Como tirar mancha de tinta de cabelo da pele? Veja 10 truques

Pintou os cabelos e manchou a pele? Veja 10 formas de como tirar as manchas sem agredir a sua pele

Pintar os cabelos em casa é uma forma de facilitar a sua rotina. Seja pela praticidade, rapidez ou apenas para economizar, essa é uma prática bastante frequente. Contudo, quem pinta os cabelos em casa corre o risco de manchar a pele com a tinta de cabelo. Pensando nisso, separamos algumas dicas de como tirar mancha de tinta de cabelo da pele. São dicas simples, caseiras, rápidas e que podem te ajudar com o problema. Confira!

Quanto tempo demora para tinta de cabelo sair da pele?

As manchas de tinta de cabelo na pele não são permanentes. É comum que as manchas saiam completamente da pele em cerca de 3 dias. Contudo, em alguns casos pode demorar alguns dias a mais para sair. Mas sabemos que, dependendo do tamanho da mancha e em que região se localiza, não é uma opção esperar que saia naturalmente. Por isso, podemos contar com algumas dicas caseiras que aceleram o tempo que a tinta demora para sair da pele.

O que é bom para tirar tinta de cabelo da pele?

como tirar mancha de cabelo da pele
Foto: Canva Pro

Ao perceber a mancha, é possível contar com algumas dicas para acelerar o processo de desbotamento da mesma. Assim que você perceber a mancha, faça o seguinte passo a passo:

  1. Remova o excesso da mancha utilizando um pedaço de algodão, toalha ou papel;
  2. Então, utilize um demaquilante bifásico ou um pouco de vaselina;
  3. Depois, faça pressão na região, mas sem esfregar;
  4. Esfolie a região com um pouco de açúcar ou esfoliante próprio para a pele;
  5. Por fim, leve bem a região e hidrate.

Aprenda como tirar mancha de tinta de cabelo da pele com 10 técnicas

como tirar mancha de cabelo da pele
Foto: Canva Pro

 

Se você manchou a sua pele com tinta de cabelo, saiba que é completamente possível remover com o que você tem em casa. Então, sem desespero, confira 10 dicas de como tirar mancha de tinta de cabelo da pele.

1. Com gel de cabelo

Além de ajudar a proteger a pele de manchas, ele também pode ser utilizado para remover as manchas! Basta aplicar uma pequena quantidade em cima da mancha, esfregar suavemente e enxaguar. Você pode repetir o procedimento até que a mancha saia completamente.

2. Com vinagre

O método é super simples. Você vai umedecer um pedaço de algodão com um pouco de vinagre e aplicar diretamente em cima da mancha. Friccione suavemente em movimentos circulares até que a mancha saia completamente.

3. Como tirar mancha de tinta de cabelo da pele: utilize óleo vegetal

Os óleos vegetais são grandes aliados de beleza e também são ótimos para te ajudar a remover as manchas de tinta de cabelo da pele. É um método mais demorado, mas que é ideal se você percebeu as manchas durante a noite. Você vai fazer o procedimento antes de dormir, com a pele limpa. Aplique uma pequena quantidade de óleo em cima da mancha e vá dormir. Pela manhã, remova com sabonete facial ou água morna e algodão. Essa dica também ajudará a nutrir a sua pele e amenizar possíveis sensibilizações que a pele tenha sofrido.

4. Aplique pasta de dente

Um método eficaz, mas não recomendado para peles sensíveis. Por ser abrasiva, a pasta de dente vai remover as manchas, mas pode sensibilizar a pele. Para fazer é bem simples, umedeça a região da mancha com água e aplique uma pequena quantidade de pasta de dente. Então, faça movimentos leves e circulares com as pontas dos dedos. Por fim, enxágue.

5. Remova tinta de cabelo da pele com bicarbonato de sódio

Outra misturinha que não é recomendada para as peles sensíveis. Com cuidado, misture proporções iguais de shampoo ou sabonete facial e bicarbonato de sódio. Então, aplique na mancha e faça movimentos circulares até remover. Por fim, enxágue com água morna.

6. Como tirar mancha de tinta de cabelo da pele: aplique spray de cabelo

Com bastante cuidado, aplique um pouco de spray de cabelo em um pedaço de algodão. Então, aplique na mancha, com cuidado para não cair nos olhos, nariz ou boca. Esfregue delicadamente e enxágue com um pouco de água morna.

7. Como tirar mancha de tinta de cabelo das mãos e unhas

Para proteger mãos e unhas é sempre recomendável que você utilize luvas para pintar os cabelos. Afinal, além das manchas, a tinta de cabelo pode sensibilizar a região. Mas se a luva rasgou ou você acabou não utilizando, lave bem as mãos com água morna e sabonete logo após perceber as manchas. Mas se manchou, você pode deixar as mãos com óleo vegetal durante alguns minutos para remover as manchas.

Outra dica é aplicar demaquilante bifásico com um algodão e remover em água morna. Já embaixo das unha, utilize o demaquilante ou óleo vegetal em uma haste flexível para limpar bem os cantinhos.

8. É possível remover tinta de cabelo do couro cabelo com shampoo

Mas se as manchas acabaram atingindo o seu couro cabeludo, problema que acontece especialmente com as tintas escuras, você pode utilizar o shampoo. A pigmentação normalmente sai na primeira lavagem, logo após o tempo de ação da tinta. Para isso, lave os cabelos com água morna (não quente), aplique uma quantidade generosa de shampoo e massageie bem a região. Lave os cabelos duas vezes para garantir que as manchas saíram completamente.

9. Água morna e algodão

Se você percebeu as manchas logo após o momento em que a tinta caiu na pele, a melhor dica é utilizar água morna. Umedeça um pedaço de algodão e friccione levemente com a água morna na região. Essa técnica vai impedir que a tinta fique aderida na pele e cause as temidas manchas.

10. Como tirar mancha de cabelo da pele: esfoliante

Por fim, ter em mãos um esfoliante próprio para a pele te ajuda a evitar as manchas. Para isso, lave a região antes e depois aplique o esfoliante, em movimentos leves e circulares. Se você não tem um esfoliante, pode utilizar um pouco de açúcar puro ou com creme hidratante. Por fim, basta enxáguar com água morna.

Como prevenir manchas de tinta de cabelo na pele

A melhor forma de lidar com as manchas de tinta de cabelo na pele é prevenir que elas apareçam. Para isso, você pode contar com algumas dicas caseiras. Aplique um creme hidratante ao redor do rosto, nuca e orelhas. Você também pode usar óleo vegetal ou vaselina para isso ou gel de cabelo. Também é importante usar luvas. Veja mais dicas no vídeo a seguir para evitar o problema.

O que não usar para tirar mancha de tinta de cabelo da pele?

Há muitas receitas na internet de como tirar mancha de tinta de cabelo da pele, contudo, nem todas elas são seguras. A tinta de cabelo é um produto repleto de componentes que podem ser agressivos para a pele. Portanto, é preciso utilizar itens para remover que não sensibilizem a pele.

Não utilize:

  • Cinzas de cigarro;
  • Álcool;
  • Produtos de limpeza como água sanitária e desinfetante.

Esses produtos, além de sensibilizarem a sua pele, podem não ser tão efetivos assim. Se a mancha não sair de primeira, o ideal é esperar que ela saia naturalmente. Se for uma mancha no rosto, aplique corretivo e base enquanto ela não sai. Em poucos dias a mancha sairá completamente.

Como tirar mancha de tinta de cabelo das roupas?

como tirar mancha de cabelo da pele 3
Foto: Canva Pro

Antes de pintar os cabelos, é interessante vestir uma roupa velha que possa ser manchada sempre problemas. Contudo, se você acabou manchando uma peça que gosta, é possível contar com algumas dicas para remover as manchas. Utilize um pouco de vinagre branco com um produto tira manchas e aplique em cima da mancha e esfregue com delicadeza. Em seguida, eixe a misturinha agir durante 30 minutos. Por fim, enxágue bem e lave a peça normalmente.

Outra forma de tirar a mancha é com um pouco de água oxigenada. Basta aplicar em cima da mancha, esfregar suavemente e enxaguar. O mesmo vale para o bicarbonato de sódio, que pode ser utilizado junto com sabão em pó em cima das manchas secas na roupa. Esfregue e eixe agir durante 5 minutos. Por fim, lave a peça normalmente.

ATENÇÃO: manchas descoloridas em peças escuras não podem ser removidas, já que o tecido passou por um processo de descoloração. Neste caso, talvez você possa tingir a peça com um corante próprio para tecido. Mas a melhor solução é prevenir o problema utilizando uma roupa velha antes de pintar os cabelos.

+ Como tirar mancha de roupa branca

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.