Oração de São Longuinho para encontrar objetos perdidos

Além da tradicional oração de São Longuinho para encontrar objetos perdidos também é possível rezar para o santo para o amor e pedir uma graça

Não precisa entender muito sobre santos para saber que São Longuinho é o santo dos achados e perdidos. Afinal, quase todo mundo já fez um pedido para São Longuinho ao perder um objeto importante. Mas você sabe de onde vem essa tradição? A seguir, falamos mais sobre o santo, sua história e a oração de São Longuinho. Confira e reze se perdeu um objeto importante ou precisa de uma graça.

São Longuinho é protetor de que?

São Longuinho é o santo dos achados e perdidos. Assim, as preces para o santo podem ser feitas quando algum objeto importante for perdido. É o protetor daqueles que estão desesperados para encontrar algo que perderam. Na tradição católica, o santo também é relacionado como protetor daqueles que precisam encontrar o seu caminho ou alcançar graças de que necessitam.

Como fazer um pedido a São Longuinho?

Os pedidos para São Longuinho são feitos por meio de orações. O Santo é conhecido como o santo dos achados e perdidos e, portanto, há orações e simpatias para essa finalidade. Mas também há orações para o amor e para pedir graças diversas. Os pedidos são sempre feitos por meio de orações e geralmente se promete 3 pulinhos em troca para o santo. A promessa é cumprida quando o objeto é encontrado ou a graça alcançada.

Qual a oração para achar coisas perdidas?

“Ó glorioso São Longuinho, a vós suplicamos, cheios de confiança em vossa intercessão. Sentimo-nos atraídos a vós por uma especial devoção, sabemos que nossas súplicas serão ouvidas por Deus nosso Pai, se vós tão amado por Ele, nos fizer representar. Lembrai-vos São Longuinho, prodigiosamente tocado pela graça de Jesus agonizante, em sua última hora, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que recorrem a vossa proteção, fosse por vós desamparado. Assim, dignai-vos interpor em meu favor, vossa valiosa intercessão perante Deus, para que me conceda viver e morrer como verdadeiro cristão, e me auxilie a encontrar o objeto que tanto necessito. Amém”.

Simpatia de São Longuinho para achar objetos perdidos

A simpatia de São Longuinho para encontrar objetos perdidos é amplamente conhecida. A simpatia faz parte da cultura popular e quase todo mundo já pediu a ajuda de São Longuinho para achar um objeto perdido. Para fazer a simpatia é muito simples, basta repetir a seguinte oração:

“São Longuinho, São Longuinho, se eu achar (diga o nome do item que estou procurando), lhe dou 3 pulinhos.”

Após encontrar o objeto perdido é preciso dar os 3 pulinhos para São Longuinho. Dependo da tradição e da região do país, também há versões da simpatia em que se promete 3 gritinhos ou 3 assobios.

Por que damos pulinhos para São Longuinho?

oração de São Longuinho
Foto: reprodução/ A12

Muita gente conhece a simpatia acima e promete os três pulinhos para São Longuinho, mas você conhece a história da tradição? Antes de mais nada, precisamos falar sobre a biografia do santo. São Longuinho foi um soldado chamado Longinus, que para comprovar a morte de Jesus, gravou uma lança em no próprio peito. Então, da ferida escorreu água e sangue. No livro medieval Lenda Dourada, o qual conta as biografias dos santos, conta-se que São Longuinho passou a enxergar perfeitamente com os respingos de sangue que atingiram o seu olho. E então, largou o exército de Pilates e se converteu ao cristianismo.

Contudo, a tradição de santo de achados e perdidos só aconteceu durante seu processo de canonização. O Papa Silvestre ll, em 999, estava em processo para canonizar o santo, só que os documentos necessários tinham simplesmente desaparecido. Foi então que o próprio Papa rogou pela ajuda de Longuinho e os papéis foram encontrados, em pouquíssimo tempo. Assim, a canonização foi concretizada.

Já a história dos pulinhos tem a ver com a forma física de São Longuinho durante sua vida. Longinus possuía apenas uma perna e por isso, os 3 pulinhos são oferecidos para o santo como um ato mágico de correlação física entre o santo e quem recebe a graça. Em versões mais modernas, também há a adição de 3 gritinhos ou 3 assobios. O número 3 é um número sagrado na tradição cristã, já que está relacionado aos 3 condenados na cruz, à Santíssima Trindade e também com a Sagrada Família.

Oração de São Longuinho para o amor

Apesar do santo ser muito conhecido por ajudar a encontrar objetos perdidos, também há uma oração de São Longuinho para o amor. Conheça.

“São Longuinho, antes de pedir eu vos agradeço pela sua ajuda, em todos os momentos que solicito. Peço-vos, São Longuinho, para que (nome da pessoa amada) saia da vida de outras pessoas o mais rápido possível. E que as outras pessoas se sintam aliviadas quando ele sair. Faça com que (nome da pessoa amada) seja fiel a mim (diga seu nome) e que ele (diga o nome da pessoa amada) só tenha olhos e pensamentos para mim (diga seu nome), dizendo que nunca mais vai ficar sem mim e que eu sou o único e verdadeiro amor da sua vida. Eu darei 3 pulinhos, 3 gritinhos, 3 assobios e acenderei 03 velas quando for atendida. Obrigada.”

Não se esqueça de cumprir o que prometeu quando São Longuinho te trouxer a pessoa amada.

Oração de São Longuinho para alcançar uma graça

Há também uma oração feita a São Longuinho para os fiéis que desejam alcançar uma graça. Assim, se pede ao santo para que ajude a encontrar a graça desejada e necessitada. A oração também é uma forma de fortalecer a fé, já que termina pedindo a graça de sempre reverenciar a Deus.

“São Longuinho, meu valente protetor, ajudai-me a encontrar o que tanto procuro e necessito. Vós que reconhecestes a divindade de Jesus na cruz, revelai-nos onde se encontra a verdadeira felicidade. Ao furar com a lança o corpo padecido do Salvador, mostrastes à humanidade o coração sagrado de Nosso Senhor Jesus Cristo, princípio da misericórdia divina. Deste modo, como nos auxiliastes a encontrar um porto seguro em Deus, conduzamos para encontrar aquilo que desejamos. Ao realizarmos nosso desejo nos propomos, aos vossos pés, sempre bendizer o vosso nome e a propagar a vossa devoção para todos. Ajudai-nos, sobretudo, a encontrar a graça dos Céus e a reverenciar a majestade do Deus Altíssimo, o amor infinito do Filho e a consolação do Espírito Santo. Assim seja.”

São Longuinho na Umbanda

Na Umbanda, devido ao sincretismo religioso entre santos e Orixás, São Longuinho é relacionado a Ogum Sete-Lanças. São Longuinho carrega sete espadas, e, por isso, está ligado à energia e arquétipo de Ogum. Ogum é o Orixá que costuma enviá-lo aos terreiros para proteger seus filhos contra todo o mal, cortando tudo que possa atingir seus filhos. Assim, tem uma função semelhante a do Caboclo Sete-Flechas.

+ Oração Maria passa na frente

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.