Stress e cansaço? Faça o banho de alfazema para acalmar a mente

A alfazema é uma das melhores ervas para relaxar e trazer leveza para corpo, mente e espírito

O banho de alfazema é muito popular na Umbanda e em outras formas de espiritualidade. Isso porque essa erva é sábia em trazer calma, leveza, espantar o stress e fazer uma limpeza na mente. Com o emocional mais tranquilo é possível tomar decisões mais assertivas e assim, conquistar a tão sonhada prosperidade. É por isso também que o banho é associado à abertura de caminhos. Conheça mais sobre a erva e veja como preparar o banho.

Para que serve a alfazema na espiritualidade?

alfazema
Foto: Pexels

Para muito além da espiritualidade, a alfazema possui propriedades fitoterápicas calmantes, possíveis de serem sentidas com o chá de alfazema ou mesmo com o banho. A ingerir o chá é possível se beneficiar com seu efeito sedativo leve, dormir melhor, além de aliviar o stress. Já o uso tópico da alfazema pode acalmar alergias e vermelhidões na pele, além de ser antimicrobiana e auxiliar no processo de cicatrização.

Mas o uso espiritual da alfazema é muito antigo e capaz de curar as dores da alma e do espírito. O banho de alfazema é muito poderoso e indicado para uma série de situações. É capaz de curar corações partidos, trazer conforto, segurança, além de acalmar estados de agitação e ansiedade. A alfazema também espanta a negatividade e na Umbanda ela é usada para melhorar a “cabeça ruim”, que é quando há um excesso de pensamentos negativos e outros problemas.

Portanto, se há um excesso de preocupações rondando a sua mente, tem sofrido com insônia, decepções e problemas nos relacionamentos, o banho de alfazema pode te ajudar. Assim como outros banhos de ervas é interessante obter a receita com alguém especializado, como Pais ou Mães de santo ou erveiras. Mas é fácil encontrar a planta e assim aproveitar os seus benefícios mágicos.

Como preparar o banho de alfazema

Agora que você já conheceu os benefícios espirituais do banho de alfazema, que tal aprender a preparar? Para fazer você vai precisar de flores de alfazema secas, muito encontradas em lojas esotéricas ou de produtos naturais. Se você possui um pé em casa, pode utilizar também as folhas da planta junto com as flores. Também é possível encontrar a planta fresca em feiras. Veja como preparar.

Você vai precisar de

  • 3 colheres de sopa de flores de alfazema secas ou um punhado da planta fresca;
  • 2 litros de água.

Como fazer

  1. Comece levando a água para o fogo e quando ferver, desligue;
  2. Então, adicione a alfazema, tampe e deixe em infusão durante 5 minutos;
  3. Enquanto isso, tome seu banho como de costume;
  4. Por fim, jogue o banho de alfazema da cabeça aos pés, enquanto mentaliza o que deseja com este banho.

É muito importante jogar este banho na cabeça, já que os benefícios atuam na mente e no emocional. Assim, o banho vai agir nessa região e proporcionar os devidos benefícios. Também é recomendável fazer o banho antes de dormir, já que ele pode causar sonolência. Nada como uma boa noite de sono para absorver os benefícios da alfazema, não é mesmo?

Alfazema ou lavanda?

banho de alfazema 2
Foto: Pexels

Muita gente acredita que alfazema e lavanda são dois nomes para a mesma planta ou então que se tratam de espécies diferentes. Contudo, toda alfazema é um tipo de lavanda, mas nem toda lavanda é alfazema. Chamamos de lavanda todas as plantas do gênero lavandula, que por sua vez agrupa diferentes tipos de lavanda como Lavandula dentata, Lavandula angustifolia e Lavandula latifolia. O tipo Lavandula angustifolia é o mais conhecido, o mais utilizado para produção do óleo essencial, além de ser o conhecido por alfazema.

Além disso, é esse o tipo de lavanda com mais benefícios documentados, por isso, é preferível tomar o banho com esta planta. Contudo, para os benefícios espirituais todos os tipos podem ser utilizados.

O banho de alfazema não apresenta contraindicações, pois é uma planta bastante segura para o uso. Contudo, algumas pessoas podem ter alergia e é recomendável fazer um teste para saber antes de tomar. Confira também como preparar um banho de jasmim para o amor-próprio.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.