Oração para jejum: 6 opções para uma abstinência cheia de fé

Jejuar com fé é uma atitude que todo cristão deve ter, já que é um sinal de confiança em Deus e sacrifício diário. Melhor que apenas fazer a abstinência de alimentos, é poder orar com todo o coração pedindo ao Senhor forças para cumprir sua promessa. Como ajuda, existe a oração para jejum, uma prece poderosa que deve ser feita juntamente com seu sacrifício diário.

Quer aprender como rezar para jejuar da melhor forma? Então veja essas opções de oração:

Oração para iniciar o jejum

Amado Deus, hoje decidi iniciar um jejum. Decidi jejuar porque teus profetas jejuaram, teu Filho jejuou, assim como seus discípulos e apóstolos. Sei que minha carne deve ser mortificada, por isso jejuo e espero fazer isto com o coração no lugar correto. Por meio deste jejum quero ouvir tua voz e vivê-la com mais empenho. Desejo me voltar mais para Ti, embora haja tantas coisas que me distraem ao meu redor.

Peço-te perdão pela enorme cegueira que se apoderou de mim, pois não te rendi graças por todo favor recebido imerecidamente. Quero com este jejum que Tu me faças capaz de apreciá-lo, assim como as pessoas que me cercam. Faz-me mais sensível para ouvir e acatar a Tua palavra. Que este jejum me leve a crescer no amor para contigo e com meus próximos!

Que através do jejum eu entenda como tenho necessidade de caminhar ao seu lado. Oro para que o meu coração suspire por Ti, da mesma forma que o cervo suspira pelas fontes de água e o deserto aguarda as nuvens que trazem as chuvas! Cresça em mim a compreensão e a solidariedade, em favor dos que padecem de fome, sede e não possuem bem algum. Ajuda-me a ver as coisas que possuo e de que não preciso também.

Pai, peço-te a graça de entender que sou um peregrino nesta Terra. Que eu me lembre de que mesmo possuindo bens nada me pertence, pois tudo que tenho foi o Senhor que me deu. Livra-me do meu egoísmo e do meu orgulho! Por meio deste jejum, livra-me dos maus hábitos, aplaca minhas paixões, faze-me crescer nas virtudes. Que na profundidade de minha alma permaneça a Tua graça e que através dela eu seja purificado!

Ajuda-me Senhor a me parecer com Teu Filho em todas as provações e tentações, de modo que eu saiba repelir qualquer sedução e possa deste modo te servir cada vez mais. Meu Deus, teu é o poder, a glória e a honra para sempre. É no nome de Jesus que eu oro, agradeço e peço que as minhas palavras cheguem como um perfume suave ao Senhor! Amém.

Oração de Santo Afonso para jejum

Senhor, concedei-me a graça de começar este solene jejum com devida piedade e de continuá-lo com devoção constante, a fim de que, chegada a Páscoa, depois de ter ressurgido convosco para a vida da graça, seja digno de ressuscitar também para a vida da glória. Fazei isto pelo amor de Maria Santíssima. Amém!

Oração para jejum de pão

oracao para jejum 2
Foto: Reprodução/Pexels

Pai, hoje resolvi alimentar-me só de pão, para que possa compreender melhor o valor do Pão Celeste, que é a presença de Teu Filho na Eucaristia. Faze que cresçam em mim a fé e a confiança! Tudo isso peço em nome do seu Filho, amém!

Oração para jejum com intenção de paz

Pai, ofereço-Te este dia de jejum. Por meio dele, quero ouvir tua voz e vivê-la com mais empenho. Desejo, no decorrer deste dia, voltar-me mais para Ti, embora haja tantas coisas que me distraem ao meu redor. Ao fazer este jejum espontaneamente, peço pelos homens que passam fome e (levados por ela) provocam agitações no mundo. Ofereço este jejum, também, pela paz no mundo.

As guerras acontecem, porque estamos demasiadamente presos aos bens materiais e, por causa deles, inclinamo-nos ao morticínio. Ofereço-Te, ó Pai, este jejum por todos os homens que são escravos dos bens materiais e desprezam a existência de qualquer outro bem. Ó Pai, deixa-me ver o dom que nos dás com a prática do jejum.

Peço -Te perdão, também, pela enorme cegueira que de mim se apoderou, pois não te rendi graças pelos bens que possuo. Perdoa-me pelo mau uso dos meus bens, porque exagerei o seu valor. Quero, com o jejum de hoje, que Tu me faças capaz de apreciá-los acertadamente como também as pessoas que me cercam. Faze-me mais sensível para ouvir e acatar a tua palavra. Que este jejum me leve a crescer no amor para Contigo e para com o próximo!

Oração para jejum contra os maus hábitos

Por meio deste jejum, livra-me dos maus hábitos, aplaca minhas paixões, faze-me crescer nas virtudes. Que na profundidade de minha alma permaneça a Tua graça e que ela me purifique e me domine totalmente! Ajuda-me, Senhor, a parecer-me com Teu Filho em todas as provações e tentações, de modo que eu saiba repelir qualquer sedução e possa, deste modo, servir-Te, cada vez mais, buscando a tua Palavra. Amém!

Versículo bíblico sobre o jejum

Quando vocês jejuarem, não fiquem com uma aparência triste, como os hipócritas; porque desfiguram o rosto a fim de parecer aos outros que estão jejuando. Em verdade lhes digo que eles já receberam a sua recompensa. Mas você, quando jejuar, unja a cabeça e lave o rosto, a fim de não parecer aos outros que você está jejuando, e sim ao seu Pai, em secreto. E o seu Pai, que vê em secreto, lhe dará a recompensa. (Mateus 6:16-18)

Aprenda também a rezar a oração da Couraça de São Patrício e não deixe que os males e feitiços do mundo tomem conta de sua vida. Confira e ore com toda a fé!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.