Touca de cetim é a aposta para acordar com os cabelos sem frizz

Não aguenta mais lidar com o day after cheio de frizz? A touca de cetim pode te ajudar a acordar com cabelos de princesa

Ir dormir com os cabelos maravilhosos e acordar com eles cheios de frizz no dia seguinte certamente é um problemão. Mas você sabia que é possível evitar esse problema? A touca de cetim é uma solução simples que cuida dos seus cabelos enquanto você descansa a sua beleza. Por isso, conheça os benefícios da touca de cetim, além de aprender a fazer a sua em casa.

Para que serve uma touca de cetim?

touca de cetim 1
Foto: reprodução/ Beco Acessórios

A touca de cetim é um acessório pensado para a beleza dos cabelos no dia seguinte. Quem nunca dormiu com o cabelo maravilhoso e no dia seguinte acordou com ele cheio de frizz? O problema que acomete tanto as lisas, quanto as cacheadas, pode muito bem ser evitado com a touca de cetim. Assim, a principal função do acessório é reduzir o frizz nos cabelos na manhã seguinte. A touca de cetim proporciona um liso mais alinhado, além de deixar os cachos mais definidos e sem arrepios.

Touca de cetim funciona mesmo?

Independente se o seu cabelo é liso ou cacheado, a touca de cetim funciona por conta de um fator chamado estática. Então, a física explica cientificamente a eficácia da touca de cetim! Um dos motivos do frizz acontecer é justamente pela fricção gerada entre cabelos e fronha de algodão, gerando a famosa estática. Já o cetim evita em partes que este efeito aconteça, já que a fricção não acontece, por ser um tecido liso.

Então sim, a touca de cetim ajuda a controlar o frizz! Pode ser que não elimine completamente o problema, mas o resultado do day after se torna bem mais satisfatório.

O que usar no lugar da touca de cetim?

Apesar dos benefícios da touca de cetim, há alguns contras, já que a touca proporciona um visual nada estético. Além disso, nos dias quentes ela pode esquentar a cabeça. Portanto, há uma outra opção que pode ser utilizada no lugar da touca de cetim: a fronha de seda ou de cetim. A fronha apresenta a mesma finalidade, mas ela pode não ser tão efetiva para os cabelos médios ou longos. Isso porque os cabelos mais compridos não ficam inteiros em cima da fronha, como acontece com a touca. Nestes casos, a melhor substituição seria a fronha e o lençol de cetim ou seda.

Como usar?

touca de cetim
Foto: reprodução/ Encanto das Ruivas

Para garantir que a touca fique a noite toda na sua cabeça sem escapar, é preciso seguir algumas dicas. A primeira delas é deixar a touca por cima das orelhas. Você também pode colocar um ou mais grampos para prender a touca nos fios, mas corre o risco de marcas os cabelos, especialmente se eles forem lisos. Para arrumar os cabelos dentro da touca, você pode fazer um coque ou prender os cabelos em “abacaxi”, que é um rabo de cavalo no topo da cabeça feito pelas cacheadas.

Então, no dia seguinte basta remover a touca e seu cabelo estará com muito menos frizz do que de costume. Para as cacheadas, vale passar um pouco de óleo nos cabelos para alinhar, se assim desejar.

Como fazer

Se você amou a ideia da touca de cetim, saiba que é bem fácil encontrar para comprar na internet ou em lojas especializadas. Mas se você costura, que tal fazer a sua em casa? Assim você economiza e pode até fazer uma renda extra vendendo. Veja os itens necessários e o passo a passo.

Você vai precisar de

  • 1/2 metro de cetim;
  • Linha da cor do tecido;
  • Fita métrica;
  • Tesoura;
  • Viés;
  • 50cm de elástico;
  • Pinça.

Como fazer

  1. Comece dobrando o cetim em triângulos conforme mostra o vídeo. O cetim é bem liso, então, utilize alfinetes para trabalhar com mais facilidade;
  2. Marque entre 25 e 30cm, marcando os pontos no tecido para o corte;
  3. Depois, comece a recortar com a tesoura em formato circular;
  4. Posicione a pontinha do viés no círculo de cetim e dobre a pontinha. Então, costure na máquina até encontrar a outra extremidade;
  5. Finalize dobrando a outra pontinha do viés, pois nessa região será passado o elástico;
  6. Com a pinça, posicione o elástico na abertura da touca e vá passando por toda a circunferência. Finalize com um nó.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.