wayhomestudio no Freepik.

Como é o corte chanel de bico desfiado?

Democrático, o corte chanel de bico desfiado é uma boa pedida para todos os tipos de cabelo, assim como para os variados formatos de rosto. A sua base pode fixar-se na altura da nuca, enquanto que os fios da fronte são alongados e repicados com altura próxima ou pouco abaixo do queixo. Aliás, é a proposta repicada que confere leveza ao visual, de modo a emoldurar de forma equilibrada o rosto redondo.

mulher sorrindo de cabelo curto em um fundo lilás
O corte degradê também é conhecido por corte em camadas e confere formato alongado para um rosto redondo. Imagem de lookstudio no FreePik.

O que é um corte de cabelo em degradê?

Muitas clientes ao chegar ao salão confundem o corte repicado com o degradê. A proposta deste último é aparar todo o cabelo em linhas assimétricas, ou seja, de diferentes tamanhos. Porém, ele é linear em sua proporção, o que confere ao visual uma elegância sem limites. O degradê cai bem para fios médios, tanto quanto para fios longos, o aspecto do corte torna o foco visual concentrado nas pontas e nas camadas do comprimento.

Como cortar uma franja no rosto redondo?

Outro tabu muito comum sobre os tipos de cortes de cabelo feminino para o rosto redondo é a franja, que se pode cortar da forma mais confortável para o seu estilo. O que é muito recomendado é abusar dessa tendência, em especial, para os cortes curtos ou medianos e isso tem alguns motivos, a saber:

  • A franja chama a atenção para o topo da cabeça;
  • Quando adequada ao corte, passa a impressão de modernidade e estilo.

A dica é conversar com o profissional que cuida das suas madeixas, a fim de chegar a um consenso entre o melhor corte e a franja que combine com ele. Deixe bem claro quais aspectos do seu rosto você quer evidenciar. Outra dica é pensar em coloração, uma vez que dá resultados excelentes como, por exemplo, iluminar, alongar ou afinar o rosto.

Qual o tipo de franja combina para rosto redondo?

As opções de franja para rostos redondos são as mais variadas. A mais conhecida, no entanto, é a “baby bangs”, que é mais curtinha e geralmente, está acima das sobrancelhas. Para ajudar você na escolha, veja outras opções além do tradicional.

mulher com cabelo liso platinado e com franja
A franja de corte “cortininha” é um clássico atemporal e cai bem para os formatos redondos de rosto. Imagem de kroshka__nastya no FreePik.

O que é a franja cortininha?

A franja cortininha é aquela que tem as pontas um pouco mais compridas e centro curtinho. Cria uma imagem leve de “bagunça organizada” e por isso, confere ao visual um toque despojado, moderno, assim como arrojado. Quando combinada com um corte assimétrico, propõe um volume que converge do centro para a base do rosto. Já quando está um visual repicado, proporciona leveza ao aspecto visual dos fios.

mulher branca com o cabelo curto com franja tampando um dos olhos
O franjão lateral assume mais um lado do rosto do que o outro, dividi-la ao meio é uma questão de atitude. Imagem de lookstudio no FreePik.

Franjão lateral é ideal para os cortes de cabelo feminino para o rosto redondo?

Nos dias de hoje é a pedida mais popular nos salões de beleza. O corte obedece uma linha ascendente e por isso, além de ser sempre usada de lado, deve convergir com o lado de ajeite do cabelo. Normalmente, termina na altura do nariz e é isso que alonga o formato do rosto. Quando repicada, o franjão lateral tem o poder visual de diminuir o volume do cabelo.

Qual é a franja queridinha do momento para os cortes de cabelo feminino para rosto redondo?

Já a alta tendência em franja atende pelo nome de “curtain bangs”. Uma espécie de cortininha repaginada, pois essa opção confere volume à franja, bem como sempre é usada dividida ao meio. O efeito degradê do corte, por sua vez, imprime leveza, assim como um movimento bem natural aos fios. É uma opção democrática, uma vez que cai bem com todos os tipos de texturas de cabelo.

Quais são os cuidados em casa para os cortes de cabelo feminino para rosto redondo?

Buscar praticidade é o primeiro cuidado a ser ranqueado por aqui, isso porque você deve pensar na sua rotina. A ideia dos cortes de cabelo feminino para rosto redondo é agilizar a produção em casa, ou seja, optar por aqueles que se adequam ao seu tempo é um modo de conferir essa rapidez.

Escolha produtos ideais para o seu tipo de cabelo para ter resultados seguros, leia as especificações, assim como não deixe de pedir indicação ao seu cabeleireiro. Também evite lavá-lo na água quente, pois as altas temperaturas prejudicam a saúde dos fios, além de facilitar o aparecimento da caspa, já outros cuidados são:

  • Corte seu cabelo de forma regular, pois isso ajuda a mantê-lo forte e saudável;
  • Use shampoo anti-resíduos antes da hidratação, que deve ser feita a cada 15 dias;
  • Não exponha seu cabelo ao contato com água da piscina, pois ela é clorada;
  • Alimente-se bem e consuma água adequadamente.

Ao seguir esses cuidados, sua ida ao salão para salvar os cabelos platinados em uma emergência será cada vez menos necessária, já que essas ações são facilmente adaptadas a sua rotina.

O calor do secador prejudica o cabelo?

Tome muito cuidado com o calor que secadores, chapinhas, baby liss e demais produtos geram. Essas ferramentas disponíveis para embelezar os fios conferem, sem sombra de dúvida, muita praticidade e são, sim, indispensáveis, no entanto, busque itens de cuidado térmico.

Saiba que o secador trabalha entre 60 e 90ºC e a chapinha se aproxima, geralmente, dos 120ºC. Existem opções no mercado que protegem do calor e conferem brilho e maciez, além de evitar o temido frizz. O objetivo do protetor térmico é blindar totalmente os fios das altas temperaturas e mantê-los sempre com aspecto saudável.

Renove o seu visual com modernos cortes de cabelo feminino para rosto redondo

Agora que você tem um leque de opções para cortes de cabelo feminino para rosto redondo, a escolha ficou mais fácil. Acima de tudo, o segredo é permitir-se ousar dentro daquilo que corrobora com a sua personalidade, assim como estilo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.